Concrete Digital faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

O canteiro de obras inteligente e suas tecnologias

canteiro de obras inteligente.jpg
Menor tempo de execução, redução de custos e maior segurança são alguns dos benefícios do uso das novas tecnologias no canteiro de obras


A tecnologia está em tudo: no despertador que toca ao amanhecer, no celular que informa sobre as principais notícias do dia, no portão que abre automaticamente para sairmos de casa, pra ficarmos só em alguns exemplos.

Um termo relativamente novo e que vem revolucionando as nossas atividades e percepções é a Internet das Coisas, expressão derivada do inglês Internet of Things (IoT).

A Internet das Coisas refere-se a objetos e dispositivos físicos que estão conectados à internet, otimizando suas funções: eletrodomésticos que trabalham sozinhos, maçanetas que reconhecem digitais e sensores de presença são alguns exemplos.

E é claro que a construção civil não poderia ficar de fora desta revolução tecnológica e o canteiro de obras inteligente já é realidade em muitos locais.

Para falar sobre esse assunto, conversamos com o Coordenador do Ranking INTEC de Construtoras, Naimar Nunes. Confira mais sobre o tema abaixo!

O que é um canteiro de obras inteligente?

Atualmente, já é possível gerenciar um canteiro de obras com o uso da tecnologia. Contudo, de acordo com Nunes, para obter êxito neste processo é preciso saber diferenciar o que é um canteiro de obras inteligente e o que são as tecnologias construtivas. 

“Um canteiro de obras inteligente é aquele onde o gerenciamento é feito com uso de tecnologia autônoma que garante o bom aproveitamento do tempo, segurança geral e individual, diminuição de riscos e custos”, explica.

Ele prossegue: “Já as tecnologias construtivas são aquelas focadas na realização de etapas ou tarefas de uma obra propriamente dita, de forma a otimizar ou baratear essa etapa, como arrasadores de estaca, concreto autocicatrizante, construção modular e o BIM, é claro.”

Naimar Nunes também aponta que o canteiro de obras inteligente está ligado à administração, enquanto as tecnologias construtivas dizem respeito a como executar as tarefas na obra. Ele exemplifica o funcionamento de um canteiro de obras inteligente:

“Em resumo, o canteiro de obras inteligente é basicamente o uso da Inteligência Artificial (AI) para cuidar dos estoques, EPIs, entrada e saída, velocidade de veículos, comunicação entre setores. A tecnologia construtiva é aplicada para fazer uma tarefa, cavar um buraco, levantar uma parede, espalhar concreto, elevar operários de maneira mais rápida, mais segura ou mais barata”, detalha.

Quais são os benefícios de explorar tecnologias no canteiro de obras?

São muitos os benefícios de explorar as tecnologias no canteiro de obras: automação dos processos, menor retrabalho, mais segurança, diminuição de custos e compliance com as regras são alguns deles. Naimar Nunes cita os principais benefícios em seu entendimento:

“O ganho de tempo e a diminuição de custos são os pontos fortes, mas ainda se pode ganhar com a transparência nas informações e a segurança dos operários”, aponta. 

Quais são as principais inovações no canteiro de obras inteligente?

Nosso convidado também aponta quais são, em sua opinião, as principais inovações que a tecnologia traz para o canteiro de obras. 

“Entre as opções, para mim, os grandes destaques são as seguintes: câmeras de segurança com detecção de EPIs, drones e câmeras timelapse, controle de acesso restrito, sensores de controle de estoque e segurança, máquinas conectadas ou autônomas e realidade aumentada”, destaca.

Confira abaixo um pouco mais de cada uma delas:

  • Câmeras de segurança com detecção de EPIs

Sabemos que é impossível para o coordenador de uma obra ficar atento a todos os possíveis acidentes que possam ocorrer.

Para ajudar neste trabalho, existem no mercado câmeras de segurança que, com o uso de Inteligência Artificial, conseguem identificar situações de risco, como o uso incorreto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), acesso de trabalhadores a ambientes restritos.

  • Drones e câmeras timelapse

Os drones são equipamentos bastante utilizados quando existe a necessidade de fazer fotos do alto e com um grande campo de visão. Com a ajuda de câmeras timelapse, é possível acompanhar e documentar obras de grande duração.

  • Controle de acesso restrito

Atualmente, também é possível controlar quem entra e quem sai dos canteiros de obras por meio de câmeras que fazem a leitura das placas dos veículos autorizados.

Existem também radares móveis que podem ser usados para controlar a velocidade dos diferentes veículos dentro do perímetro da obra.

  • Sensores de controle de estoque e segurança

Por meio dos sensores de controle de estoque e segurança, os gestores da obra conseguem ter o registro, fiscalizar e gerenciar todas as entradas e saídas de materiais.

O alarme inteligente também é bastante utilizado nas obras para aumentar a segurança. Com ele é possível controlar o acesso ao perímetro, gerir o estoque e gerenciar as áreas.

  • Máquinas conectadas ou autônomas

As máquinas que trabalham sem operadores já são uma realidade no Brasil. Pré-programadas, elas conseguem realizar determinadas atividades de forma autônoma, sendo acompanhadas por meio de câmeras, sensores e GPS.

  • Realidade Aumentada

A Realidade Aumentada, assim como a virtual, consiste em criar experiências. Na construção civil, as principais aplicações da realidade aumentada são em designs de projeto, experiências dos clientes, tours virtuais, decorações, treinamentos, qualificação de trabalhadores e manutenção de equipamentos.

E já que estamos falando sobre tecnologia…Baixe também o e-book "Tendências da construção civil para 2022".

Registre-se para fazer download desse recurso

Registrar-se como membro de Concrete Digital lhe dá acesso a conteúdo premium incluindo revistas digitais, webinars, whitepapers e muito mais.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar