Concrete Digital faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Profissionais da construção: como montar uma equipe de obra

Prossionais da construção - como montar uma equipe de obra.jpg
Contratar bons profissionais da construção é um constante desafio para todos os empresários da construção civil. Confira algumas dicas!

Contratar bons profissionais da construção é um constante desafio para todos os empresários da construção civil. Afinal, sabemos que montar uma equipe de obra realmente qualificada não é uma tarefa fácil.

Se você também tem esse problema, não se preocupe! Elaboramos um conteúdo completo que servirá de inspiração para você montar uma boa equipe de obras, contratando excelentes profissionais da construção.

Venha conosco e leia o conteúdo completo baseado na entrevista com o empresário, construtor e proprietário da LUME Construções, Maurício Valente Filho. Boa leitura!

O que é considerada uma boa equipe de profissionais da construção?

Para Maurício Valente Filho, “Uma boa equipe sempre será composta de um líder e profissionais especializados em áreas específicas”. 

Escolher um bom líder é essencial na hora de contratar bons profissionais da construção. Afinal, ele é o principal responsável por fazer com que a equipe cumpra o cronograma da obra e mantenha a rotina organizada.

Da mesma maneira, ele precisa ter ótimas habilidades de gestão de projetos e de pessoas, pois isso o ajuda a lidar com imprevistos e facilita a entrega da obra na data acordada.

Existem diversos profissionais especializados que também precisam fazer parte da equipe, como: demolição, hidráulica, elétrica, pedreiros, assentadores, pintores, dentre outros.

“Além de ser importante que todos os profissionais tenham um ótimo histórico e referências de trabalhos, é fundamental que tenham capacidade de trabalhar em grupo para que haja um bom relacionamento entre os colegas”, complementa Maurício Filho.

Quais são os principais desafios para montar uma equipe de obra qualificada?

Um dos principais desafios na hora de contratar bons profissionais da construção é a qualificação da mão de obra — principalmente quando o assunto é execução de obras.

Maurício comenta que existem diversos cursos e treinamentos disponíveis no mercado que ajudam a tornar a mão de obra mais qualificada. No entanto, na maioria das vezes, eles não são válidos como critério de avaliação de qualidade de trabalho.

Como solução, o empresário dá a dica para criar um bom método interno de análise e avaliação de trabalhos anteriormente realizados pelos profissionais. “Isso nos dá uma base criteriosa de verificação de cada membro das equipes. Dessa maneira, podemos atingir o que consideramos adequado ao nível de excelência que propomos entregar aos nossos clientes”.

O que é preciso considerar antes de contratar uma boa equipe de construção?

Avalie com calma o histórico recente de trabalhos executados pelo profissional. Essa é a principal dica que Maurício nos traz para contratar uma boa equipe. Para ele, esse critério deve ser um fator decisivo e eliminatório nas contratações.

Segundo o empresário, “Temos sempre que pensar que um cliente contrata uma empresa porque associa o seu nome a um nível de qualidade e perfeição. Por isso, é importante ter um processo rigoroso de avaliação do trabalho já desenvolvido pelo profissional”.

Maurício também comenta que realizar testes é essencial para conferir a qualidade do trabalho, antes da contratação final.

Quais são as melhores dicas para promover uma boa gestão de equipe de obra?

Maurício Filho finaliza apresentando algumas dicas para promover uma boa gestão de equipe nas obras. Confira quais são elas:

  • tenha uma organização impecável;
  • controle bem o orçamento e o escopo do projeto;
  • alinhe a comunicação com toda a equipe, para evitar falhas e retrabalhos;
  • invista em boas ferramentas e materiais de trabalho para otimizar a obra e o tempo, além de auxiliar os colaboradores a entregar um serviço de qualidade;
  • tenha um bom líder que esteja sempre presente e com atenção ao planejamento.

Você gostou de aprender mais sobre os profissionais da construção? Se sim, aproveite e assine a nossa newsletter!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar