Concrete Digital faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Startups de arquitetura e sua contribuição para a construção civil

Startups de arquitetura e sua contribuição para a construção brasileira.jpg
Com ideias inovadoras e projetos inteligentes, as startups de arquitetura estão contribuindo com a aceleração do setor construtivo brasileira. Saiba mais neste artigo!

Principalmente devido à pandemia em virtude da Covid-19, diversas empresas precisaram se reinventar para continuar oferecendo os seus produtos e serviços no mercado. No setor da arquitetura, isso não foi diferente. Notamos isso com o surgimento, nos últimos tempos, de diversas startups de arquitetura com diferentes propostas.

As startups de arquitetura estão ganhando cada vez mais destaque para a construção brasileira. Afinal, elas apresentam ideias inovadoras em projetos inteligentes, sempre atendendo às principais necessidades do consumidor moderno — que preza pelo conforto, bem-estar, qualidade de vida, sustentabilidade e, é claro, um ótimo custo-benefício.

Para explicar um pouco mais sobre o mercado das startups brasileiras, trouxemos alguns relatos do CEO da OneHelp, Thiago Nicolielo. Vamos conferir? Continue conosco!

Entenda como funcionam as startups de arquitetura

Existem diversas startups de arquitetura e tecnologia e cada uma tem o seu propósito e diferencial. Isso é extremamente favorável para o consumidor, pois ele tem uma boa variedade. Dessa forma, fica mais fácil escolher as propostas que mais se adaptam à sua realidade. No entanto, isso também é saudável para a economia do país, uma vez que movimenta o setor da construção civil.

“No caso da OneHelp, nascemos com a missão de transformar a vida das pessoas com os nossos serviços, pois entendemos o significado que a casa tem para elas. Somos o ponto de conexão entre clientes e profissionais do mercado, localizados em diversas partes do país”, explica Thiago.

Ainda citando o exemplo da OneHelp como uma startup de arquitetura, eles são uma plataforma híbrida com o propósito de democratizar a arquitetura para todos. Assim, oferecem serviços sob demanda: o cliente escolhe quais são os que pretendem contratar e a empresa acompanha tudo — desde o início ao fim do projeto.

Veja quais são os benefícios que as startups de arquitetura e tecnologia oferecem ao segmento

Para Ricardo, “O grande benefício acredito que seja o aquecimento do mercado”. Afinal, notamos que as startups de arquitetura trazem uma série de vantagens tanto às empresas fornecedoras quanto aos clientes”.

As empresas se beneficiam por garantir boas oportunidades de negócio, pois oferecem os seus serviços de forma diferenciada com o objetivo de atender bem o seu público. Assim, garantem o crescimento e a lucratividade dos negócios.

Já os clientes também se beneficiam, pois podem investir em serviços que, anteriormente, eram “caros”. Portanto, há a vantagem de ter o projeto dos seus sonhos (melhorando a sua qualidade de vida, conforto e bem-estar) por um preço justo e acessível.

Saiba como as startups de arquitetura estão ajudando a tornar a arquitetura brasileira mais moderna e tecnológica

Ricardo conta que o setor da construção e de arquitetura, historicamente, sofreu muito em questões de investimentos em tecnologia no país — principalmente quando comparado com outros setores.

No entanto, isso está, aos poucos, mudando. “Está ocorrendo uma mudança na percepção desse serviço, a democratização da arquitetura no Brasil”, ele reforça. Afinal, com o avanço da tecnologia, fica muito mais fácil conectar profissionais e clientes, promovendo boas oportunidades de negócios para ambas as partes.

Portanto, as startups de arquitetura, principalmente as que trabalham com tecnologias inovadoras e modernas, estão conseguindo se destacar. Afinal, a tecnologia contribui (e muito) para o desenvolvimento do setor no país.

Confira o que é necessário saber antes de contratar os serviços de uma startup de arquitetura

Ricardo dá três dicas principais para quem está pensando em investir em um serviço de uma startup de arquitetura:

  1. pesquise a percepção de outros clientes que já passaram pela experiência com a empresa;
  2. conheça quem está por trás dos serviços prestados para avaliar qual é o controle de qualidade;
  3. troque referências com os profissionais que prestarão os serviços, para checar se eles têm o perfil que atende à sua necessidade.

Essas três questões são muito importantes para ter a certeza de que você contratará uma empresa qualificada e que realmente resolverá os seus problemas.

Veja quais são as tecnologias semelhantes que têm surgido no meio da arquitetura

As tecnologias do setor da arquitetura, assim como o da construção civil de forma geral, estão avançando bastante com o passar do tempo. Atualmente, o que está crescendo muito são: a busca por materiais mais sustentáveis, building information modeling (BIM), realidade aumentada e virtual, dentre outros.

Gostou de conferir informações importantes sobre as startups de arquitetura? Se sim, que tal conferir como os drones estão mudando a construção civil? Boa leitura!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar