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Preparando uma nova contratação para o sucesso

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Oferecer treinamento contínuo aos colaboradores é fundamental para reter talentos. Confira as sugestões da fundadora da Quare, Carolina Valle Schrubbe.

Em um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico, preparar-se para uma nova contratação é essencial para o sucesso de qualquer empresa.

Afinal, contratar um novo membro para a equipe não se resume apenas a preencher uma vaga, mas sim selecionar cuidadosamente o profissional que contribuirá para o crescimento e a prosperidade do negócio. 

Para falar sobre este assunto importante, convidamos Carolina Valle Schrubbe, especialista em Desenvolvimento de Pessoas e fundadora da Quare Desenvolvimento e Negócios. Acompanhe abaixo!

A integração de novos funcionários no sucesso geral de um projeto de construção civil

A integração de novos funcionários é um procedimento comum realizado pelas empresas. Inclusive, este processo onde o colaborador se familiariza com a organização recebe um nome específico: onboarding.

“Essa etapa é crucial para construir relacionamentos, entender a dinâmica da equipe e cultivar o senso de pertencimento à organização”, comenta a entrevistada.

“A construção de uma equipe coesa e colaborativa, que se comunica com clareza e cumpre prazos e padrões de qualidade e segurança se inicia com uma integração eficaz”.

Carolina Schrubbe ressalta que, quando bem executado, o processo de integração promove a valorização do colaborador, traz clareza quanto aos papeis de cada um, aumenta o comprometimento e, por consequência, o desempenho geral.

Treinamento de orientação e responsabilidades de novos contratados

A especialista ressalta que é muito importante que os trabalhadores estejam preparados para exercer os seus papéis na empresa. 

“Isso começa com a descrição detalhada do cargo, dando ciência ao colaborador sobre o que se espera dele, incluindo tarefas, responsabilidades e expectativas da organização”, explica.

Conhecer as métricas de desempenho desde o início do contrato de trabalho também é fundamental, pois, segundo Schrubbe, elas fornecem um caminho claro para o novo contratado entender o que é ter sucesso em sua função.

“Apesar da cultura da empresa e das rotinas do dia a dia serem percebidas desde o primeiro contato do candidato com a vaga, vale realizar apresentações sobre a história, o propósito e os valores da organização”, orienta.

Além disso, é fundamental realizar uma integração ativa do novo funcionário em projetos que permitam o relacionamento intersetorial. “É uma boa estratégia para que o colaborador conheça a empresa como um todo”, acrescenta.

Falando especificamente sobre o setor da construção civil e o trabalho desenvolvido nos canteiros de obras, para se ter um ambiente de trabalho seguro e produtivo, a convidada aponta que é essencial promover uma cultura de segurança proativa.

“É de grande importância abordar procedimentos de segurança específicos, treinamento em equipamentos e ferramentas, além de fornecer informação sobre legislação e regulamentos”, lembra.

Os benefícios de oferecer treinamento contínuo para os novos funcionários

Carolina Schrubbe lembra que os profissionais estão em busca de constante aprendizado.

Inclusive, segundo ela, um considerável número de colaboradores tem renunciado aos empregos devido à falta de oportunidades para desenvolver habilidades e adquirir novos conhecimentos dentro do ambiente de trabalho atual.

“Oferecer treinamento contínuo é mais que uma forma de reter talentos, é também uma maneira de desenvolver e ter em seu quadro grandes profissionais instigados a permanecer pela oportunidade de aprendizado”, destaca.

Os principais desafios enfrentados pelos novos funcionários na indústria da construção

De acordo com a especialista, a falta de experiência prática, a necessidade de rápido aprendizado e a adaptação em um ambiente de trabalho dinâmico com demandas físicas e mentais intensas são desafios comuns para os novos funcionários da indústria da construção.

“É claro que são desafios que podem ser minimizados e até superados por meio de treinamento, mentoria, comunicação organizacional e preocupação da empresa com a segurança e a saúde mental”, comenta.

A contribuição da inclusão de tecnologias para a preparação eficaz de novos colaboradores

Entre as possibilidades de treinamento para motivar a aprendizagem dos colaboradores, Schrubbe destaca:

“Oportunizar diferentes experiências, maneiras ágeis de aprender, exposições dialogadas, interações dinâmicas, aprendizagem on the job, simulações de cenários reais de trabalho, oportunidade de aprender e aplicar conhecimentos de forma prática”, cita.

Ela destaca que, apesar de no mundo organizacional a tecnologia agregar muito valor, o contato humano ainda é essencial.

Indicadores para avaliar a eficácia do programa de preparação de novas contratações

Na opinião da entrevistada, “um programa cumpre seu propósito quanto atinge o resultado”. Logo, antes de se pensar em indicadores, é preciso ter clareza quanto ao resultado esperado no programa de preparação.

Ela cita alguns indicadores que podem servir como parâmetro de avaliação:

  • Percentual de colaboradores que permanecem na empresa em um determinado período;
  • Adequação do comportamento do colaborador à cultura da empresa;
  • Desempenho individual;
  • Feedback durante o período de experiência;
  • Pesquisa com o novo colaborador sobre a qualidade do processo de integração.

“Esses indicadores fornecem uma visão abrangente do impacto do programa na integração e desempenho dos novos contratados e podem sofrer ajustes conforme a necessidade de cada empresa”, finaliza. 

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