O Concrete Show 2022 foi um sucesso! De 9 a 11 de Agosto, 18.000 visitantes tiveram contato com as mais de 300 marcas expositoras e 200h de conteúdo durante os três dias do evento da cadeia construtiva.
Importantes entidades do setor estiveram presentes no evento com estandes e conteúdo no congresso “Construindo Conhecimento”.
Confira o que as associações e institutos trouxeram para o Concrete Show 2022 e fique atento nas redes sociais para já se preparar para o Concrete Show 2023!
ABCIC
A Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto é um grande embaixador da construção pré-fabricada no Brasil. A presidente executiva da Abcic, Íria Doniak, fez a abertura do seminário “Avanços e Viabilidade da Pré-fabricação em Concreto na América Latina” no Construindo Conhecimento, destacando que a discussão acerca do tema foi iniciada na última edição do Concrete Show e que foi um pedido do público dar sequência ao assunto, “Hoje trouxemos aqui palestrantes renomados, com experiências internacionais para nos atualizar sobre o tema”.
A palestra “Os avanços da pré-fabricação em concreto na América Latina e sua viabilidade – Cases Reais” foi ministrada pelo palestrante chileno Eng. Rodrigo Sciaraffia – Fundador e Diretor Regional LATAM da Discovery Precast. Na continuação, o Eng. Augusto Guimarães Pedreira de Freitas falou sobre “A pré-fabricação em concreto, o projeto e as possibilidades da construção modular com uso de painéis.”
ABESC
A ABESC – Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem, tem como associadas empresas Prestadoras de Serviços de Concretagem e empresas fornecedoras de equipamentos, materiais e insumos utilizados no preparo, transporte e lançamento do concreto dosado em central.
Durante o primeiro dia do Construindo Conhecimento, apresentou o Congresso Internacional de Pavimento Urbanos, com participação internacional do Engenheiro colombiano Diego Jaramillo Porto, os sócios da Ecocreto, Nestor de Buen Unna e Alejandro Vázquez Gomez, direto do México, apresentaram a solução como a primeira do mercado 100% permeável e ecológica.
No segundo dia, ocorreu o “Seminário de Paredes de Concretos para Edifícios Altos”. A abertura do encontro foi feita por Eric Cozza, responsável pelo setor de comunicação de paredes de concreto do Núcleo, um ambiente criado pela SIGNO Engenharia de Processos para organizar informações, serviços e discussões, além de mostrar boas soluções e resultados no uso do sistema construtivo de parede de concreto moldada no local.
IBI
O IBI – Instituto Brasileiro de Impermeabilização é uma entidade técnica sem fins lucrativos que tem como finalidade principal o estudo, a pesquisa, o desenvolvimento de produtos, serviços e do mercado de produtos químicos voltados para construção civil.
Ainda no primeiro dia do “Construindo Conhecimento” aconteceu o Seminário do Instituto Brasileiro de Impermeabilização (IBI). O presidente do IBI, José Miguel Morgado abordou os aspectos técnicos da Norma de Impermeabilização (NBR 9575).
Também no último dia, a palestra Certificação de Produtos e Sistemas de Impermeabilização foi ministrada por José Miguel Morgado, diretor Executivo do IBI.
ABP
A Associação Brasileira de Protensão (ABP) surgiu da vontade de fortalecer o setor. São a união das empresas brasileiras que fazem parte da cadeia do concreto protendido.
Guilherme Laini Silveira, coordenador Técnico da ABP e diretor Executivo da Optima Estrutural, ministrou a palestra “O fenômeno da protensão”, durante a tarde do último dia do congresso “Construindo Conhecimento”.
SENAI
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial também marcou presença no Concrete Show 2022. A referência nacional no apoio à tecnologia e inovação em empresas industriais de todos os portes e segmentos, esteve com a Escola Móvel de Energias Renováveis – com o objetivo de promover a transformação digital nas empresas do setor de construção civil e mostrar o potencial do país no uso de energias renováveis.
Já no “Construindo Conhecimento” a participação do SENAI foi com a palestra “Jornada Senai de Transformação Digital na Construção Civil” ministrada por Brendon Donizete da Silva – supervisor de Projetos e Tecnologia do Senai. Indagado sobre a importância do SENAI conduzir o aprendizado técnica para a próxima geração de profissionais, Brendon nos conta da necessidade de alinhamento entre o modelo de negócios, da tecnologia e da mão-de-obra qualificada: “As tecnologias se tornaram acessíveis, de alguma forma, nós temos que nos preocupar com o capital humano, pela tecnologia e pelo modelo de negócio. Se pensarmos nesses 3 eixos, vendo se o meu modelo de negócios atende essa transformação digital, se as tecnologias vão ser absorvidas, e para isso, é necessário um planejamento financeiro e estratégico e a própria mão de obra que tem que se atualizar para essa nova tecnologia, novos processos e conhecimentos, está a importância de absorvermos essa educação.”
Esperamos vocês em 2023, de 8 a 10 de Agosto! Continue acessando o Concrete Show Digital e fique por dentro dos conteúdos e novidades mais importantes do setor!