O cimento saiu do canteiro de obras e entrou pela porta da frente no design de interiores de residências, espaços comerciais e corporativos. Principal insumo da construção civil e também um dos principais materiais utilizados no planeta, sua presença nos projetos de interiores virou tendência. E posso dizer que ele veio para ficar!
Vamos conferir mais sobre o uso do cimento na decoração? Então, continue lendo!
As vantagens de usar o cimento na decoração
Sua utilização transmite inovação, atemporalidade, ousadia e dinamismo. O espaço fica com o ar arrojado, trazendo muitas vezes a surpresa, o inesperado para o olhar. Uma parede ou uma luminária de cimento não passa despercebida!
O cimento possui uma dualidade interessante a ser explorada. Seu aspecto mais bruto, áspero fica extremamente elegante quando complementado com a delicadeza seja em outro material ou nas formas delicadas que esse material pode proporcionar. Sua versatilidade e plasticidade proporcionam uma liberdade incrível na criação de formas de peças decorativas, sendo isso um desafio maravilhoso para os arquitetos (já que amamos sempre inovar).
Exemplos do uso do cimento na decoração
Ele pode ser usado em paredes, pisos, tetos (ficam lindos) e em vários tipos de adornos como vasos, bandejas, velas, luminárias, porta-retratos, esculturas ou até mesmo em mobiliário como mesas de centro, laterais ou de jantar.
Muitas vezes remete a um estilo industrial, mas também fica muito bem no estilo minimalista. Agrega força e personalidade ao ambiente. Por ser um elemento mais “frio” é importante equilibrar o espaço complementando-o com elementos mais “quentes” e com texturas diferentes. Esse mix de materiais, formas e texturas é que torna o ambiente interessante e completo. A utilização do cimento juntamente com a madeira, fibras naturais, porcelanatos, vidros e plantas nos fornecem elementos e mensagens para os usuários daquele espaço, tornando o ambiente rico em sensações e proporcionando o bem-estar.
Dicas para quem quer decorar usando cimento
E uma ótima notícia para quem quer investir nessa tendência de cimento na decoração: ele é um material que possui custo acessível além de ser muito prático na limpeza e manutenção. Uma parede de cimento queimado, por exemplo, não apresenta sujeira ou marcas facilmente. São difíceis de serem danificadas e isso garante uma maior durabilidade.
Outro detalhe importante a ressaltar do cimento é que podemos ter uma variedade enorme de tons de cinza e texturas. E uma dica de ouro para vocês: Contrastar o tom frio do cinza com tons quentes caramelos ou terrosos fica perfeito para quem quer decorar usando cimento! Esses dois tons se complementam. Acrescente a isso a vegetação e a iluminação certa e pronto! Terá um espaço descolado e aconchegante.
* Escritório Coimbra & Chaves Sociedade de Advogados – projeto corporativo do escritório Clarice de Abreu Arquitetura.
Neste espaço corporativo temos a parede em cimento à esquerda juntamente com a presença das esculturas em tons terrosos, além do verde, madeira e vidros coloridos no tom amarelo para aquecer. A parede dá um toque de ousadia ao espaço.
* Por Clarice de Abreu, arquiteta e urbanista.
Gostou deste artigo? Então, leia também Acabamento em grandes obras: dicas importantes para evitar problemas.