Concrete Digital faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Como otimizar sua obra com as novas tecnologias de instalação elétrica

Como otimizar sua obra com as novas tecnologias de instalação elétrica.jpg
Para otimizar sua obra é preciso desenvolver soluções inovadoras, eficientes e modernas que tragam mais conforto e comodidade ao público. E, quando o tema é instalação elétrica, isso é ainda mais importante. Confira!

A energia elétrica é extremamente importante para a sociedade. Por conta disso, nos últimos anos, diversas tecnologias de instalação elétrica têm sido desenvolvidas para atender a demanda crescente de consumo.

Portanto, para otimizar a sua obra é preciso desenvolver soluções inovadoras, eficientes e modernas que tragam mais conforto e comodidade ao público final e, é claro, não prejudiquem o meio ambiente.

Para explicar um pouco mais sobre como otimizar as obras com as novas tecnologias de instalação elétrica, conversamos com o Engenheiro Eduardo Clasen Inacio, coordenador BIM da Inova Engenharia.

Vamos conferir? Continue conosco!

Quais são as novas tecnologias no que se refere à instalação elétrica para a construção civil?

Um dos grandes benefícios da transformação digital é que podemos utilizar novos conhecimentos e tecnologias para criar alternativas criativas e inovadoras. Podemos notar um bom crescimento (principalmente no que diz respeito às pesquisas de desenvolvimento) de novas soluções em instalações elétricas.

Dentre todas as novas tecnologias, o Engenheiro Eduardo Clasen Inacio cita duas principais, as quais podem otimizar as obras na construção civil. Confira quais são elas.

Energia fotovoltaica

De uma forma bem resumida, a energia fotovoltaica tem como fonte a luz solar. Ou seja, os painéis solares, durante o dia, captam a luz do sol e a transformam em energia elétrica. Ela é renovável, econômica e promove a diminuição do desmatamento, estimulando o uso de recursos naturais.

Automação elétrica e residencial

Na automação elétrica e residencial há a utilização de dispositivos que controlam as chamadas “casas inteligentes”. Dessa maneira, é possível conectar o celular (ou qualquer outro dispositivo móvel) para realizar diversas atividades a distância, por meio de aplicativos, como:

  • controlar a temperatura dos climatizadores;
  • ligar e desligar eletroeletrônicos;
  • controlar sistemas de segurança e de prevenção de incêndios;
  • acender ou apagar as luzes; e
  • muito mais.

Como essas tecnologias de instalação elétrica podem ser úteis para toda a sociedade?

As novas tecnologias de instalação elétrica podem ser benéficas tanto aos construtores quanto aos futuros moradores. De acordo com Eduardo, a aplicação da energia fotovoltaica e os dispositivos de automação trazem as seguintes vantagens:

  • construtor: tanto a tecnologia fotovoltaica quanto a automação é uma maneira para tornar o empreendimento mais atrativo. Além disso, é uma boa alternativa para atender às demandas do consumidor moderno, que está cada dia mais inovador e preza pelo conforto e qualidade de vida;
  • proprietários: ao utilizar a energia fotovoltaica há uma boa economia na conta de energia elétrica; já os dispositivos de automação trazem mais comodidade e conforto para controlar os sistemas mesmo a distância.

Como essas novas tecnologias podem tornar a construção civil mais sustentável?

Um dos maiores benefícios de investir nas novas tecnologias de instalação elétrica na construção civil é que elas tornam o setor ainda mais sustentável. Isso é ótimo para o meio ambiente e para o futuro das gerações.

“Essas novas tecnologias contribuem para o meio ambiente. No caso da energia solar fotovoltaica, ela é considerada limpa e silenciosa. Já os dispositivos de automação contribuem para um uso mais consciente de energia, pois auxiliam na eficiência energética da edificação”, destaca Eduardo.

Quais tendências já estão sendo implementadas em outros países e o que pode surgir em um futuro próximo?

No Brasil, as novas tecnologias de instalação elétrica ainda estão sendo implementadas. Em países mais desenvolvidos, ela já é uma realidade. “Nos outros países, tanto a utilização da energia fotovoltaica quanto dos dispositivos de automação já é muito difundida”, relata Eduardo.

Um dos principais critérios para que essas novas tecnologias ainda não sejam uma realidade para todos os novos empreendimentos (e que pode melhorar a longo prazo) é o custo elevado de implementação.

No entanto, de acordo com Eduardo, “A tendência é que, ao longo do tempo, a implementação dessas tecnologias tenha um custo de implementação ainda menor, tornando o acesso a essas tecnologias cada vez mais fácil”.

O que saber antes de planejar a instalação elétrica da obra com as novas tecnologias?

É preciso fazer muita pesquisa, ter um bom planejamento e querer investir na infraestrutura. Eduardo ressalta: “É importante avaliar a estrutura da edificação para validar se ela suporta o peso dos módulos (energia fotovoltaica). Da mesma maneira, é necessário investir em infraestruturas que suportem a instalação dos sistemas (automação)”.

Eduardo também alerta que é muito importante que a instalação dessas tecnologias seja feita por profissionais capacitados. Afinal, isso garantirá o perfeito funcionamento dos sistemas e, com isso, garantir a satisfação do cliente”.

Você gostou de aprender como otimizar a sua obra com as novas tecnologias de instalação elétrica? Se sim, que tal complementar o seu estudo fazendo o download do nosso e-book sobre: maquinário e tecnologia na construção civil: inovar para conquistar. Boa leitura!

 

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar