Sempre em alta, o assunto parede de concreto foi tema recorrente dos seminários durante o Concrete Show deste ano. 

Uma grande evolução para a construção civil, o sistema traz uma série de vantagens e pode ser utilizado na construção de casas, sobrados, prédios e edifícios altos, este último uma realidade, talvez, ainda pouco conhecida.

Augusto Pedreira de Freitas, Engenheiro Civil, Sócio-Diretor da Pedreira Ônix e Conselheiro da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece) participou do Seminário Paredes de Concreto para Edifícios Altos com o tema “A competitividade do Sistema – Interface Arquitetura versus Estrutura versus Instalações”. 

Continue conosco para saber os principais pontos abordados por Pedreira de Freitas durante o seminário. Boa leitura!

Busca por padrões na construção civil

Apesar de existir uma constante busca por padrões na área da construção civil, falar sobre eles, segundo Freitas, pode ser um tema um tanto quanto complicado.

“Padrão em construção civil se remete a isso: é tudo aquela industriazinha que faz sempre o mesmo e que tem que fazer mil unidades do mesmo. Não é verdade. Isso é uma história muito ultrapassada”, iniciou o convidado.

Segundo Freitas, “a construção civil evoluiu muito e tem muitos processos industrializados”. Esses processos, inclusive, têm diferentes graus de industrialização.

“Eu preciso analisar para o meu empreendimento qual é o grau de industrialização que eu tenho. O que não pode é a gente fechar o olho para a industrialização e fazer absolutamente artesanal algo que pode ser feito com mais racionalização”, ressaltou.

O caminho da indústria automobilística

Para exemplificar a busca por padrões, o engenheiro Freitas criou uma analogia com a indústria automobilística. No início, os carros eram praticamente iguais. Com o passar dos anos, houve uma evolução.

“O que eles fizeram? Buscaram padrões, onde você tem um trecho que é padronizado, igual para todos e o resto se meche segundo uma regra”, mostrou Freitas.

Contudo, essa regra não pode ser criada como o arquiteto ou o engenheiro responsável pela obra determinar, ela precisa seguir o que já foi estudado. Como exemplo, atualmente temos a ABNT NBR 15575, que fala sobre o desempenho de edificações habitacionais. 

Sistema de parede de concreto e norma de desempenho

Sobre o sistema parede de concreto, Freitas foi categórico em afirmar: “Quanto maior o cobrimento, maior a durabilidade. Pela nova norma nós vamos poder ter parede de 18 centímetros com tela centrada, comprimento absurdo, durabilidade absurda”.

O especialista destacou, ainda, que as lajes têm a mesma análise que um sistema convencional, mas por termos a tendência de menos paredes em prédios altos, aproveita-se melhor a espessura necessária para acústica. 

Já para as paredes devem ser evitadas divisões de apartamentos entre quartos, pois podem exigir cuidados a mais que somente a própria parede. “Evitar fazer quarto com quarto com parede de concreto, pode parecer estranho, mas é melhor que seja de drywall”, opinou.

Para fechar a apresentação, Augusto Pedreira de Freitas apresentou alguns exemplos de prédios altos feitos em parede de concreto. “Para prédio muito alto eu preciso ter parede de concreto”.

Um dos exemplos trazidos por ele foram prédios construídos pela Pedreira Ônix na cidade de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, que possuem 17,4 (H=165m/ L=9,5m).

Quer tirar todas suas dúvidas e ver mais exemplos do uso do sistema de paredes de concreto? Compre seu acesso às palestras do Concrete Show Xperience e confira o seminário na íntegra!