Na segunda entrevista da nossa série especial que celebra o Dia Internacional das Mulheres na Engenharia, comemorado em 23 de junho, entrevistamos Luciana Maciel, engenheira civil e diretora da THE.ENG.
Nesta conversa, a especialista falou com o Concrete Show Digital sobre sua vida pessoal e carreira, destacando a importância que as mulheres têm na engenharia e em toda a construção civil.
Continue lendo e confira mais da história desta importante profissional!
Quem é Luciana Maciel?
“Sou uma pessoa que se dedica muito à família, ao trabalho, aos amigos, aos estudos e, também, aos meus momentos de lazer, procurando dividir bem o tempo para conseguir equilibrar tudo, da melhor forma possível.
Nasci no interior de São Paulo, mas fui morar na Bahia aos 12 anos por motivo de transferência do trabalho do meu pai, onde vivi esse período maravilhoso da vida, até terminar a faculdade de Engenharia Civil, aos 22 anos. Logo em seguida, retornei à São Paulo e dei continuidade aos estudos, no mestrado na USP.
Moro em São Paulo, sou casada há 23 anos, tenho uma filha de 20 anos e um filho de 15 anos. Valorizamos muito passar bons momentos juntos e fazemos isso, sempre que a nossa rotina, bastante corrida, nos permite.
Meu trabalho é focado na área da construção civil, particularmente no setor imobiliário. Tenho oportunidade de desenvolver projetos de consultoria em empresas incorporadoras, construtoras, projetistas e até mesmo junto aos fabricantes de materiais e desenvolvedores de tecnologias voltadas para este setor. São projetos muito interessantes e desafiadores, nas áreas de gestão e tecnologias construtivas, que me levam a buscar uma atualização constante.
Atualmente, voltei a ser estudante, em plenos 50+. Sou aluna do doutorado na área de tecnologia e gestão da produção na construção civil pela Escola Politécnica da USP. Voltar à vida acadêmica tem sido um grande desafio, mas está me trazendo um aprendizado enorme e muitas realizações.
No meu tempo livre, gosto de caminhar e pedalar em locais tranquilos, com a natureza preservada.”
Como é o dia de uma diretora da THE.ENG?
“O dia é bastante agitado, com uma agenda totalmente diferente a ser cumprida a cada dia. Para atender a todas as demandas, preciso ser muito organizada e controlada. Mas eu adoro essa dinâmica com diferentes atividades.
A depender da agenda, tenho reuniões com profissionais de todas as áreas da empresa, faço visitas às obras para verificação da qualidade dos serviços, realizo treinamentos práticos nas obras para as equipes de produção ou treinamentos sobre gestão integrada da qualidade, segurança e meio ambiente para todas as equipes.
Como sou especialista em revestimento de fachada também desenvolvo projetos deste sistema e faço o gerenciamento da execução dos serviços na obra. Quando é necessário fazer uma inspeção mais detalhada, coloco os equipamentos de segurança e subo nos balancins para acessar as fachadas e verificar de perto a qualidade dos serviços.
Além de todas as atividades relacionadas aos projetos, preciso reservar um tempo para cuidar das questões administrativas, financeiras e dos projetos internos e da equipe de consultores da THE.ENG.”
Trajetória: o que te levou à consultoria de construtoras?
“A minha trajetória profissional, ao longo de mais de 25 anos, foi dedicada à área de gestão de projetos e execução de obras no setor imobiliário.
Minha formação acadêmica iniciou com a graduação em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia no período de 1990 a 1994. Os anos de faculdade despertaram o desejo de me aprofundar nos estudos e me especializar.
Em busca deste objetivo ingressei na pós-graduação no programa de mestrado em Engenharia na área de Tecnologia e Gestão da Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo em 1995, concluindo os estudos em 1997.
Durante este período tive a oportunidade de interagir com um núcleo de professores, mestres e doutores em gestão de projetos e processos construtivos, e esta experiência me levou a aprofundar o tema revestimento de fachada de argamassa de edifícios e a desenvolver a minha dissertação intitulada ‘O projeto e a tecnologia construtiva na produção dos revestimentos de argamassa de fachada’.
O desenvolvimento desta pesquisa, durante o mestrado, direcionou toda a minha atuação acadêmica e profissional nos anos que se seguiram.
Desde o término desta etapa de pós-graduação, desenvolvi atividades de consultoria junto às empresas incorporadoras e construtoras de vários estados do Brasil, aplicando as diretrizes sistematizadas na dissertação, relacionadas ao desenvolvimento do projeto de revestimento de argamassa da fachada e ao monitoramento da execução dos serviços na obra, para orientar a equipe e direcionar para o atendimento do projeto.
Ao longo do tempo, aprofundei os estudos nos revestimentos cerâmicos aderidos e passei a atuar também na consultoria para esse tipo de revestimento.
Neste período foi possível atuar junto às construtoras para promover uma mudança no processo de projetos, fortalecendo a importância de desenvolver um projeto específico do revestimento da fachada, desde o início do projeto e em conjunto com os demais projetos da edificação. Atualmente, esse processo já é uma realidade para muitas empresas construtoras.
Na área acadêmica, atuei como professora da disciplina Projeto e Execução de Revestimentos de Argamassa e Cerâmico, do curso de MBA em Gestão da Produtividade e Inovação em Construção Civil, denominado anteriormente de Gestão da Qualidade das Construções, na Universidade Salvador – UNIFACS, em Salvador, Bahia no período de 2007 a 2017.
Participei também de cursos, eventos e congressos relacionados ao tema gestão da qualidade, gestão da produção de edifícios, desempenho e sustentabilidade tecnologias construtivas de forma geral e, também específicas para os revestimentos de fachada.
Me capacitei como consultora na área da gestão da qualidade, segurança e meio ambiente, atuando em uma reconhecida empresa de consultoria na área da construção civil.
Tive também a oportunidade de escrever dois livros técnicos, em conjunto com professores especialistas no assunto, sendo o primeiro livro elaborado em 2000 com o Prof. Dr. Fernando Henrique Sabbatini, intitulado ‘Projeto e Execução de Revestimento de Argamassa’ e o segundo elaborado em 2003 com o Prof. Dr. Edimilson Freitas Campante, intitulado ‘Projeto e Execução de Revestimento Cerâmico’, ambos da Editora O Nome da Rosa, Coleção Primeiros Passos da Qualidade no Canteiro de Obras.”
Como você enfrentou e enfrenta os desafios da sua carreira?
“Sempre com muito estudo e dedicação.
A atuação como consultora me traz uma grande responsabilidade de estar sempre atualizada no conhecimento dentro da minha área.
Compartilhando o conhecimento é possível dialogar com todos os envolvidos nos diferentes projetos, respeitando a experiência de cada um, mas apresentando outras abordagens.
Dessa forma, é possível conquistar um reconhecimento e trazer a confiança necessária para desenvolver um bom trabalho e obter os resultados almejados.”
Quais qualidades te levaram ao sucesso?
“Acredito que a minha dedicação e persistência me levaram a buscar oportunidades para conquistar os meus objetivos, que foram sendo definidos a partir dos diferentes contextos ao longo da minha vida.”
Leia também a primeira entrevista nossa série, com a engenheira química Eliana Holanda de Lima, especificadora da Sherwin-Williams Brasil e diretora da ANAPRE!