Concrete Digital faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Revestimentos de alto desempenho sobre pisos industriais

RAD.jpg
Os RAD são de extrema importância para uma série de projetos, trazendo benefícios e especificações próprias. Saiba mais neste artigo!

Também chamados de RAD, os revestimentos de alto desempenho são utilizados em locais que precisam de maior resistência, como em pisos industriais

Seja para suportar um alto fluxo de pessoas, maquinário ou veículos, os revestimentos de alto desempenho são essenciais para garantir uma construção segura e eficiente.

Para entender mais sobre o tema, conversamos com o engenheiro Levon Hagop, presidente da ANAPRE – Associação Nacional de Pisos e Revestimentos de Alto Desempenho. 

Vamos entender mais do assunto? Siga lendo abaixo!

O que é revestimento de alto desempenho?

Levon nos explica que os RAD são “compostos de resinas e agregados minerais ou sintéticos com o objetivo de agregar características especiais ao sistema de piso."

Assim, tais estruturas ganham maior estabilidade e capacidade de suportar atritos e peso para diferentes fins.

Para que utilizar o revestimento de alto desempenho?

Como vimos, o revestimento de alto desempenho pode ter diversas finalidades. O presidente da ANAPRE explicou mais sobre elas:

“Originalmente usado em ambientes industriais com o objetivo de nutrir demandas específicas de ambientes hostis, aos poucos têm sido adotado em áreas comerciais e residenciais tais como cozinhas industriais e garagens”, observa.

Ele também destacou diferentes características dos revestimentos de alto desempenho. Confira:

  • “Mecânicas:  resistência à abrasão / impacto / escorregamento;”
  • “Condições de higiene: facilidade de limpeza / contato com alimentos;”
  • “Resistência química específica / controle microbiológico;”
  • “Choque térmico;”
  • “Condutividade elétrica – dissipação;”
  • “Aspectos arquitetônicos: demarcação / refletância.”

Quais vantagens de usar os RADs?

Levon também apontou alguns dos benefícios que o uso de revestimentos de alto desempenho trazem.

"Ele complementa eventuais deficiências específicas do piso de concreto industrial tornando o conjunto chamado de sistema piso mais adequado para a operação em questão, agregando as características relacionadas acima”, explicou.

Ele prossegue: “Muitas vezes as aplicações ocorrem sobre pisos existentes, recuperando os mesmos e prolongando a sua vida útil.”

Quais cuidados ao aplicar os revestimentos de alto desempenho?

Por fim, perguntamos ao representante da ANAPRE quais são as principais precauções que devem ser tomadas para aplicar os RADs. Confira as dicas do especialista:

"Devem ser seguidas orientações do fabricante, a equipe deve ter recebido treinamento específico, estar equipada de equipamentos e ferramentas adequadas”, diz.

Ele conclui: “Uma das etapas mais importantes é a fase de preparação do substrato, eliminando contaminações superficiais e adequando o perfil de rugosidade à necessidade de cada tipo de revestimento.”

Se você quer saber mais sobre o tema, a ANAPRE preparou recentemente uma live específica sobre o assunto. Aproveite e confira também nosso artigo “Piso industrial de concreto: melhores práticas”.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar