Concrete Digital faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Sistema de paredes de concreto: benefícios na gestão de resíduos

Sistema de paredes de concreto benefícios na gestão de resíduos.jpg
Melhoria de custos, reaproveitamento do agregado reciclado, obras mais limpas e melhor gestão do PGRCC são algumas vantagens deste sistema. Confira!

Não é à toa que o sistema paredes de concreto ganhou popularidade na construção civil: a execução é mais rápida, a qualidade dos projetos é garantida e, além disso, a quantidade de resíduos gerada é muito menor.

Conforme dados publicados no Panorama de Resíduos Sólidos no Brasil, em 2016 o setor da construção civil gerou 123 toneladas de entulhos por dia, sendo 64 destas toneladas produzidas apenas pela região Sudeste do país.

Especialistas apontam que, com o avanço e a popularização do sistema paredes de concreto, a tendência da quantidade de entulhos gerados é diminuir.

Para falar sobre o assunto, conversamos com Gustavo Sacchetti, que é Gestor Executivo de Segurança, Saúde e Meio Ambiente (SSMA) da MRV Engenharia. Boa leitura! 

O que é o sistema de paredes de concreto?

O sistema paredes de concreto vem ganhando espaço na construção de obras em larga escala. No Brasil, o sistema é bastante utilizado na edificação dos prédios residenciais do programa do governo federal Minha Casa Minha Vida (MCMV).

O Gestor Executivo de SSMA da MRV Engenharia, Gustavo Sacchetti explica o que é o sistema paredes de concreto:

“É um método construtivo que utiliza formas metálicas montadas in loco e preenchidas com concreto e armação de aço em paredes e laje, já estando embutidas as instalações hidráulicas e elétricas”, explica Sacchetti.

É um trabalho extremamente rápido, conforme acrescenta o entrevistado:

“A desforma acontece em, no máximo, 24 horas após a concretagem, depois da verificação da resistência do concreto”, conta.

Como é feita a gestão de resíduos nas paredes de concreto?

Sobre a forma de gestão de resíduos nas paredes de concreto, Gustavo Sacchetti explica como é o procedimento da MRV Engenharia.

“A MRV submete seus empreendimentos às normas determinadas pelas políticas federais, estaduais e municipais de Meio Ambiente e, portanto, todos os projetos da Companhia atendem às legislações ambientais”, inicia o entrevistado.

Ele continua a explicação falando sobre a elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCC).

“A MRV elabora o PGRCC como ferramenta para reduzir, reutilizar, reciclar, reparar, responsabilizar, repassar, refletir, respeitar e dar tratamento adequado e, em especial, aos resíduos de parede de concreto que representam 64% dos resíduos gerados”, detalha Sacchetti.

Além disso, é feita uma classificação dos resíduos. “Nos canteiros de obras, o gerenciamento de resíduos sólidos é classificado de acordo com a Resolução CONAMA n.º 307/02 e suas respectivas alterações de n.º 348/04, n.º 431/11 e n. º448/12”, cita.

Sacchetti explica detalhadamente como é feita a gestão dos resíduos de concreto.

“Para o resíduo de concreto, a gestão se inicia com a implantação de coletores identificados e sinalizados, campanhas de educação ambiental com os colaboradores e disseminação das informações com fornecedores e prestadores de serviço”, afirma.

Ele acrescenta que “após a geração do resíduo, o mesmo é enviado para o armazenamento temporário da obra para posteriormente ser encaminhado para empresa licenciada para recebimento final do mesmo”. 

Os benefícios da gestão de resíduos nas paredes de concreto

Quanto aos benefícios da gestão de resíduos nas paredes de concreto, o Gestor Executivo de SSMA da MRV Engenharia, Gustavo Sacchetti cita quatro grandes vantagens.

“Melhoria de custos devido à redução de volumes de resíduos gerados, reaproveitamento do agregado reciclado que pode ser utilizado em concreto sem função estrutural, obras mais limpas e melhor gestão do PGRCC”, finaliza o convidado.

E já que o assunto é a gestão de resíduos, confira também nosso artigo sobre como fazer o descarte de entulho da obra corretamente!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar