Concrete Digital faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Zoomlion apresenta novo maquinário no Concrete Show

Article-Zoomlion apresenta novo maquinário no Concrete Show

Zoomlion apresenta novo maquinário no Concrete Show.jpg
Gerente de concreto da empresa, Rodrigo Kazuma conversou conosco sobre a trajetória da Zoomlion e sua participação no evento. Confira!

O Concrete Show 2022 já tem data marcada para acontecer! O maior evento da cadeia construtiva da América Latina ocorrerá entre os dias 9 e 11 de agosto, nos pavilhões do São Paulo Expo.

Entre os destaques está a apresentação do novo maquinário da Zoomlion. Para saber mais, entrevistamos o gerente de concreto da organização, Rodrigo Kazuma, que falou sobre o empreendimento e suas expectativas para o Concrete Show 2022. 

Confira a entrevista na íntegra abaixo!

Como a Zoomlion começou?

Rodrigo Kazuma: “A Zoomlion nasceu de um instituto de pesquisas há 50 anos e foi fundada há 30 anos, em 1992, na China. Ela foi a primeira empresa da indústria a se encontrar publicamente na Bolsa de Valores de Shenzhen e na Bolsa de Hong Kong. 

Costumamos dizer que a inovação está no DNA da Zoomlion, sustentada pelo conceito singular de que ‘a tecnologia é a raiz, e os produtos são a base’.

A Zoomlion tem mantido consistentemente um alto investimento em P&D e considera a inovação independente como um fator essencial no desenvolvimento dos negócios. 

Ao longo dos anos, a Zoomlion tem integrado digitalização de produtos, inteligência e inovações ecológicas para criar tecnologias líderes do setor e produtos de ponta.”

Qual é o balanço que você faz dessas três décadas de atuação?

Rodrigo Kazuma: “O crescimento da Zoomlion é respaldado pelo caráter inovador da marca e por seu número de patentes líder do setor. 

Além das patentes, a Zoomlion contribui ativamente para o desenvolvimento e a revisão dos padrões do setor. A empresa formulou nove padrões internacionais, 414 padrões nacionais e de nível setorial e 22 padrões de grupo. 

Por exemplo, ISO 19720-1, um padrão global de maquinários e equipamentos para trabalhos em concreto estabelecido pela Zoomlion, marcou o primeiro padrão global de maquinários de construção publicado por uma empresa chinesa.”

Se pudessem destacar três emblemáticos da história da empresa, quais seriam?

Rodrigo Kazuma: “A Zoomlion já bateu diversos recordes históricos e, inclusive, recentemente superou seu próprio recorde com o maior guindaste todo terreno em tonelagem do mundo, o ZAT2400H, com capacidade de içamento de 2.400 toneladas (superou 2000 toneladas). 

No Guiness Book, a Zoomlion detém os recorde de jib mais longo de uma grua, medindo 110.68 metros. 

Em 2012, produzimos a maior bomba de concreto do mundo, o equipamento está em operação até os dias de hoje e garantiu um lugar no livro dos recordes para a Zoomlion. Essa bomba-lança conta com um mastro que alcança 101 metros de altura, divididos em 7 estágios, sendo os 4 últimos feitos inteiramente de fibra de carbono.”

Como a empresa superou os desafios impostos pela pandemia?

Rodrigo Kazuma: “Mesmo diante do complexo ambiente internacional e do severo impacto da pandemia da COVID-19, o setor de construção civil teve uma das maiores evoluções na criação de empregos formais neste ano. 

A empresa respondeu ativamente a essas situações. Fizemos avanços nos negócios, ajustando e desenvolvendo continuamente nossa estratégia de internacionalização e aumentando de forma abrangente a competitividade da empresa: 

Aumentamos nosso poder de mercado; também aprimoramos nossas capacidades de colaboração e integração de recursos globais de pesquisa e desenvolvimento de ponta em virtude de centros de pesquisa e desenvolvimento na América do Norte, Europa e outros lugares. 

Além disso, a construção de uma nova fábrica na Europa foi promovida de forma proativa. Em maio de 2021, a nova fábrica da Zoomlion foi inaugurada oficialmente, na Itália, enquanto buscamos expandir o mercado da UE com produção localizada. É uma etapa notável para melhorar a competitividade abrangente de nossa empresa. 

Os negócios da Zoomlion para máquinas de construção continuam a quebrar e estabelecer novos recordes, a receita de exportação da empresa continuou a crescer.

As vendas da Zoomlion aumentaram, incluindo guindastes, gruas, plataformas aéreas e equipamentos para concreto. Esses produtos contribuíram para uma série de projetos de construção em todo o mundo.

As realizações promissoras dos nossos negócios de maquinário de construção não só provaram a popularidade e durabilidade dos equipamentos de alta tecnologia fabricados na China, mas também surpreenderam o mundo com nossa crescente competitividade na indústria de fabricação de equipamentos com alto índice de inovações e a preços competitivos.”

Quais são os planos de investimentos para os próximos anos?

Rodrigo Kazuma: “O setor de maquinários de construção está revolucionando sua estrutura industrial com tecnologias avançadas para alcançar o desenvolvimento ecológico, inteligente e sustentável. 

Como pioneira em sustentabilidade, a Zoomlion desenvolveu e fabricou um portfólio abrangente de produtos de novas energias, como escavadeiras, maquinários de concreto e plataformas de trabalho aéreo (AWP), além de integrar aplicações de novas energias aos produtos. 

A Zoomlion lançou uma estratégia de desenvolvimento ecológico que utiliza todos os recursos para valorizar e promover o desenvolvimento para todos, enquanto reduz o impacto para o meio ambiente, e desenvolvemos e implementamos medidas ecológicas e sustentáveis em todo o processo industrial, abrangendo P&D, produção, operações e gestão.”

Qual é a expectativa da empresa em relação à participação no Concrete Show?

Rodrigo Kazuma: “No último ano, o mercado cresceu e fizemos avanços nos negócios, ajustando e desenvolvendo continuamente nossa estratégia de negócios no país e aumentando de forma consistente a participação da empresa no mercado brasileiro.  

Estamos felizes em comemorar os 30 anos da Zoomlion em um evento do setor, onde poderemos apresentar nossa linha de equipamentos voltados a transporte e bombeamento de concreto e receber nossos clientes para comemorar nosso sucesso juntos.”

O que a empresa apresentará no evento? Algum lançamento ou inovação tecnológica que possamos antecipar?

Rodrigo Kazuma: “Vamos apresentar novos modelos de bombas-lança de concreto, que já estão sendo comercializadas, com novas configurações e modernização dos projetos. 

São três versões: de 32 metros com quatro braços e de 36 metros com cinco braços, e nosso grande lançamento: a bomba lança de 40 metros com cinco braços.

Além disso, vamos apresentar as novas auto bombas e bombas estacionárias, que foram lançadas neste ano e já estão sendo comercializadas no mercado brasileiro.”

Mais sobre o Concrete Show 2022

Ficou interessado em conhecer os lançamentos da Zoomlion? Então, não deixe de se credenciar para o Concrete Show 2022? 

Não perca a principal feira da cadeia construtiva da América Latina! Faça sua inscrição gratuita aqui ou compre seu ingresso para o congresso Construindo Conhecimento.

Nos vemos lá!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar