Concrete Digital faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Paredes de concreto em prédios altos

A técnica agrega racionalidade e custo competitivo nas construções.

O uso de paredes de concreto ganhou relevância na última década por seu uso em habitações populares do Governo Federal.

Porém, muitas construtoras passaram a utilizar o sistema também em prédios habitacionais mais altos, voltados a outros segmentos.

Como a parede de concreto tem sido usada atualmente no Brasil e no mundo?

O sistema já é aplicado por construtoras de todo o país para empreendimentos com mais de 20 andares há mais de 10 anos. O recorde nacional no uso desse sistema é na construção de um edifício de 50 andares.

Já em nível global, o sistema é amplamente usado em mais de 100 países, sendo aplicado tanto em casas térreas como sobrados e edifícios baixos e altos

Quais são as vantagens da técnica de paredes de concreto?

A técnica agrega racionalidade e custo competitivo nas construções, em especial para empreendimentos de alta repetitividade, com necessidade de padronização e rapidez na construção.

Na construção com paredes de concreto, a estrutura e a vedação são formadas por um único elemento, que é moldado no local da obra. Outra vantagem é a velocidade de execução, o que impacta diretamente na redução de custos e no cumprimento de prazos. 

Segundo especialistas, a técnica de paredes de concreto permite que etapas como as instalações elétricas sejam feitas em metade do tempo regular. Ela também auxilia na redução da geração de resíduos da construção, diminuindo em até 50% quando comparados com o uso da alvenaria estrutural.

O projetista é quem define a espessura da parede de concreto, em função das cargas existentes e da resistência do concreto.  Mas a NBR-16.055 define as especificações necessárias para se projetar as paredes de concreto com segurança.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar