A energia elétrica é extremamente importante para a sociedade. Por conta disso, nos últimos anos, diversas tecnologias de instalação elétrica têm sido desenvolvidas para atender a demanda crescente de consumo.
Portanto, para otimizar a sua obra é preciso desenvolver soluções inovadoras, eficientes e modernas que tragam mais conforto e comodidade ao público final e, é claro, não prejudiquem o meio ambiente.
Para explicar um pouco mais sobre como otimizar as obras com as novas tecnologias de instalação elétrica, conversamos com o Engenheiro Eduardo Clasen Inacio, coordenador BIM da Inova Engenharia.
Vamos conferir? Continue conosco!
Quais são as novas tecnologias no que se refere à instalação elétrica para a construção civil?
Um dos grandes benefícios da transformação digital é que podemos utilizar novos conhecimentos e tecnologias para criar alternativas criativas e inovadoras. Podemos notar um bom crescimento (principalmente no que diz respeito às pesquisas de desenvolvimento) de novas soluções em instalações elétricas.
Dentre todas as novas tecnologias, o Engenheiro Eduardo Clasen Inacio cita duas principais, as quais podem otimizar as obras na construção civil. Confira quais são elas.
Energia fotovoltaica
De uma forma bem resumida, a energia fotovoltaica tem como fonte a luz solar. Ou seja, os painéis solares, durante o dia, captam a luz do sol e a transformam em energia elétrica. Ela é renovável, econômica e promove a diminuição do desmatamento, estimulando o uso de recursos naturais.
Automação elétrica e residencial
Na automação elétrica e residencial há a utilização de dispositivos que controlam as chamadas “casas inteligentes”. Dessa maneira, é possível conectar o celular (ou qualquer outro dispositivo móvel) para realizar diversas atividades a distância, por meio de aplicativos, como:
- controlar a temperatura dos climatizadores;
- ligar e desligar eletroeletrônicos;
- controlar sistemas de segurança e de prevenção de incêndios;
- acender ou apagar as luzes; e
- muito mais.
Como essas tecnologias de instalação elétrica podem ser úteis para toda a sociedade?
As novas tecnologias de instalação elétrica podem ser benéficas tanto aos construtores quanto aos futuros moradores. De acordo com Eduardo, a aplicação da energia fotovoltaica e os dispositivos de automação trazem as seguintes vantagens:
- construtor: tanto a tecnologia fotovoltaica quanto a automação é uma maneira para tornar o empreendimento mais atrativo. Além disso, é uma boa alternativa para atender às demandas do consumidor moderno, que está cada dia mais inovador e preza pelo conforto e qualidade de vida;
- proprietários: ao utilizar a energia fotovoltaica há uma boa economia na conta de energia elétrica; já os dispositivos de automação trazem mais comodidade e conforto para controlar os sistemas mesmo a distância.
Como essas novas tecnologias podem tornar a construção civil mais sustentável?
Um dos maiores benefícios de investir nas novas tecnologias de instalação elétrica na construção civil é que elas tornam o setor ainda mais sustentável. Isso é ótimo para o meio ambiente e para o futuro das gerações.
“Essas novas tecnologias contribuem para o meio ambiente. No caso da energia solar fotovoltaica, ela é considerada limpa e silenciosa. Já os dispositivos de automação contribuem para um uso mais consciente de energia, pois auxiliam na eficiência energética da edificação”, destaca Eduardo.
Quais tendências já estão sendo implementadas em outros países e o que pode surgir em um futuro próximo?
No Brasil, as novas tecnologias de instalação elétrica ainda estão sendo implementadas. Em países mais desenvolvidos, ela já é uma realidade. “Nos outros países, tanto a utilização da energia fotovoltaica quanto dos dispositivos de automação já é muito difundida”, relata Eduardo.
Um dos principais critérios para que essas novas tecnologias ainda não sejam uma realidade para todos os novos empreendimentos (e que pode melhorar a longo prazo) é o custo elevado de implementação.
No entanto, de acordo com Eduardo, “A tendência é que, ao longo do tempo, a implementação dessas tecnologias tenha um custo de implementação ainda menor, tornando o acesso a essas tecnologias cada vez mais fácil”.
O que saber antes de planejar a instalação elétrica da obra com as novas tecnologias?
É preciso fazer muita pesquisa, ter um bom planejamento e querer investir na infraestrutura. Eduardo ressalta: “É importante avaliar a estrutura da edificação para validar se ela suporta o peso dos módulos (energia fotovoltaica). Da mesma maneira, é necessário investir em infraestruturas que suportem a instalação dos sistemas (automação)”.
Eduardo também alerta que é muito importante que a instalação dessas tecnologias seja feita por profissionais capacitados. Afinal, isso garantirá o perfeito funcionamento dos sistemas e, com isso, garantir a satisfação do cliente”.
Você gostou de aprender como otimizar a sua obra com as novas tecnologias de instalação elétrica? Se sim, que tal complementar o seu estudo fazendo o download do nosso e-book sobre: maquinário e tecnologia na construção civil: inovar para conquistar. Boa leitura!