Concrete Digital faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Acabamento em grandes obras: dicas importantes para evitar problemas

Acabamento em grandes obras - dicas importantes para evitar problemas.jpg
Garantir um excelente nível de acabamento é interessante para encantar os clientes e, dessa maneira, aumentar a lucratividade dos negócios. Confira neste artigo!

Você sabe como funciona o acabamento em grandes obras? Essa é uma das etapas mais importantes para agregar valor aos empreendimentos. 

Afinal, garantir um excelente nível de acabamento é interessante para encantar os clientes e, dessa maneira, aumentar a lucratividade dos negócios.

O acabamento é a parte da construção que fica exposta, sendo minuciosamente observada por todos. Portanto, além de garantir a beleza do imóvel, a qualidade do acabamento é essencial para promover funcionalidade e durabilidade ao empreendimento.

Para falar um pouco mais sobre o acabamento em grandes obras, conversamos com o arquiteto, urbanista e sócio-fundador do escritório Castarq, Lucas Daniel Castoldi. Vamos lá? Boa leitura!

Qual é a importância da fase de acabamento em uma obra de grande porte?

Se formos analisar a importância das fases de uma obra, certamente o acabamento não será o principal. Afinal, as etapas anteriores são até mais essenciais — como fundações, estrutura, alvenaria, impermeabilizações, instalações, dentre outras.

No entanto, garantir um ótimo acabamento é fundamental, pois é a fase principal em que o usuário leigo pode visualizar e ter contato direto com a obra. Assim, ela “Tem o poder de encantar ou decepcionar o cliente”, explica Castoldi.

Além disso, não importa se a obra é pequena, média ou grande: a variação do acabamento se dá em virtude do padrão da obra.

Por exemplo, em uma residência de alto padrão, você pode usar um porcelanato que custa R$ 500,00/m2, enquanto em uma casa padrão popular a restrição de custo te obriga a usar uma cerâmica de R$ 40,00/m2.

“Isso não quer dizer que o cliente do padrão popular não tem direito de exigir um bom acabamento. Certos critérios têm que ser respeitados, independentemente do padrão ou faixa de preço do imóvel”, reforça Castoldi.

Nesse aspecto, o arquiteto e urbanista também chama a atenção com relação à qualidade do acabamento. Para ele, “É inaceitável que o reboco de uma parede não esteja perfeitamente alinhado e aprumado, por mais modesto que seja o imóvel”.

Como é feito o acabamento em grandes obras e quais as diferenças para obras de menor porte?

Lucas Castoldi destaca que a maior diferença dos acabamentos em pequenas ou grandes obras se dá na gestão. 

Por exemplo, em pequenas obras, o responsável técnico consegue, sozinho, controlar o cronograma, acompanhar diretamente as equipes e fiscalizar a qualidade dos serviços.

Já para as obras de grande porte é necessário contar com equipes maiores. Assim, são diversos colaboradores trabalhando ao mesmo tempo e muitas atividades e fases diferentes acontecendo de forma simultânea.

Para ele, “Isso obriga a ter uma equipe de gestão mais estruturada e mais organizada, com maior padronização de processos e formalização dos controles de qualidade”, reforça Castoldi.

O que é preciso para que o acabamento de obras seja bem feito?

O grande segredo para garantir um bom acabamento em grandes obras é ter uma boa gestão. Afinal, conforme o porte da obra vai aumentando, mais funcionários são necessários. 

Para você ter uma ideia, há obras em que você precisa de 15 ceramistas trabalhando ao mesmo tempo, além de arquitetos, engenheiros, técnicos, estagiários, dentre outros.

Dessa maneira, é fundamental ter uma boa gestão, processos bem detalhados e um rigoroso sistema de controle. Assim, há a garantia de que todos:

  • estarão alinhados com os objetivos, cronograma, processos e fases da obra;
  • seguirão os mesmos processos;
  • entregarão o mesmo padrão de acabamento.

“O risco disso é que, às vezes, o excesso de documentação e controle acaba por burocratizar a atividade, afetando a capacidade de cumprir prazos ou ainda criando custos administrativos desnecessários”, sinaliza Castoldi.

Para ele, é preciso ter bom senso e encontrar um equilíbrio entre esses pontos,  sempre priorizando a qualidade acima dos custos e prazos.

Você também pode gostar de ler: acelerando obras e entregando imóveis antes do prazo: como ser ágil sem deixar a eficiência de lado.

Como evitar problemas com o acabamento em grandes obras?

Para garantir um excelente acabamento em grandes obras e evitar problemas, Castoldi cita três dicas principais. Conheça quais são elas.

1. Selecione e dimensione adequadamente as equipes de mão de obra em função do cronograma

É necessário ter profissionais qualificados, bem treinados e em número suficiente para realizar o serviço previsto. Caso contrário, você poderá perder o controle sobre a qualidade ou sobre os prazos.

2. Utilize materiais de boa qualidade e com certificação

Não é nenhuma novidade que, na construção civil, existe uma constante pressão para reduzir custos. No entanto, isso não pode resultar na aquisição de materiais de baixa qualidade ou que estejam fora dos padrões normativos. 

Portanto, é importante que o departamento de compras esteja muito alinhado com a engenharia, pois, às vezes, adquirir uma opção de menor custo pode representar um impacto muito negativo no acabamento final.

3. Tenha um bom acompanhamento e fiscalização desde o início da obra

Se uma obra começa de forma adequada, existe uma boa chance de terminá-la corretamente. No entanto, se ela começa errada, certamente vai terminar mal. 

Portanto, a fiscalização e o acompanhamento técnico dos serviços têm que ser rigorosos desde as etapas iniciais. Caso contrário, cria-se um acúmulo de erros, os quais são impossíveis de corrigir no acabamento.

Você gostou de aprender mais sobre o acabamento em grandes obras? Acompanhe nossas redes sociais e tenha acesso a mais conteúdos interessantes como este. Estamos presentes no Instagram, Facebook, LinkedIn e Youtube.

TAG: Acabamento
Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar