A transformação digital tem modificado inúmeras indústrias ao redor do mundo e a construção civil não é exceção.

Entre as tecnologias emergentes que estão moldando o futuro da construção, a impressão 3D se destaca como uma ferramenta inovadora, capaz de desafiar as limitações tradicionais e oferecer novas possibilidades de design e construção. 

Com a ajuda de Juliana Martinelli, fundadora e CEO da InovaHouse3D, vamos conhecer 3 projetos de construção extraordinários que utilizam a impressão 3D como sua pedra angular.

Esses projetos não apenas demonstram o potencial da impressão 3D na construção, mas também apontam para um futuro onde a criatividade e a tecnologia se unem para criar espaços inovadores e funcionais. Acompanhe para saber mais!

Impressão 3D: rapidez, eficiência, precisão e qualidade

De acordo com Juliana Martinelli, a tecnologia de impressão 3D na construção (3DCP) passa por 4 adjetivos principais: rapidez, eficiência, precisão e qualidade. Entretanto, por ser algo novo, ainda não consegue entregar tudo isso. 

“Esse é o real motivo de não termos milhares de construções feitas com essa metodologia, nem no Brasil e nem no mundo. Precisamos investir mais, e em mais projetos de pesquisa e desenvolvimento, para que possamos usufruir de todas as vantagens da impressão 3D no canteiro de obra”, analisa.

Os desafios de cada uma dessas características, segundo a entrevistada, estão ligados ao equilíbrio entre elas.

“Um dos maiores impasses das tecnologias de ponta, atualmente, é a industrialização do processo construtivo, ou seja, garantir a qualidade do produto final todas as vezes. Isso reflete em velocidade, eficiência e precisão”, comenta.

Ela explica que se o processo de determinada empresa/máquina não está rodando de maneira confiável, é impossível garantir a velocidade, a precisão, a qualidade e a eficiência. Sem falar no desperdício com os retrabalhos que serão necessários ao longo do caminho.

“Se você aumenta a velocidade, tendo em vista que essa é uma das características mais importantes do método, já que implica radicalmente na viabilidade econômica da obra 3D, você aumenta a complexidade do processo”.

“A mecânica e controle do maquinário precisa ser mais refinada e o material deve ter uma composição mais cara para conseguir atingir os parâmetros necessários mais rápido, e assim por diante. É um jogo de equilíbrio, como tudo em obra”, completa.

Trazendo diversas experiências e inovações para o setor, a 15ª edição do Concrete Show promete três dias intensos de muito conteúdo qualificado, networking e negócios. Marcas nacionais e internacionais apresentam seus lançamentos e novas tendências com as melhores soluções para o setor. Faça a sua inscrição gratuita!

ICON: empresa americana constrói casas e edifícios em 3D

A empresa americana de tecnologia de construção ICON, com sede em Austin, no Texas, ganhou a mídia nos últimos anos por utilizar uma impressora 3D, chamada Vulcan, para construir casas. 

Juliana Martinelli considera a ICON a empresa mais “disruptiva e relevante da metodologia” na atualidade.

“Acredito que o processo que eles desenvolveram é o mais viável mundialmente e a qualidade e precisão das obras são impressionantes”, opina.

Em 2023, Martinelli viajou para Austin para conhecer algumas obras feitas pela ICON.

“É surpreendente! A região de Austin possui a maior quantidade de m² impresso do mundo. E lá temos outras empresas de 3DCP surgindo e realizando projetos”, conta.

“Um lugar para ficar de olho e acompanhar as tendências, desde regulamentação, políticas públicas e até como o consumidor vai aceitar essa mudança”, acrescenta.

A especialista cita ainda a mais recente novidade da ICON: a criação de um portfólio de projetos digitais, assinados por arquitetos e engenheiros, que podem ser baixados em qualquer lugar do mundo e construídos.

WinSun: chineses erguem edifícios em 3D com concreto

A empresa chinesa WinSun também ganhou destaque ao liderar a construção do primeiro edifício do mundo utilizando peças produzidas por uma impressora 3D.

Usando um equipamento em larga escala, foram fabricadas as estruturas necessárias para a montagem final de um prédio de 5 andares.

“Em 2014, a WinSun divulgou para o mundo uma reportagem onde construía 10 casas em 24 horas graças a uma impressora 3D gigante”, lembra Martinelli.

“O vídeo corre nas redes sociais até hoje e marca o crescimento exponencial de projetos na área. Até esse ano, quase não era possível encontrar nada sobre 3DCP na internet”.

Na opinião da especialista, o mais interessante sobre a WinSun é o seu pátio de protótipos. A empresa possui uma grande fábrica onde realiza testes, provando que a tecnologia pode ser muito versátil. 

“Nesse pátio existem prédios de mais de 4 pavimentos construídos com a tecnologia, cabanas de isolamento (que foram usadas durante a pandemia em Wuhan), mansões, elementos de urbanização, entre outros”, comenta.

InovaHouse3D: primeira empresa a construir em 3D no Brasil

A InovaHouse3D é a primeira empresa a construir em 3D no Brasil, tendo como objetivo, segundo sua fundadora, “fazer com que a tecnologia possa ser desenvolvida e aplicada no nosso país, pensando em todas as vantagens, principalmente quando tratamos de habitação de interesse social”.

Martinelli conta que a construção da primeira casa em 3D foi realizada por um grupo de alunos e professores de uma universidade do Rio Grande do Norte, com recursos de um investidor.

A Inova, neste caso, fez a transferência de tecnologia para que o projeto pudesse sair o mais rápido possível.

“Ficamos muito felizes, pois foi um passo importante, mas ainda precisamos ir além. Acompanhar e dar voz para os projetos e pesquisas que estão crescendo no Brasil, investir nessas iniciativas e apoiar a regulamentação”, analisa.

Atualmente, o objetivo da InovaHouse3D é possibilitar o acesso à moradia digna e segura por parte da população mais vulnerável.

“Unindo não apenas tecnologias construtivas, mas também conceitos de urbanização consciente para criarmos no Brasil comunidades auto sustentáveis acessíveis”, conclui Juliana Martinelli.

Para continuar por dentro das novidades da construção civil, confira também nosso conteúdo sobre a World of Concrete 2024: novos aprendizados dos Estados Unidos!

Trazendo diversas experiências e inovações para o setor, a 15ª edição do Concrete Show promete três dias intensos de muito conteúdo qualificado, networking e negócios. Marcas nacionais e internacionais apresentam seus lançamentos e novas tendências com as melhores soluções para o setor. Faça a sua inscrição gratuita!