Concrete Digital faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

ASTM C1074: Método da Maturidade para paredes de concreto

Article-ASTM C1074: Método da Maturidade para paredes de concreto

ASTM C1074 Método da Maturidade para paredes de concreto.jpg
Roberto Curra, da Curra Engenharia, falou na Concrete Show 2023 sobre a inovação que permite monitorar a resistência do concreto em tempo real. Veja como funciona!

O sistema de parede de concreto ganhou um importante espaço no Brasil a partir da década de 2000, quando passou a ser utilizado para a construção em grande escala de moradias em ações governamentais, como o programa Minha Casa Minha Vida.

De lá para cá, muita coisa mudou, com tecnologias e evoluções sendo aplicadas em melhorias no processo construtivo, o que traz vantagens que vão de execuções mais rápidas até economias significativas com materiais nas obras.

Participando do Concrete Show 2023, a Curra Engenharia mostrou uma dessas novidades com o Con-Cure Nex, equipamento desenvolvido pela Con-Cure há mais de 20 anos, da qual a Curra é representante exclusivo no Brasil.

Para entendermos como o Método de Maturidade para paredes de concreto funciona, entrevistamos Roberto Curra, engenheiro e fundador da Curra Engenharia. Veja a seguir o que ele contou sobre esta inovação!

O que é e como funciona o Método da Maturidade para paredes de concreto

“O Método da Maturidade é um ensaio em que conseguimos saber a resistência do concreto na peça concretada em tempo real. O sensor é colocado na forma antes da concretagem e, quando o concreto entra em contato com o sensor, já é possível realizar as leituras de temperatura e resistência do concreto, permitindo agilizar o serviço de desforma com muito mais precisão”, explica Roberto Curra.

Vantagens do uso do Método da Maturidade na construção

Curra observa que o processo pode auxiliar a tornar o tempo de execução das obras mais veloz, o que impacta diretamente nos custos aplicados no projeto.

Salienta que “a resistência que tem na parede é muito maior do que a resistência que tem no corpo de prova”, fator pelo qual o método passou a integrar a NBR 16055, 'Parede de concreto moldada no local para a construção de edificações - Requisitos e procedimentos', como o ensaio para “controle da resistência do concreto na idade de desforma.”

“Quando a temperatura ambiente cai, muitas vezes as construções não conseguem fazer a desforma e perdem um dia de produção”, relata.

Ele prossegue: "Nas regiões Centro-oeste, Norte e Nordeste, onde as temperaturas são mais altas e constantes, é provável que, usando esse ensaio, se consiga ajustar o traço de concreto para diminuir o consumo de cimento.”

Entre as aplicações nas quais o Método de Maturidade pode ser utilizado estão ainda estruturas de concreto armado e protendido, pavimentos de concreto, concreto projetado, pré-fabricados e pré-moldados de concreto, blocos de fundações, concreto massa.

Para continuar aprendendo, veja agora nosso conteúdo sobre o uso de desmoldantes no sistema paredes de concreto!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar