O uso de desmoldantes nos processos da construção civil é algo antigo, mas que vem se aperfeiçoando com o passar dos anos.
Os desmoldantes podem ser feitos a partir de bases químicas distintas, mas todos possuem a mesma função: construir uma camada fina entre a fôrma e o concreto para que não haja aderência entre ambos, facilitando a desenforma e o reaproveitamento.
Para explicar melhor como funciona o uso de desmoldantes no sistema paredes de concreto, conversamos com Rubens Monge, Gerente de Edificações da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e também Coordenador do Grupo Parede de Concreto; e com Sérgio Ricardo Almeida, Diretor-Presidente da AGF Química.
Continue conosco e boa leitura!
Como funciona o sistema paredes de concreto?
O sistema paredes de concreto foi bastante utilizado nas décadas de 1970 e 1980, porém, naquele período, não foi muito bem aceito no Brasil. Apenas no ano de 2001 essa tecnologia ganhou mais força no país.
“É um sistema construtivo em que a estrutura e a vedação são formadas por um único elemento: a parede de concreto, que é moldada no local com fôrmas reutilizáveis. Nela podem também ser incorporadas instalações e esquadrias”, explicam Monge e Almeida.
Eles ainda complementam a informação, afirmando que “o sistema pode ser empregado em qualquer tipo de edificação, de casas térreas a edifícios, com qualquer número de pavimentos”.
O uso de formas nas paredes de concreto
O sistema paredes de concreto só é possível por meio da utilização de fôrmas que servem para moldar o concreto.
“O uso de fôrmas para o sistema construtivo de Parede de Concreto é imprescindível. São elas que possibilitam a construção em escala com padronização, dimensões milimétricas e grande velocidade”, explica Rubens Monge.
O que é o desmoldante para paredes de concreto?
O desmoldante para paredes de concreto pode ser feito a partir de diferentes bases químicas: vegetal, animal ou mineral. Estes óleos podem estar em forma pura ou, então, diluídos em água.
“Trata-se de um produto químico pesquisado e desenvolvido para o processo do sistema construtivo de parede de concreto com a finalidade de impedir a aderência entre o concreto e as fôrmas, sejam de alumínio, pvc, ferro ou madeira”, detalha Sérgio Ricardo Almeida.
O desmoldante pode ser aplicado no concreto de duas formas diferentes, como explicam os convidados.
“Aplicado com rolo ou pulverizador forma uma fina e uniforme camada por toda a placa, incluindo suas laterais, agindo como um facilitador no momento da desforma e protegendo as mesmas”, acrescentam Monge e Almeida.
O desmoldante deve ser usado antes de todas as concretagens. “Além de facilitar a desforma, ele conserva o estado natural do concreto e prolonga a vida útil das fôrmas”, esclarecem.
Quais os tipos de desmoldantes para concreto?
O uso de desmoldantes se tornou indispensável na hora de desenformar o concreto. Atualmente, é possível encontrar diferentes tipos do produto.
“Os desmoldantes podem ter base mineral, animal ou vegetal em óleos puros ou óleos emulsionados com água”, citam.
Os entrevistados explicam, ainda, sobre a importância de fazer a melhor escolha de desmoldante para uma obra.
“A escolha do melhor tipo de desmoldante está intimamente ligada ao material de que a fôrma é constituída, pois cada um tem suas características. Na escolha do desmoldante deve-se levar em conta a retirada do mesmo da parede, após a desforma, para não ocorrer problemas de aderência com o revestimento”, finalizam os convidados.
Agora que você entende a importância do uso de desmoldantes no sistema paredes de concreto, que tal saber mais sobre a maturidade do concreto?
Acesse nosso artigo e entenda mais sobre o método para determinar resistência à compressão!