Concrete Digital faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Como garantir capital de giro para construtoras?

Como garantir capital de giro para construtoras.jpeg
O capital de giro é o dinheiro necessário para manter a construtora em operação.

Não é nenhuma novidade que ter um bom planejamento financeiro é essencial para a saúde, crescimento e lucratividade dos negócios. Mas você sabe o que é e qual a importância de ter um excelente capital de giro para construtoras? 

Para entender um pouco mais sobre o assunto, entrevistamos um especialista nessa área.

Marco Juarez Reichert é bacharel em administração de empresas, tem MBA em finanças e governança corporativa, MBA em inteligência empresarial, extensão em Valuation (Oxford University, na Inglaterra); pós-graduando em negócios inteligentes e indústria 4.0, conselheiro de administrador certificado e consultor empresarial.

Vamos conferir? Boa leitura!

O que é o capital de giro?

De forma resumida, o capital de giro é o dinheiro necessário para manter a construtora em operação. Assim, comporta todos os valores em caixa (contas a pagar e a receber) e todas as receitas e despesas empresariais.

Para Marco Juarez Reichert, “O capital de giro reflete os valores do caixa para honrar os pagamentos em um determinado período”. 

Qual é a importância do capital de giro para as construtoras?

O capital de giro permite controlar melhor as finanças das construtoras, analisar as contas a pagar e a receber, avaliar a rentabilidade dos negócios, melhorar o fluxo de caixa, promover mais segurança diante de imprevistos e ainda ter um controle mais detalhado sobre a saúde financeira.

Então, de forma geral, o capital de giro permite zelar pela saúde financeira da construtora, garantindo o bom funcionamento e encontrando com facilidade um equilíbrio das finanças.

Quais são as melhores dicas para conseguir um bom capital de giro para construtoras?

Marco Juarez Reichert ressalta que, assim como em qualquer negócio, é preciso saber comprar e vender bem. Confira algumas dicas do especialista para que a sua construtora conquiste um ótimo capital de giro.

  • Tenha um bom diferencial competitivo

“Se sua construtora estiver sem nenhum diferencial em relação ao padrão do mercado, vai colher os mesmos resultados que os demais, em uma concorrência que derruba margens e abalam o capital de giro. Sem a diferenciação, vai levar mais tempo para vender seu empreendimento”. 

Dessa forma, é essencial encontrar um diferencial competitivo para que a sua construtora possa se destacar da concorrência. Afinal, se o cliente estiver satisfeito, vai honrar com as parcelas dos pagamentos — o que é essencial para a gestão do caixa.

  • Invista em um ótimo planejamento estratégico

Ter um bom planejamento estratégico com um ótimo cronograma de atividades é uma ideia interessante para cumprir os prazos, tanto com os clientes quanto com os fornecedores.

“Os prazos de entrega dos insumos de seus fornecedores requerem um bom planejamento. De nada adianta conseguir um prazo alongado de pagamento junto ao fornecedor, se o insumo ficar parado por meses na obra; o ideal é ter estoque apenas para as necessidades imediatas, privilegiando o caixa”, reforça Marco.

  • Faça diversos orçamentos

Marco chama a atenção com relação aos orçamentos.

Para ele, é importante “Orçar com duas ou três instituições financeiras e negociar com aquela que melhor lhe atende. Barganhe ao máximo por taxas melhores para o seu empreendimento”.

Afinal, ter uma boa negociação é essencial para garantir o capital de giro necessário para a obra.

Gostou de aprender mais sobre o capital de giro para construtoras? Se sim, leia também: 5 boas práticas de grandes construtoras para você se inspirar.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar