Concrete Digital faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Como a inteligência artificial está mudando o canteiro de obras

Inteligência Artificial no canteiro de obras.jpg
Você sabe o que é a IA e como ela está ajudando a otimizar os projetos de engenharia? Veja mais neste texto sobre o assunto!

Já não é de hoje que a inteligência artificial (IA) deixou de ser algo dos filmes de ficção científica para se tornar parte de nosso cotidiano.

Você possivelmente já se deparou com esta tecnologia ao entrar em contato como canal de atendimento de um serviço, por exemplo.

Mas as funcionalidades desta importante inovação vão muito além, e prometem trazer grandes revoluções em todos os setores, incluindo a construção civil.

Para entendermos mais de como a inteligência artificial já está mudando o canteiro de obras, conversamos com Jean Ferrari, engenheiro civil e fundador da FastBuilt, empresa especializada em soluções de automação para a construção civil.

Vamos saber mais? Continue lendo abaixo!

Como funciona a inteligência artificial na construção civil?

Primeiramente precisamos entender como a tecnologia da IA pode ser usada no setor da construção civil

"Na construção civil, a IA pode ser usada de diversas maneiras, desde um atendimento ao cliente por chatbot, proporcionando melhor experiência, sendo rápido e efetivo, como no planejamento e controle de obras", analisa Ferrari.

Ele prossegue, destacando o uso da inovação também durante as obras:

"Veremos cada vez mais soluções para o mercado de construção civil, como a junção da inteligência artificial e a Internet das Coisas, elaborando sistemas que usem o potencial desses dois conceitos para criar soluções inteligentes e sustentáveis para cidades e empreendimentos evoluídos."

Quais os benefícios da IA na obra?

Sabemos que a IA poderá trazer uma série de vantagens, já que as máquinas utilizarão os dados e o aprendizado por algoritmo para facilitar e otimizar ações construtivas. Mas que outras vantagens ela pode trazer na construção civil?

"Na construção de um empreendimento a produção de dados é enorme. A inteligência artificial na construção civil pode entrar como uma aliada na hora de coletar e processar essas informações, demonstrando através de softwares quais são os itens que devem ser observados de forma precisa", analisa Ferrari.

Ele prossegue: "O uso de robôs que monitoram a atividade no canteiro de obra também pode ser apontado como um benefício desta tecnologia. Através de escaneamento por câmeras pode-se identificar o fluxo de trabalho, verificar a segurança no local, certificar-se de que os trabalhadores estão utilizando equipamentos de segurança ou se posicionando em área perigosa."

O fundador da FastBuilt vai além, apontando ainda que a IA pode auxiliar na prevenção de acidentes e situações inesperadas:

"Vale a pena destacar a gestão de risco, por meio de softwares e robôs que verificam o andamento da obra e podem identificar riscos a serem levados em consideração", diz.

Quais as principais aplicações da inteligência artificial no canteiro de obras?

A nosso convite, Ferrari destacou alguns dos principais pontos da construção civil que são beneficiados com o uso da IA. Confira:

  • Previsão de resistência e eficiência técnica do cimento

“A inteligência artificial está sendo utilizada na área de cimentos e trazendo resultados importantes para o segmento. Com utilização de uma grande base de dados de resultados reais de testes de cimentos, a inteligência artificial pode analisar estas informações e criar padrões para prever as respostas de resistência final do concreto.

Com a implantação do sistema de inteligência artificial é possível identificar e prever em apenas 3 dias o resultado de resistência do concreto, permitindo assim que a empresa faça ajustes e correções preventivas em eventuais desvios de resistência do material, reduzindo e evitando possíveis problemas.”

  • Gestão de risco no canteiro

“Nos canteiros de obras, um tema muito importante é segurança no trabalho, e a inteligência artificial pode ajudar e muito no sentido de antever situações de risco ou problemas, e evitar acidentes durante o período de obra. 

Isto é realizado com adoção de câmeras e com tecnologias de reconhecimento de imagens, onde pode-se identificar áreas ou cenários de risco, ou ainda algum funcionário sem proteção.”

  • Comportamento e comunicação com clientes

“A inteligência artificial pode ser utilizada em várias fases do empreendimento para acompanhar e analisar o comportamento dos clientes e trazer resultados importantes para as construtoras e incorporadoras, proporcionando uma melhor experiência do cliente. 

Podemos dar um exemplo na pesquisa do imóvel na fase de compra, onde o algoritmo pode identificar as preferências do cliente e sugerir imóveis que correspondam às suas necessidades e expectativas.”

  • Planejamento e condução da obra

“No planejamento e condução da obra, podemos utilizar a inteligência artificial para analisar dados, fazendo projeções com base em situações e comportamentos anteriores.

Assim é possível trazer resultados ou apresentar gráficos e insights para os times de engenharia visualizarem de forma rápida e fácil, tomando decisões para diminuir desperdícios no planejamento ou ainda corrigir possíveis erros.”

Este conteúdo foi interessante para você? Então, aproveite e leia também nosso material sobre os avanços tecnológicos na construção 4.0.

Registre-se para fazer download desse recurso

Registrar-se como membro de Concrete Digital lhe dá acesso a conteúdo premium incluindo revistas digitais, webinars, whitepapers e muito mais.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar