O Pavimento Urbano de Concreto, também chamado de PUC, é considerado uma alternativa mais econômica, durável e sustentável para a pavimentação das cidades

Majoritariamente utilizado em áreas urbanas, o PUC é feito de concreto armado e oferece resistência ao tráfego de veículos e pedestres, sendo uma alternativa de ótimo custo-benefício para a pavimentação.

Neste artigo apresentamos alguns dos principais cases do Pavimento Urbano de Concreto reunidos pelo Portal do Pavimento Urbano de Concreto, site com informações sobre o segmento reunidas pela ABESC (Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem) em parceria com outras entidades da área.

Continue lendo e conheça alguns dos benefícios e cases de sucesso do PUC!

As vantagens de utilizar o Pavimento Urbano de Concreto

Entre as principais vantagens de se utilizar o PUC para a pavimentação de áreas urbanas estão a utilização de insumos nacionais, o que reduz a necessidade de importações, assim como a durabilidade e a baixa incidência de manutenção, reduzindo os custos enquanto oferece a garantia de uma boa estrutura.

Os Pavimentos Urbanos de Concreto também causam menor impacto ambiental, auxiliando na redução da temperatura ambiente em comparação com outras alternativas existentes, além de serem facilmente recuperáveis e econômicos.

Segundo dados da ACPA (Associação Americana de Pavimentos de Concreto e Instituto de Asfalto), devido à sua coloração cinza-claro, o uso do PUC reduz o consumo de energia elétrica para iluminação em 30%. 

O material também reduz o espaço de frenagem para veículos em 16%, além de consumir ⅓ do consumo energético para a produção de seus materiais.

Cases de sucesso do uso do Pavimento Urbano de Concreto

O Portal do Pavimento Urbano de Concreto destaca três casos de uso do PUC. São eles:

Smart Cities Urba, em Campinas-SP

“A opção pelo PUC se deu por uma conjuntura entre boas práticas de engenharia, desenvolvimento urbano sustentável e uma grande oportunidade de implantarmos uma mudança disruptiva no mercado de loteamentos, nos tornando referência no tipo de solução implantada”, pontua Fernando Oliveira Mendes, coordenador regional de operações da Urba.

Realizado em conjunto com a ABESC, a ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland) e a Prefeitura Municipal de Campinas, o empreendimento de 768 lotes residenciais com metragens a partir de 126 m2 optou pelo PUC com base em seu custo, capacitação, manutenção, interface com concessionárias de água/esgoto, durabilidade e qualidade.

“O pavimento urbano de concreto dispõe, hoje, de uma farta disponibilidade de insumos nacionais e capacidade plena de atendimento da demanda por empresas de serviço de concretagem em todo o Brasil”, explica o engenheiro Alvaro Sérgio Barbosa Júnior, da ABESC.

Cachoeiro de Itapemirim-ES

As características geológicas da cidade fizeram a diferença pela opção do Pavimento Urbano de Concreto, já que, por ser uma região com relevo acidentado, com muitas vielas, becos e ruas estreitas, havia dificuldade para o acesso dos equipamentos de pavimentação convencionais. 

Surgiu assim a ideia de optar novamente pelo PUC, cujos benefícios são destacados pelo engenheiro José Santiago, assessor técnico executivo da Secretaria de Obras de Cachoeiro de Itapemirim e coordenador dos atuais projetos.

“O pavimento urbano de concreto às vezes é abordado como uma inovação. Não vejo assim. Foi resgatada uma ação que já havia lá atrás e que era economicamente viável. Digo isso porque trabalhamos com voluntários da comunidade. Todo mundo já fez alguma coisa com concreto. E se pegarmos a pavimentação no início do século 20, era de concreto”, observa ele.

Santiago acrescenta: “A questão do asfalto entrou depois. Quando coloco na ponta do lápis, não consigo ver a conta do concreto ser maior que a conta do asfalto. Hoje, as empresas despertaram para a questão da manutenção e da durabilidade do piso.”

Santa Cruz de La Sierra – Bolívia

O uso do PUC também já é realidade em outros países da América Latina, como na Bolívia, onde a cidade de Santa Cruz de La Sierra utilizou a estrutura na aplicação em ruas de bairros para tráfego de veículos leves e médios.

Para isso, a base foi primeiramente preparada em terra e compactada com motoniveladora e rolo, seguido da aplicação do concreto, uso de desempenadeira, vassouragem e corte das juntas, entre outros pontos.

O passo a passo completo do processo para a aplicação do pavimento de concreto na cidade boliviana pode ser conferido na íntegra no Portal do Pavimento, assim como os outros cases aqui apresentados e outras informações sobre o PUC.

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