A segurança é um aspecto fundamental em qualquer ambiente de trabalho e na construção civil não é diferente.
A exposição a riscos é uma realidade constante nesse setor, tornando o treinamento de segurança essencial para proteger a equipe e evitar acidentes graves.
Para falar sobre o assunto, conversamos com Rafael Santos, Engenheiro Civil e Diretor da 2xR Engenharia. Acompanhe o artigo a seguir para saber mais!
Requisitos legais relacionados aos treinamentos de segurança no local de trabalho na construção civil
O trabalhador da construção civil, independente da atividade desempenhada (mestre de obras, servente, carpinteiro, pintor, entre tantas outras), está exposto a duas condições:
- Risco: probabilidade de acontecer um evento indesejável;
- Perigo: potencial de causar danos/gravidade do acidente ou da doença ocupacional.
“Sendo assim, temos que conhecer antecipadamente quais os ‘riscos’ e ‘perigos’ da atividade laboral a ser realizada e também quais as condições do ambiente físico onde será realizado a atividade laboral”, explica Rafael Santos.
Ele ressalta que os requisitos legais relacionados aos treinamentos de segurança dependem da atividade e do risco, sendo os mais comuns: integração, procedimento e atendimento às normas regulamentadoras (NRs 1, 5, 6, 10, 11, 12, 18, 33 e 35).
Principais tópicos que devem ser abordados em um programa de treinamento de segurança para equipes de obra
Rafael Santos destaca que, conforme a NR 1 – Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais, cada empresa precisa elaborar o seu próprio Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) com duas planilhas principais, a de Inventário de Risco e a de Plano de Ação.
“A empresa contratante tem por obrigação da legislação enviar à empresa contratada antecipadamente ao início das obras as informações de Risco e Perigos + Plano de Ação para o local onde será executada a obra”, informa o entrevistado.
“Diante dos riscos e perigos aos quais a equipe de obras estará exposta, se elabora um programa de treinamento de segurança informando os principais tópicos”, acrescenta ele.
Nestes tópicos está incluído a análise de riscos, conscientização acerca dos Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva (EPIs e EPCs) que devem ser usados, prevenção e sinalização e bloqueio necessários.
Além disso, o programa de treinamento precisa de lista de presença, objetivo, conteúdos, atividades aplicáveis e avaliação de eficácia.
Como escolher o treinamento de segurança adequado para a sua equipe de obra?
Conforme explica Rafael Santos, “o treinamento de segurança adequado é aquele que atende o conteúdo legal e a metodologia é voltada ao público de modo a garantir a eficácia da aprendizagem e estrutura necessária ao desenvolvimento”.
Sobre os critérios que devem ser considerados ao escolher um treinamento de segurança, o entrevistado destaca o atendimento ao conteúdo, proficiência do instrutor, estrutura para desenvolvimento e verificação da eficácia.
Melhores práticas para engajar os trabalhadores no treinamento de segurança e incentivá-los a adotar medidas seguras
Incentivar os trabalhadores da construção civil a adotar medidas seguras por meio do Diálogo Diário de Segurança (DDS) é a melhor forma de engajá-los na causa, segundo o diretor da 2xR Engenharia.
“Crie um espaço para um diálogo curto ao início do expediente informando os riscos e perigos do trabalho e como evitá-los, incentivando a equipe sobre as melhores práticas de segurança”, orienta o profissional.
Como lidar com desafios comuns na implementação de programas de treinamento de segurança?
Na opinião do entrevistado, a resistência surge quando não se tem uma cultura de segurança clara e eficaz na empresa.
“Dessa maneira, ter uma política de consequência nítida e objetiva é fundamental”, opina ele.
“Conforme requisitos legais, a empresa não pode deixar faltar recursos de segurança para o trabalhador e ele não pode ser resistente às normas, uma vez que o funcionário recebeu os treinamentos e os EPIs necessários”, complementa.
Papel que a liderança desempenha na promoção de uma cultura de segurança no local de trabalho
Os coordenadores das obras desempenham um papel fundamental quando o assunto é a promoção da segurança nas obras.
“Os líderes devem ter conhecimento, envolvimento e assegurar o atendimento às normas e regras, bem como ter sensibilização de percepção de risco, ser exemplo e promover a cultura de cuidado”, finaliza o convidado.
E já que o assunto é a segurança nas obras da construção civil, você sabe o que significam as diferentes cores de capacetes utilizados pelos trabalhadores? Confira em nosso conteúdo!