Concrete Digital faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

5 boas práticas de grandes construtoras para você se inspirar

5 boas práticas que grandes construtoras utilizam para você se inspirar.jpg
Qual será o segredo do sucesso de grandes construtoras? Quais são as boas práticas que elas investem para se dar bem? Confira!

Sabemos que a rotina de quem trabalha na construção civil é sempre muito desafiadora. Mas, afinal, qual será o segredo do sucesso de grandes construtoras? Quais são as boas práticas que elas investem para se dar bem?

Venha conosco e confira algumas estratégias que grandes construtoras utilizam para se destacar. Assim, elas podem servir como inspiração para turbinar o seu negócio.

Para contar para nós algumas dessas boas práticas, entrevistamos o diretor da Eccel Incorporadora, Lúcio Mauro Turcatti. Vamos conferir algumas dicas?

1. Tenha um bom planejamento 

Ter um bom planejamento é sinônimo de caminhar na direção do sucesso. Afinal, “Um bom planejamento antecipa a solução de problemas e diminui a incidência de imprevistos”, destaca Lúcio Mauro Turcatti.

Além de ter um bom planejamento é importante que haja a possibilidade de ajustes e correções durante o processo. Assim, fica mais fácil adaptá-lo se houver imprevistos e contratempos durante a realização das atividades.

2. Invista na segurança

A segurança é o principal ponto de partida para a execução das tarefas no canteiro de obras. 

“Desenvolver e ter boas instruções de trabalho que contemplem uma análise de risco de atividades de forma detalhada é fundamental, tanto para que a tarefa seja realizada com tranquilidade quanto para o cumprimento de prazos e de quesitos de qualidade”, reforça o diretor da Eccel Incorporadora.

Para isso, é necessário ter uma boa supervisão de equipe e contar com profissionais qualificados. Afinal, ter uma equipe dedicada e atenta melhora os processos no canteiro de obras, evitando, assim, possíveis acidentes.

3. Tenha cuidado com as despesas desnecessárias

Para Lúcio Mauro Turcatti: “Sempre é possível otimizar os processos e evitar desperdícios. Porém, o melhor caminho para reduzir custos passa por evitar despesas desnecessárias com imprevistos e erros de concepção”.

Confira algumas dicas para reduzir os custos e eliminar despesas desnecessárias:

  • invista na melhoria dos projetos;
  • crie especificações mais detalhadas;
  • tenha contratos claros e dinâmicos com os fornecedores;
  • invista em equipes de controle realmente qualificadas e comprometidas;
  • tenha um bom planejamento de custos por etapa; e
  • trabalhe com estimativas realistas e responsáveis.

4. Promova uma boa gestão de equipes

É importante que as empresas conheçam os pontos fortes e os que precisam ser melhorados quando o assunto é gestão de equipes. 

Afinal, quando você conhece as fraquezas do time, fica mais fácil investir em um plano de melhoria constante visando aumentar a performance.

Lúcio Mauro Turcatti complementa com algumas dicas para ter uma boa gestão de equipe:

“Defina de forma clara e objetiva as tarefas que devem ser realizadas, tendo como principais pilares a segurança, o prazo, a qualidade e o custo. Isso ajuda as equipes no entendimento das exigências e das características da obra, assim como a filosofia e os valores da empresa”.

5. Invista em tecnologia 

O investimento em tecnologia é importante para otimizar os processos e agregar valor aos empreendimentos. Além disso, atualmente, existem diversas tecnologias inteligentes para utilizar em todas as áreas das obras. 

“Quando o assunto é tecnologia, são tantas novidades que é difícil não se atrapalhar na escolha. Desde softwares que auxiliam na gestão até a otimização de máquinas e equipamentos, além de muitos materiais que prometem um desempenho mais inteligente”, conta Lúcio Mauro Turcatti.

Para não errar na escolha, é preciso analisar a realidade da sua empresa, entender quais são as suas reais necessidades e encontrar soluções tecnológicas que possam contribuir de forma significativa para o crescimento dos negócios.

Gostou de aprender mais sobre as boas práticas que grandes construtoras utilizam? Se sim, aproveite e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais!

 

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar