Concrete Digital faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

O que saber antes de realizar a pavimentação com concreto permeável?

O que saber antes de realizar a pavimentação com concreto permeável.jpg
A tecnologia permite a infiltração da água no pavimento, o que proporciona uma série de benefícios. Confira!

Você já ouviu falar na pavimentação com concreto permeável? Ela é uma nova tecnologia, como o nome sugere, de concreto permeável. Dessa forma, permite com muita facilidade a infiltração da água e isso proporciona uma série de benefícios.

Para entender um pouco mais sobre o piso permeável de concreto, entrevistamos o sócio-diretor da GTJ Engenharia, Marcio Soubihe. Venha conosco e entenda mais sobre o assunto agora mesmo!

O que é a pavimentação com concreto permeável e qual a diferença para outras técnicas de pavimentação?

O concreto permeável (também conhecido como piso intertravado) é uma técnica utilizada para ciclovias, estacionamentos, áreas industriais, galpões, pátios, condomínios, estacionamentos, calçadas e estradas que permite a infiltração da água.

Ou seja: ele contribui para a diminuição do escoamento superficial — o que é extremamente importante para evitar problemas de inundações.

Para isso, são utilizadas peças pré-fabricadas de concreto poroso, pois elas permitem a infiltração da água da chuva.

“A principal diferença é que essas peças são porosas e permitem que o solo se mantenha permeável, ao contrário de outras técnicas (como o asfalto), que impedem a permeabilidade do solo”, explica Marcio Soubihe.

Como o concreto permeável é feito e quais são os principais benefícios dessa técnica?

De acordo com Marcio, o concreto permeável é feito de um composto de concreto granular com característica porosa, o que facilita a permeabilidade do solo. “Além de ser um material de fácil instalação, não gera resíduos e permite que praticamente toda a água seja infiltrada em sua composição”.

Além disso, existem outras vantagens para a sua utilização, tais como:

  • reduz a formação de poças d’águas nas rodovias;
  • controla o escoamento das superfícies pavimentadas;
  • permite o escoamento da água para recarga de águas subterrâneas;
  • diminui os efeitos das ilhas de calor;
  • protege os sistemas de drenagem;
  • impede que as impurezas e os metais pesados atinjam o lençol freático;
  • ajuda a diminuir enxurradas e enchentes;
  • e muito mais.

O que muda no processo de pavimentação e o que é preciso saber antes de iniciar o projeto?

O concreto convencional é impermeável, mais compacto e resistente. Afinal, quanto maior a resistência necessária, menor será a sua permeabilidade. Sendo assim, o concreto permeável tem o efeito contrário, pois permite a drenagem do solo.

“Na concepção do projeto para aplicação do concreto drenante é necessário considerar o tipo de solo e a quantidade de precipitação do local a ser instalado”, ressalta Marcio.

Por que vale a pena investir em concreto permeável?

O concreto permeável traz diversas vantagens. Marcio reforça quais são os principais motivos pelos quais vale a pena investir nessa técnica:

  • é um material de fácil instalação;
  • promove um baixo índice de manutenção;
  • tem alta durabilidade (quando bem instalado podendo ter uma vida útil de até 20 anos);
  • suporta desde cargas de pedestres até transportes pesados, como caminhões.

Além disso, nas palavras do especialista: “Trata-se de um material sustentável, pois utiliza poucos materiais em sua composição e na sua instalação”. Dessa forma, contribui com a sustentabilidade e o meio ambiente.

Que outras novidades semelhantes podem ser usadas na pavimentação?

“Outra novidade semelhante seria a aplicação de asfalto permeável ou também conhecido como asfalto poroso”, reforça Marcio.

Além disso, existem outras técnicas que se assemelham por garantir a permeabilidade do solo, como os pavimentos intertravados, ecopavimento, blocos de pedras com juntas abertas, dentre outros.

Você gostou de aprender mais sobre o que saber antes de realizar a pavimentação com concreto permeável? Se sim, que tal aproveitar para conferir também outro conteúdo que pode ser útil em seu dia a dia? Leia nosso artigo sobreA evolução do concreto: novidades que podem impactar o setor”. Boa leitura!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Registre-se para fazer download desse recurso

Registrar-se como membro de Concrete Digital lhe dá acesso a conteúdo premium incluindo revistas digitais, webinars, whitepapers e muito mais.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar