O Pavimento Urbano de Concreto (PUC) tem se consolidado como uma solução eficiente e sustentável para a infraestrutura das cidades brasileiras. Inclusive, este pavimento oferece uma alternativa vantajosa em comparação aos tradicionais, como o asfalto.

A crescente adoção do PUC nas áreas urbanas reflete o seu potencial para melhorar a durabilidade das vias, reduzir custos e contribuir para a sustentabilidade das cidades.

Com o aumento das demandas urbanas e a necessidade de soluções mais duráveis e econômicas para o pavimento, o PUC se destaca como uma opção atraente.

A seguir, exploraremos as características, benefícios e exemplos de aplicação do PUC nas cidades brasileiras por meio das opiniões fornecidas por Diana Nascimento Lins, engenheira civil e consultora de Marketing de Indústria e Infraestrutura da Votorantim Cimentos. Saiba mais!

Pavimento Urbano de Concreto versus outros tipos de pavimento

O Pavimento Urbano de Concreto se diferencia dos outros tipos de pavimento por sua estrutura rígida e seu dimensionamento específico para o tráfego urbano. Diana Nascimento Lins explica:

“O Pavimento Urbano de Concreto é uma solução de pavimentação rígida, diferente da asfáltica, que possui característica flexível”. 

Ela acrescenta que, quando comparado a outros tipos de pavimentos de concreto, o PUC se diferencia por possuir um dimensionamento focado para o tráfego urbano, ou seja, é realizado em vias urbanas, condomínios, loteamentos e vias industriais.

“Diante desses locais de execução, o PUC é, na maioria das vezes, submetido a tráfegos mais leves que as rodovias, e por isso possui um dimensionamento customizado, que atende aos requisitos técnicos e normativos para essa aplicação”, complementa.

Os principais benefícios do pavimento de concreto em áreas urbanas

O pavimento de concreto oferece uma série de vantagens para as áreas urbanas, tanto em termos de custo quanto de performance. 

“Atualmente, o PUC possui enorme competitividade financeira já no momento de execução, sendo muitas vezes mais econômico que o asfalto”, compara a especialista.

Ela conta que em mais de 150 estudos realizados apenas neste ano, verificou-se uma economia média de 10% em relação à solução asfáltica.

“Além disso, o PUC tem a vida útil mínima de 20 anos garantida por projeto. Isso nos traz o dobro de durabilidade quando comparado ao pavimento asfáltico”, lembra.

Essa durabilidade, segundo Diana Lins, permite que as vias tenham um número de manutenções corretivas muito menor ao longo da vida útil do pavimento, reduzindo significativamente a necessidade de intervenções, bloqueios de pista e gastos excessivos com recapeamentos.

“Além das vantagens financeiras e de durabilidade, o PUC proporciona benefícios para os usuários que trafegam nas vias, como a redução da temperatura ambiente e uma melhor visibilidade noturna, provenientes da coloração mais clara do concreto”, exemplifica.

Outro ponto relevante é a facilidade de execução e agilidade no processo, “pois a pavimentação pode ser realizada utilizando equipamentos simples, de fácil manuseio e com significativa redução de custos de mobilização e desmobilização”.

A contribuição do PUC para a sustentabilidade urbana

A sustentabilidade é uma característica importante do Pavimento Urbano de Concreto. Diana explica como o PUC contribui para práticas urbanas mais sustentáveis: 

“O PUC possui elevada durabilidade e, com isso, uma baixa necessidade de manutenções corretivas ao longo do tempo”, explica.

“Esses fatores podem ser diretamente associados à sustentabilidade, pois a pavimentação passa a ser executada com um produto que terá sua qualidade garantida por anos e que não necessitará de recuperações constantes com a reaplicação de materiais que impactam em questões sustentáveis”, acrescenta.

Adicionalmente, o pavimento de concreto ajuda a reduzir o consumo de combustível dos veículos e a necessidade de iluminação pública devido à melhor visibilidade noturna.

Exemplos de cidades brasileiras que adotaram com sucesso o PUC

Diferentes cidades brasileiras têm adotado o Pavimento Urbano de Concreto com sucesso, mostrando a versatilidade e a eficácia dessa solução. Diana Nascimento Lins cita alguns exemplos notáveis:

“No estado de São Paulo, a cidade de Piracicaba está executando a recuperação de mais de 45 quilômetros de vias urbanas que foram feitas em asfalto no passado, e agora estão sendo executadas em concreto”, cita.

“Ainda no estado de São Paulo, diversas cidades como Atibaia, Campinas, Salto, Botucatu, Sorocaba, Suzano, São José dos Campos, entre outras, já utilizaram o PUC para condomínios, loteamentos e vias industriais”, lembra.

Outras cidades no sul do Brasil também estão se beneficiando do PUC. É o caso do município gaúcho de Itaqui.

“No Rio Grande do Sul, uma das cidades que adotou o PUC foi Itaqui, que está realizando a pavimentação de mais de 80 quadras. São mais de 10 mil m³ de concreto aplicados”, informa.

O Distrito Federal, segundo ela, também adotou o PUC em diversas obras, incluindo a aplicação da metodologia Whitetopping na DF-095, uma das principais vias da capital.

“No Nordeste, o PUC também está sendo aplicado em condomínios residenciais em várias cidades como Salvador (BA) e Aracaju (SE). Marabá, no Pará, também tem optado pelo concreto para a pavimentação de vias urbanas e condomínios residenciais”.

“Ou seja: o PUC é uma solução viável para diversos tipos de obra e tem avançado de norte a sul do país”, finaliza Diana Lins. Quer continuar a ler sobre o assunto? Veja agora nosso conteúdo sobre o êxito dos Pavimentos Urbanos de Concreto na América Latina!