O canteiro de obras é conhecido por ser um ambiente repleto de atividades, sons e profissionais.

No entanto, muitas vezes, essa dinamicidade pode levar a um cenário de caos, dificultando a execução das tarefas e comprometendo a eficiência do projeto.

Logo, uma organização adequada é fundamental para garantir o bom andamento das obras, melhorar o ritmo de trabalho e evitar contratempos desnecessários.

Para entender mais sobre como organizar o canteiro, entrevistamos Débora de Camargo Cavalheiro, Mestre em Engenharia Civil e Urbana e professora dos cursos de Engenharia da Universidade Santo Amaro (Unisa). Confira!

A importância de um canteiro de obras bem organizado em projetos de construção civil

Trabalhar em um canteiro de obras bem organizado é fundamental para o correto desenvolvimento dos projetos de construção civil. Cavalheiro destaca a importância do planejamento e de dedicar um tempo adequado para ele:

“Esse processo, muitas vezes, é entendido de forma equivocada como perda de tempo, mas não é. Assim, é possível prever custos, cronograma de obra, curvas de insumos e recursos, entre outras etapas”, explica.

Ela acrescenta que um canteiro de obras bem organizado precisa se atentar aos fluxos de materiais e recursos humanos garantindo a segurança de todos.

“Além de ser estratégico em seus locais de armazenamento e produção para que seja mais produtivo e também não demande esforço desnecessário do operário, já que se trata de uma atividade fisicamente extenuante”, opina.

Cavalheiro aponta ainda que fluxos bem organizados culminam em uma menor perda de material, “produzindo assim uma quantidade menor de resíduos, o que resulta também em um canteiro mais sustentável.”

Os principais desafios enfrentados ao organizar um canteiro de obras e como superá-los

Para falar sobre os desafios enfrentados ao organizar um canteiro de obras, Débora Cavalheiro destaca, em um primeiro momento, a cultura empresarial, ou seja, como a direção enxerga o processo produtivo da empresa.

“A construção civil ainda é muito arcaica em alguns canteiros. Temos um panorama muito heterogêneo quando falamos de construção civil brasileira. Alguns desafios da construção civil são muito localizados e demandados pelo contexto do caso em questão”, analisa nossa entrevistada.

Segundo ela, a cadeia de fornecedores, disponibilidade e formação da mão de obra são desafios importantes. 

“Outro ponto é o contexto de empreendimentos residenciais em grandes cidades em que a obra é feita em um terreno muitas vezes pequeno, entre outros edifícios, isso dificulta a mobilidade de opções de layout e armazenamento no canteiro”, pontua.

“Ou, por exemplo, acessos a vias públicas muito estreitos ou com legislação de tráfego mais restrita. O que demanda um planejamento de fluxo de entrega de insumos versus controle da produção mais rigoroso”, complementa a docente.

Fatores-chave a serem considerados ao selecionar o local do canteiro de obras

Conforme a professora relata, na hora de escolher o local para o canteiro de obras é importante levar em consideração questões como decisões de incorporação e de produto imobiliário. 

“O empreendimento de construção civil é decidido, entre outros fatores, por uma questão de mercado. Obviamente também pela viabilidade técnica para a construção”, ressalta.

Desta maneira, o gestor do canteiro de obras precisará se adequar ao contexto, levando em consideração aspectos como localização na cidade, disponibilidade de área, projeção do edifício, topografia, entre outros. 

“Isso fica ainda mais complexo quando tratamos de empreendimentos em grandes cidades como São Paulo, em que há pouca mobilidade para criação do layout”, exemplifica a entrevistada.

“Já quando falamos de layout dentro deste terreno é importante garantir segurança e agilidade nos processos, além da preservação adequada dos materiais armazenados”, acrescenta.

Diretrizes e normas regulatórias que regem a organização de canteiros de obras na construção civil

Sobre as diretrizes que regem a organização dos canteiros de obras, Cavalheiro aponta a importância das normas regulamentadoras, com ênfase para a NR 18.

“Outra normativa importante são as resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) para descarte correto de resíduos de construção civil”, diz ela.

Como a tecnologia pode ajudar na organização e no acompanhamento de um canteiro de obras?

A principal tecnologia – e que mudou consideravelmente o mercado, segundo a especialista – foi a chegada do Building Information Modeling (BIM).

“O BIM é um processo criado para gerenciar informações em um projeto de construção em todo seu ciclo de vida”, ressalta a profissional.

“Essa ferramenta ajuda no planejamento do projeto, assim como no planejamento de risco, de custos e, principalmente, na geração de dados e indicadores para uma tomada de decisão mais técnica e embasada”, conclui a professora.

LEIA MAIS: