Concrete Digital faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Pré-fabricação de concreto: construção modular com painéis

Article-Pré-fabricação de concreto: construção modular com painéis

Pré-fabricação de concreto construção modular com painéis.jpg
Fundador e diretor regional LATAM da Discovery Predcast, o engenheiro Rodrigo Sciaraffia abordou o tema na Concrete Show 2022. Saiba como foi!

Vindo diretamente do Chile, o engenheiro Rodrigo Sciaraffia, fundador e diretor regional LATAM da Discovery Predcast, foi um dos palestrantes que marcaram presença no Concrete Show 2022.

Em sua palestra, Sciaraffia compartilhou com nossa plateia seus conhecimentos sobre a pré-fabricação de concreto na construção modular com painéis.

Acompanhe abaixo um resumo sobre os principais pontos abordados na apresentação do especialista durante o evento. Boa leitura!

Os primeiros contatos de Sciaraffia com os concretos pré-fabricados

Sciaraffia iniciou a sua fala contando uma história que reflete a importância das pessoas e seu papel na transformação da indústria e na promoção da construção industrializada com concreto pré-moldado.

“Eu não nasci um pré-fabricante de concreto, mas me transformei em um!”. Com essa frase o palestrante iniciou o seu discurso, falando ao público um pouco sobre sua trajetória profissional.

Sciaraffia contou que, no decorrer de sua carreira, trabalhou com mineração, planta de cofragem, concreto autoconsolidante em túneis e obras civis, de modo geral.

O chileno contou que o seu primeiro contato com pré-fabricados aconteceu em 2008, quando ele foi contratado para gerenciar a obra de um viaduto na cidade de Santiago, a capital de seu país.

De acordo com ele, foi essa experiência que o fez expandir os pensamentos e vislumbrar novos horizontes.

Segundo o engenheiro, o projeto do viaduto em Santiago continha 938 vigas pré-moldadas de concreto protendido e 109 seções de 8 e 9 vigas, com 20 a 35 metros de comprimento.

Para o engenheiro, que nunca tinha trabalhado com estruturas pré-fabricadas, participar de um projeto de tamanha magnitude foi uma experiência que deu novos rumos à sua carreira.

“Desde então, me dediquei a saber mais sobre esse modelo e descobri infinitas possibilidades”, destacou Sciaraffia.

Possibilidades de aplicação do concreto pré-fabricado

Em segundo momento de sua apresentação, Sciaraffia comentou sobre as inúmeras possibilidades de aplicação do concreto pré-fabricado.

“Podemos utilizá-lo em obras diversas, como pontes, estádios, casas, prédios… Enfim, é um método veloz, menos custoso, mais limpo e que proporciona melhor coordenação na obra”, observou o engenheiro.

No decorrer da palestra, Sciaraffia apresentou alguns cases de obras com concreto pré-fabricado que foram realizadas ou estão em andamento na América Latina. Entre elas, se destaca a construção de um prédio arranha-céu com 50 andares, no Chile.

O palestrante também comentou sobre os países que mais utilizam os concretos pré-fabricados em suas edificações. Segundo ele, na América Latina, o Brasil e o México estão se destacando.

Principais benefícios da construção com pré-fabricados

Sciaraffia também apresentou os principais benefícios que as construtoras têm quando utilizam concretos pré-fabricados.

De acordo com o especialista, as vantagens são:

  • Maior certeza em prazo e custo;
  • Redução do tempo de construção;
  • Redução de resíduos liberados no meio ambiente;
  • Diminuição dos erros e acidentes de trabalho;
  • Melhor gestão da seguridade laboral e da qualidade da obra;
  • Maior rentabilidade no projeto; e
  • Melhor gestão e trânsito da cadeia de valor.

Projeções para o uso de pré-fabricados no futuro

Tendo em vista os benefícios que os pré-fabricados proporcionam, Sciaraffia acredita que eles deveriam ser mais utilizados nas edificações.

Projetando o futuro, ele faz um alerta para as empresas da área e instituições, como universidades e centros de pesquisas: 

“Precisamos de forças para que surjam novas entidades, novas pesquisas, estudos e, consequentemente, incentivos. Hoje, 95% do mercado ainda constrói sem pré-fabricados em concreto, ou seja, ainda há muito o que ser feito”.

Gostou de saber mais deste assunto? Se sim, aproveite e compre o acesso a essa e outras palestras do Construindo Conhecimento, congresso realizado no Concrete Show 2022!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar