Concrete Digital faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Alvenaria estrutural ou concreto armado: como escolher?

Alvenaria estrutural ou concreto armado.jpg
Saiba como escolher o sistema construtivo mais adequado para cada projeto: alvenaria estrutural ou concreto armado.

A escolha do sistema construtivo mais adequado é essencial para garantir o menor custo da obra e a qualidade do produto final. No mercado brasileiro, os dois métodos mais utilizados são a alvenaria estrutural e o concreto armado. 

Enquanto a resistência dos dois sistemas é semelhante, cada um deles possui características próprias que os fazem mais adequados para diferentes tipos de projetos. A escolha do método dependerá, portanto, de um estudo preliminar das necessidades de cada obra. 

De acordo com Rangel Lage, especialista em projetos estruturais e mestre em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a escolha do sistema estrutural passa principalmente pelas características arquitetônicas. 

"Isso inclui itens como número de pavimentos, tamanhos dos vãos de portas e janelas, geometria da planta com quantidade de paredes e geometria em elevação como excentricidades das paredes em pavimentos superiores", diz. 

No artigo de hoje, apresentaremos as características tanto da alvenaria estrutural quanto do concreto armado, para que você saiba escolher a melhor opção para a sua obra. 

Continue a leitura! 

Alvenaria estrutural: como funciona e quais são as vantagens? 

A alvenaria estrutural é um método antigo e estabelecido, usado principalmente para construir pequenos edifícios. Ao longo dos anos, a evolução dos materiais e da engenharia também tornou essa técnica confiável para construir estruturas maiores, capazes de resistir ao teste do tempo. 

As unidades de alvenaria são colocadas como camadas uma por vez e são mantidas juntas por um ligante (argamassa) que afeta fortemente as propriedades mecânicas da parede. Podem ser utilizadas argamassas de cimento, argamassas de cal ou adesivos sintéticos. 

As cargas da estrutura são transferidas das paredes de apoio para a fundação do edifício e, posteriormente, para o solo. Os tipos de construção de alvenaria estrutural incluem: 

  • Paredes de alvenaria feitas de pedras, tijolos ou blocos: técnica que pode ser utilizada para paredes internas ou externas; 
  • Paredes de alvenaria feitas de um único material ou de um material composto: método que oferece qualidade estética e é bastante econômico; 
  • Construção em alvenaria reforçada ou não reforçada: para suportar as tensões de compressão e tração aplicadas, podem ser utilizadas armaduras de aço. As paredes não reforçadas sofrem problemas graves com forças de tração. Geralmente desenvolvem trincas e exigem manutenção. 

Vantagens da alvenaria estrutural: 

  • Oferece grande resistência ao fogo;
  • É mais esteticamente atraente. Os materiais utilizados estão disponíveis em diferentes cores e texturas, proporcionando inúmeras opções; 
  • Tem construção simples e os materiais necessários são econômicos; 
  • A estrutura de carga de suporte fornece alta durabilidade e resistência ao edifício;
  • Não requer uma preparação demorada para ser executada. 

Concreto armado: como funciona e quais são as vantagens? 

A invenção do concreto armado no século XIX revolucionou a indústria da construção. Consequentemente, esse se tornou um dos materiais mais comuns do mundo. 

O concreto armado é o nome dado à estrutura composta de concreto e uma armadura de aço, essa última utilizada para aumentar a sua resistência. 

Durante a construção, barras de aço são colocadas na fôrma, sejam gaiolas de aço pré-fabricadas ou vergalhões de aço que são fixados juntos no local. Em seguida, o concreto é despejado e vibrado para garantir um alto nível de junção entre os dois materiais. 

O concreto simples não resiste facilmente às tensões de tração e cisalhamento causadas por ventos, terremotos, vibrações e outras forças. Portanto, é inadequado na maioria das aplicações estruturais. 

No concreto armado, a resistência à tração do aço e a resistência à compressão do concreto trabalham juntas para permitir que o membro sustente essas tensões em vãos consideráveis. 

Vantagens do concreto armado: 

  • Tem custo de manutenção muito baixo;
  • Oferece alta resistência à compressão, em comparação com outros materiais de construção; 
  • Conta com resistência razoável ao fogo e às intempéries; 
  • Oferece durabilidade maior do que a de qualquer outro sistema;  
  • Tem capacidade de molde em uma grande variedade de formas; 
  • Em estruturas como fundações, barragens e pilares, é o material de construção mais econômico. 

Saiba mais: Concreto autoadensável: benefícios e utilizações 

Como identificar o sistema construtivo mais adequado? 

Segundo Lage, a opção ideal deve ser analisada pela equipe de projetos, levando em conta os aspectos arquitetônicos que mencionamos no início do artigo. 

"Como exemplo, se tivermos uma arquitetura com 20 a 22 pavimentos, com paredes não excêntricas, ou seja, uma parede sobre a outra, e um número suficiente de paredes que permite o contraventamento, a alvenaria estrutural normalmente é a melhor solução", analisa o engenheiro. 

Esses aspectos devem ser avaliados a partir de um estudo preliminar do projeto, que considerará o tamanho da obra, o tamanho dos vãos, se serão utilizadas estruturas reticuladas e os custos de cada sistema para a construção.  

Seja qual for a opção mais adequada para um projeto, novidades tecnológicas são desenvolvidas para oferecer ainda mais eficiência.  

Do lado da alvenaria estrutural, a nova norma NBR 16.868 trouxe melhorias de projeto e execução. Ao mesmo tempo, fabricantes desenvolvem materiais mais eficientes, como blocos com geometrias que fornecem melhor isolamento térmico e acústico. 

Já quando o assunto é concreto armado, Lage destaca a criação de concretos mais resistentes e de armaduras prontas na obra. 

Além disso, a aplicação da Realidade Aumentada facilita a visualização do projeto antes mesmo que ele seja iniciado, o que dá aos gestores mais embasamento para que tomem decisões acertadas. 

Agora que você sabe as diferenças entre alvenaria estrutural e concreto armado, assine a nossa newsletter para receber todas as nossas dicas diretamente no seu e-mail! 

TAG: Na obra
Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar