Concrete Digital faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Boas práticas da gestão de risco no canteiro de obras

Boas práticas da gestão de risco no canteiro de obras.jpg
Evitar acidentes no canteiro de obras, preservar a qualidade da obra e o meio ambiente são benefícios da gestão de risco na obra.

Ter uma boa gestão de risco é essencial para evitar acidentes no canteiro de obras, preservar a qualidade da obra e, é claro, o meio ambiente. Portanto, não há como ignorar que a construção civil é um setor que lida, diariamente, com perigos inerentes.

Dessa forma, investir em boas práticas de gestão de risco vai muito além do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e do cumprimento  de todas as normas regulamentadoras que falam sobre o assunto. 

Por isso, para falar um pouco mais sobre essa temática, entrevistamos o sócio-diretor da MK Gestão Empresarial, Marcos Kowalewski. Vamos lá? Boa leitura!

Como funciona a gestão de risco no canteiro de obras?

Marcos Kowalewski explica que riscos existem sempre, em todos os aspectos da nossa vida (pessoal, social e profissional).

O gerenciamento de risco deve fazer parte da rotina diária de qualquer empresário ou gestor. Porém, não significa que isso seja algo totalmente negativo, pois ele pode ser encarado como uma oportunidade.

Para ele, “Sempre que fazemos as nossas escolhas, o risco está presente. Assim, dependendo de como lidamos com ele, ele pode se transformar em uma ameaça ou em uma oportunidade”.

Para que uma gestão de riscos funcione no canteiro de obras é preciso cumprir três etapas:

  1. conscientizar toda a equipe;
  2. desenvolver uma cultura para gestão de riscos; e
  3. estabelecer uma política para a gestão de riscos.

O que deve ser analisado na gestão de risco de obras?

Para que uma boa gestão de risco de obra seja alcançada com sucesso é preciso que haja muito esforço para a implementação de programas e diretrizes que possam ajudar — principalmente com relação à conscientização por parte de todos.

Vale ressaltar que os riscos não são apenas referentes aos colaboradores, mas ao meio ambiente. Afinal, “A gestão de riscos envolve tanto a prevenção e preservação de vidas quanto do meio ambiente”, reforça Kowalewski.

O que é e como ter uma boa cultura da segurança no canteiro de obras?

Para o especialista, ter uma boa cultura de segurança no canteiro de obras já ultrapassou a fase da obrigatoriedade e do cumprimento de normas.

“Uma boa cultura de segurança está mais para uma responsabilidade conjunta sobre o bem-estar e proteção das pessoas. Quando todos passam a ter um sentimento de pertencimento e estão comprometidos, acredito que essa cultura possa ser ajustada ou construída”, explica Kowalewski.

O especialista reforça que a questão da saúde, segurança e meio ambiente precisam fazer parte do planejamento estratégico da empresa. Além disso, é importante que todas as pessoas entendam a importância e sejam responsáveis por si e pelo outro.

Para ter uma boa cultura da segurança no canteiro de obras, também é importante investir em campanhas e programas de educação e capacitação nas empresas. 

Inclusive, “Questões relacionadas à saúde, à segurança e ao meio ambiente deveriam fazer parte do sistema de performance de todas as empresas. Afinal, essa é uma maneira para reforçar a importância desse tema”, reforça nosso entrevistado.

Gostou de aprender mais sobre boas práticas de gestão de risco no canteiro de obras? Se sim, leia também: Planejamento de obra: como minimizar desperdícios de materiais.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar