Concrete Digital faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Como os Smart Buildings vão impactar as obras?

Smart building.jpg
Os Smart Buildings apresentam o que há de mais inovador e tecnológico na construção civil com o intuito de trazer conforto e praticidade. Saiba mais!

Tecnologias inteligentes são palavras de ordem no mundo atual. Termos como o blockchain, internet das coisas, impressão 3D e automações estão cada vez mais presentes no vocabulário dos profissionais brasileiros, e calibrano as expectativas do consumidores finais.

A pandemia da COVID-19 acelerou a adoção dessas tecnologias pela população,  inclusive na construção de novas habitações e edifícios corporativos.

Com o intuito de fornecer conforto e comodidade aos usuários, além de preservar a natureza, a tecnologia aliada à construção civil possibilitou a criação dos Smart Buildings, os prédios inteligentes. 

Se você quer entender como os Smart Buildings podem ajudar na busca por um mundo mais sustentável e conferir as suas diversas funcionalidades, continue conosco. Boa leitura! 

O que é um Smart Building?

Um Smart Building é um prédio inteligente onde são usadas as tecnologias mais atuais para proporcionar comodidade e conforto aos moradores, além de promover a sustentabilidade

Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (AI), Machine Learning e Big Data são algumas das tecnologias presentes nos Smart Buildings.

“Um empreendimento Smart é inteligente em toda a sua essência. Ele precisa trazer as inovações e tecnologias mais recentes que a construção civil oferece, mas mais do que isso, tem que ser inteligente em sua concepção”, explica o diretor comercial da Tecnoart Engenharia, Saulo Manfrim.

Ele prossegue: “Cada detalhe tem que ser pensado para trazer conforto e praticidade para o seu futuro usuário”

Quais são as funcionalidades de um Smart Building?

A principal funcionalidade de um Smart Building é a conexão entre todos os sistemas de forma que tudo que ocorra no edifício esteja interligado. Com a chegada da internet 5G, a possibilidade de múltiplas conexões aumenta ainda mais.

Saulo Manfrim exemplifica algumas das inúmeras funcionalidades de um Smart Building:

“As possibilidades hoje em dia são muitas, desde uma área comum com sistema de entregas através de armários inteligentes (Smart Delivery), adequações para portarias físicas ou virtuais, acessos digitais e descomplicados, sistema para carregamento de carros elétricos, entre outros”, cita nosso convidado.

Manfrim também aponta as funcionalidades específicas para edifícios residenciais:

“Já nas unidades residenciais, uma fechadura eletrônica com integração Wi-Fi, paredes que geram flexibilidade de plantas, sistemas de automação residencial que permitem ter o controle total da casa na palma da sua mão, enfim, existe um universo inteiro de novas tecnologias a serem exploradas”, enumera o representante da Tecnoart Engenharia.

Como as inovações dos Smart Buildings impactam as obras?

De acordo com Saulo Manfrim, as inovações propostas pelos Smart Buildings vêm impactando as obras de forma positiva, uma vez que os processos se tornaram mais simples.

“Algumas inovações requerem adequações na obra que devem ser previstas e planejadas nas etapas de projeto, mas a grande maioria das inovações vem simplificando inclusive o processo construtivo, em muitos casos facilitando o trabalho das construtoras”, opina.

Quais novas tecnologias podem auxiliar nas obras dos Smart Buildings?

A construção civil está em constante evolução e novas tecnologias surgem com o intuito de otimizar a execução dos projetos. Materiais mais leves e com melhor performance técnica e novos maquinários e implementos são algumas das novas tecnologias citadas por Manfrim.

“Os itens que têm um apelo maior em sustentabilidade é outro ponto que vem sendo muito explorado. Além de ajudar, em muitos casos, a otimizar o custo de execução, eles agregam muito comercialmente, uma vez que o mundo todo tem priorizado consumir produtos e serviços com esse ideal”, finaliza ele.

Se você quer continuar a entender como a tecnologia está modificando os processos da construção civil, confira também nosso artigo sobre como a inteligência artificial está mudando o canteiro de obras. Boa leitura!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar