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Vantagens da comercialização de materiais de construção no e-commerce

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Utilizar a tecnologia nos negócios é uma alternativa interessante para as empresas, que podem garantir a lucratividade e concorrer com gigantes do mercado online. Confira!

A pandemia em virtude da Covid-19 mudou o comportamento do consumidor. Hoje, ele passa a pesquisar mais na internet antes de investir em uma compra e isso traz inúmeras facilidades. Por conta disso, as empresas estão investindo em comercializar materiais de construção no e-commerce.

Utilizar a tecnologia a favor dos negócios é uma alternativa interessante para todas as empresas. Afinal, elas podem garantir a lucratividade dos negócios e concorrer com gigantes do mercado, mesmo em tempos de isolamento social.

Da mesma maneira, é uma opção benéfica para o consumidor, pois ele pode pesquisar, tirar as suas dúvidas e comprar o que precisa no conforto da sua casa.

Para falar um pouco sobre a venda de material de construção pela internet, conversamos com o  sócio e responsável pelo setor financeiro da SI Advirors, Rony Susskind.

Boa leitura!

Como funcionam os e-commerces de materiais de construção?

A venda de material de construção pela internet é uma tendência que já está dando muito certo. Afinal, esse produto é muito fácil de comprar — diferentemente de algo que o cliente tem a necessidade de sentir, olhar de perto e tocar.

Para Rony Susskind, “o e-commerce tem uma vantagem gigantesca frente às lojas físicas, pois o custo é baixíssimo. Portanto, é muito comum o preço estar muito mais barato”. 

O especialista ainda ressalta que outro ponto interessante é a eficiência, pois o cliente pode comprar o material de construção pela internet e recebê-lo na mesma semana. 

Para Susskind, “os e-commerces vieram para incomodar, e muito, as grandes redes (lojas gigantes de material de construção)”.

O que empresas do meio devem saber antes de vender os materiais de construção pela internet?

Susskind ressalta que o principal é que as empresas fornecedoras de materiais desenvolvam uma nova mentalidade. É preciso promover a liberdade para que o e-commerce possa praticar o preço que desejar.

Os preços dos produtos ficam expostos para todos e isso ainda incomoda alguns lojistas. 

Ele conta que, atualmente, o fornecedor tem o poder de controlar o preço máximo e mínimo do seu produto. Portanto, Susskind pensa que essa é uma prática que precisa ser revista.

Por exemplo, existem empresas que tabelam os seus valores e que obrigam a loja on-line a vender o seu produto por um determinado valor. Assim, não há liberdade para praticar um valor mais baixo, por exemplo.

“Se existe um sonho é o e-commerce ser livre para praticar o preço que desejar (em geral, absurdamente mais barato do que lojas físicas). Eu acredito que a internet irá machucar muito os atuais gigantes do mercado”, provoca Susskind.

O que muda  na venda de materiais de construção no e-commerce para os consumidores?

Para Susskind, “o consumidor é o grande ganhador. Imagine que antes você tinha apenas 4 empresas ditando o preço e os produtos. Agora, com a internet, você tem acesso a uma gama muito maior”.

Então, o consumidor só tende a se beneficiar com a compra de materiais de construção de forma on-line. 

Afinal, ele pode pesquisar preços, tirar as suas dúvidas, avaliar a empresa e encontrar os produtos que realmente satisfaçam as suas necessidades sem precisar sair de casa.

Que outras novidades podem surgir no setor de venda de materiais de construção no e-commerce?

Já existem diversas novidades que podem ajudar as empresas a venderem mais no universo digital. No entanto, para aproveitar bem as oportunidades, faz-se necessário um investimento muito maior no marketing on-line por parte das empresas.

Afinal, é preciso criar uma boa autoridade de marca e investir mais (tempo e dinheiro) para que o consumidor encontre, na sua empresa, os produtos ideais que atendam às suas necessidades.

Nesse sentido, Susskind conta que o seu sonho é investir mais no universo on-line. 

Ele tem ideia de criar um vídeo profissional de cada um de seus produtos. Assim, para cada um deles, teria um vídeo explicando as suas características, como instalar, como fazer a manutenção, dentre outros.

Dessa maneira, “Você compraria um produto, mas ganharia junto o serviço completo do produto”, ele explica.

Isso tornaria o e-commerce extremamente completo e ajudaria os clientes a entenderem, na prática, como funciona determinado produto. 

Isso melhora a experiência que o consumidor tem com a empresa e ainda sanaria todas as suas dúvidas, conferindo se aquele produto é (ou não) o mais recomendado para atender às suas necessidades.

Então, ainda há muitas oportunidades para as empresas explorarem. “A Internet é a democracia do melhor. Com investimento baixo, mas dando um bom serviço e preço eu consigo concorrer de igual para igual com gigantes!”, ele finaliza.

Gostou de aprender mais sobre a venda de materiais de construção no e-commerce? Se sim, leia também: Imobiliárias virtuais: como vender imóveis por meios digitais?

 

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