Apesar de ser usado desde a década de 1970, a tecnologia da parede de concreto se popularizou no Brasil a partir dos anos 2000 como uma solução rápida e eficaz para combater a falta de moradias no país.
O sistema paredes de concreto foi impulsionado pelo programa do governo federal Minha Casa Minha Vida (MCMV). Outro aspecto que contribuiu para que esta tecnologia ficasse ainda mais conhecida foi a criação da norma ABNT NBR 16.055/2012.
Ary Fonseca Junior, engenheiro civil e Diretor da Signo Engenharia de Processos, participou do Concrete Show 2022 e trouxe diversas contribuições sobre o tema.
Continue conosco e acompanhe os principais tópicos abordados durante o painel!
Primeiro contato com o sistema parede de concreto
No início do encontro, Fonseca Junior relatou como começou o seu envolvimento com o sistema parede de concreto.
“Em 2006, eu já na ABCP num trabalho de desenvolvimento de mercado, começamos a perceber que algumas cidades, alguns países exploraram muito o sistema parede de concreto”, iniciou a explicação.
“Então a indústria do cimento legitimamente identificou uma oportunidade para aumentar a colocação do seu produto no mercado e nós fomos investigar isso. A primeira ação foi reunirmos um grupo e definirmos um plano de ação”, complementou Fonseca Junior.
Entre os acontecimentos importantes ligados ao sistema parede de concreto, ele cita a sua participação na criação da ABNT NBR 16.055/2012 – Parede de concreto moldada no local para a construção de edificações – Requisitos e Procedimentos.
“Naquela época a parede de concreto ainda era um sistema inovador […] então a gente definiu, foi uma decisão importante, criar uma norma que desse suporte a parte de projeto e execução”, lembra.
Minha Casa Minha Vida: fundamental para o sistema de parede de concreto
O sistema parede de concreto ganhou relevância no cenário da construção civil brasileira por meio do programa do governo federal Minha Casa Minha Vida.
“Teve uma ação governamental que foi fundamental, que nos ajudou muito, que foi o Minha Casa Minha Vida. Precisava fazer 4 milhões de casas em 4 anos, então vamos fazer e a brincadeira começou”, relembra Fonseca Junior.
“Teve vantagens e desvantagens, mas para nós do sistema foi algo extremamente importante. E aí entre os anos de 2016 e 2018, a gente começa a perceber já uma consolidação pela prática ,e estamos aqui em 2022 certamente com esse sistema popular”, completou.
Parede de concreto: um sistema popular
Durante a apresentação, o engenheiro destacou que, com o passar dos anos, o sistema de parede de concreto se tornou algo popular e cada vez mais utilizado no Brasil.
“Quando falamos popular, não queremos desmerecer o popular no sentido de menosprezar, mas no sentido de que todo mundo já domina, todo mundo conhece”, enfatizou.
Fonseca Junior ressaltou, ainda, duas atitudes que, na sua opinião, são abomináveis e precisam acabar na área da construção civil: o improviso e o atropelo.
“Para que você tenha eficiência é fundamental que nós tenhamos a engenharia integrada. E, a partir daí, eliminar duas coisas que são o câncer da engenharia, que me incomoda profundamente, nós temos que acabar com o improviso e o atropelo”, explicou.
O cenário do mercado imobiliário nos últimos anos
Brevemente, Fonseca Junior abordou a situação do mercado imobiliário nestes últimos dois anos em que o mundo esteve enfrentando a pandemia causada pelo coronavírus.
“Nestes dois anos aconteceu tudo na nossa vida. O negócio imobiliário não é fácil, você hoje incorporar, montar um negócio, comprar terreno, desenvolver, legalizar, procurar financiamento, vender, construir, entregar e ganhar dinheiro não é fácil”, apontou.
O especialista comentou ainda que a eficiência em todos os processos se tornou ainda mais importante neste período.
“Tem muita empresa que não tinha esse conceito e ficou pelo caminho porque o mercado não vai parar”, concluiu o painelista.
Se você gostou do assunto e quer se aprofundar no tema, compre o acesso on-demand e confira na íntegra a palestra que ocorreu durante o Concrete Show 2022!