Concrete Digital faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

As aplicações do 5G no canteiro de obras

5G no canteiro de obras.jpg
Com a chegada do 5G nos canteiros de obras, a interação homem-máquina se tornará cada vez mais presente. Mas o que muda na prática? Confira!

A chegada da tecnologia 5G ao Brasil traz um infinito de possibilidades. Com um tráfego de dados aprimorado e a Inteligência Artificial (IA) e a Internet das Coisas (IoT) levando a conectividade muito mais longe e as mais diversas áreas, o avanço dos setores será fantástico. 

Para conversar sobre as aplicações do 5G no canteiro de obras, vamos conversar com o professor do Instituto Daryus de Ensino Superior Paulista (Idesp) em Segurança de Telecomunicações e Internet, Yanis Stoyannis.

Se você quer entender como a tecnologia 5G vai revolucionar os canteiros de obras, continue conosco. Leia mais abaixo!

Quais os diferenciais do 5G para o canteiro de obras?

A tecnologia 5G trará muitos benefícios para o Brasil. De acordo com Yanis, a principal melhoria será no quesito de aumento da produtividade dos mais diversos setores. 

“A tecnologia 5G contribuirá para o aprimoramento da colaboração e gerenciamento da cadeia de suprimentos. A tecnologia possibilitará o gerenciamento do material de trabalho e controle dinâmico de atividades”, explica.

“A identificação de qualquer elemento que impeça a realização de um trabalho programado, possibilitará a realocação das equipes de campo para outras atividades, evitando ociosidade, desperdício de material e atrasos no cronograma”, complementa o entrevistado.

Os impactos do 5G para a construção civil

Segundo o professor Yanis Stoyannis, a rede 5G será, em breve, o principal meio de conectividade de rede entre os diversos setores da economia.

“Alta capacidade de transmissão de dados, baixíssima latência (atraso da comunicação) e confiabilidade são algumas das principais características perceptíveis do 5G que viabilizarão a adoção de outras tecnologias digitais na Construção Civil”, afirma.

Yanis identifica duas formas de aplicabilidade da tecnologia 5G na área da construção civil. 

“Primeiramente, como fator estruturante, ao alavancar a viabilidade técnica-econômica de outras tecnologias que poderão ser adotadas em todo o ciclo de vida de uma obra civil”, diz.

“A outra forma de uso do 5G é como fator resultante. Isto está diretamente relacionado à incorporação de tecnologias que serão impulsionadas pelo 5G no processo construtivo e na geração de oportunidades de serviços de valor agregado”, explica o convidado.

Tecnologias do canteiro de obras aceleradas pelo 5G

Com a chegada da tecnologia 5G nos canteiros de obras, a interação homem-máquina se tornará cada vez mais presente, crescendo proporcionalmente ao aumento da cobertura.

Inteligência Artificial (IA)

De forma bastante ampla, podemos definir a IA como a capacidade das máquinas pensarem como os seres humanos.

O professor Yanis Stoyannis cita alguns exemplos do uso da IA nos canteiros de obras futuramente:

“Por exemplo, o uso da IA baseada em Aprendizado Estatístico, que denominamos Aprendizado por Reforço: trata-se da utilização da IA integrada em máquinas (robôs) para execução de atividades contínuas que requerem alta precisão”, exemplifica.  

“A IA também pode ser utilizada num processo de colaboração com os responsáveis da obra. Por exemplo, analisar em tempo real diversos parâmetros intrínsecos da obra e fatores externos, como previsão do tempo, aspectos econômicos e sociais e apresentar as informações de forma consolidada para facilitar o processo de análise”, cita Yanis.

Internet das Coisas (IoT)

Algumas novidades que chegarão com a IoT hoje não são possíveis devido aos poucos recursos financeiros, a baixa eficiência operacional e a qualidade duvidosa.

Yanis também cita alguns exemplos dos benefícios da IoT para a construção civil:

“O uso de drones para obtenção de imagens precisas e atualizadas da obra. A IoT também poderá ser amplamente adotada em projetos estruturais, através da adoção de sensores inteligentes fixados em elementos estruturais, como vergalhões ou incorporados em agregados de concreto”, cita.

Quer saber mais sobre como as inovações podem afetar o setor? Confira também nosso artigo sobre novas oportunidades para o avanço da tecnologia na construção!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar