Concrete Digital faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Trabalhabilidade e propriedades do concreto fresco para a obra

Trabalhabilidade e propriedades do concreto fresco para a obra.jpg
A trabalhabilidade do concreto fresco é uma das propriedades que mede a resistência e consistência de uma determinada massa de concreto. Veja mais neste artigo!

O concreto fresco é caracterizado como o material que foi misturado de forma recente. Dessa maneira, as propriedades do concreto fresco precisam apresentar a capacidade necessária para proporcionar uma boa moldagem.

Para isa trabalhabilidade do concreto fresco é uma das propriedades que mede a resistência e consistência de uma determinada massa de concreto.so, ele precisa ter resistência, consistência e, é claro, trabalhabilidade.

Sendo assim, no entanto, existem outras características importantes que merecem destaque.

Para explicar um pouco mais sobre o assunto, entrevistamos o Engenheiro Civil da Construtora e Incorporadora Trisul, Luis Fernando de Lucca. Vamos entender tudo sobre o assunto? Continue conosco!

Quais são as propriedades do concreto fresco?

Como já mencionamos, o concreto fresco tem diversas propriedades, como: trabalhabilidade, segregação, plasticidade, exsudação e teor de ar incorporado. Entenda mais sobre elas agora mesmo.

Trabalhabilidade

A trabalhabilidade é uma das principais propriedades do concreto fresco. Ela tem relação direta com a quantidade de água na argamassa e na relação com o cimento. “Essa é a propriedade que nos indica se o concreto é adequado ou não à peça que será moldada”, explica Luis.

Segregação

A segregação é a propriedade que nos mostra quando há a separação dos elementos do concreto. Essa separação pode acontecer por:

  • problemas no lançamento;
  • excesso de vibração;
  • relação de água e cimento inadequada;
  • altura da peça a ser moldada;
  • dentre outros.

Luis reforça: “Devemos ter bastante cuidado para que não ocorra a segregação, pois esse problema pode gerar uma baixa resistência na peça”.

Plasticidade

Quando o concreto é moldado sem nenhuma dificuldade (quando não há rompimento), podemos afirmar que ele tem uma boa plasticidade. Esse fator depende da forte coesão entre os componentes do concreto e da consistência da mistura.

Exsudação

A exsudação acontece quando há a formação de uma película de nata de cimento na superfície. Ela ocorre devido ao movimento ascendente das partículas finas com a água, fazendo com que haja uma “subida da água”. Assim, há a formação de um excesso de pasta de cimento na superfície.

Teor de ar incorporado

Luis explica que “O ar incorporado é intencionalmente causado pelos aditivos e devem ter controle através de ensaio e inspeção visual para verificação da sua homogeneidade na pasta”. Portanto, a verificação deste item se torna muito importante em estruturas que dependem de uma menor ou maior permeabilidade do concreto.

Como é realizada sua trabalhabilidade na obra?

Para realizar uma boa trabalhabilidade do concreto fresco na obra é preciso realizar algumas verificações e controles necessários. Nesse sentido, assim que ele chega no canteiro de obras é preciso avaliar:

  • horário da mistura informado na nota fiscal;
  • placa do veículo que fez a entrega;
  • especificações do concreto pedido e as informadas;
  • lacre de segurança da bica;
  • moldagem dos corpos de prova;
  • ensaio de abatimento do concreto “slump test”.

O que é preciso saber antes de trabalhar com o concreto fresco?

É importante saber que trabalhar com o concreto fresco exige um grande planejamento prévio de toda a operação de concretagem.

Luis explica que a partir do momento em que a água é adicionada à mistura do concreto na usina, um cronômetro começa a contar até o momento de seu lançamento no canteiro. Com duas horas e meia após a adição da água a mistura começa a “dar pega”, que consiste no início da cristalização dos grãos de cimento.

Nesse momento, o concreto já deve estar devidamente adensado no elemento a ser moldado. Além disso, quanto mais próximo do início da “pega”, o concreto começa a perder suas características iniciais, podendo alterar o nível de trabalhabilidade desejado e dificultando o lançamento.

Portanto, é de suma importância que:

  • toda a operação seja devidamente calculada — desde a distância da usina até o canteiro;
  • conferir quais equipamentos serão utilizados para lançamento e se estarão prontos antes da liberação do primeiro caminhão betoneira;
  • o tamanho das equipes que farão o espalhamento e sarrafeamento;
  • a sequência de moldagem das peças;
  • dentre outros.

Como evitar bolhas e melhorar o uso do concreto fresco?

As bolhas podem ser evitadas por meio de diversas alternativas. Conheça quais são as principais.

Uso de aditivos plastificantes ou superplastificantes

“Os aditivos plastificantes aumentam a fluidez do concreto sem que a resistência seja diminuída através da redução da relação água cimento”, destaca Luis.

O engenheiro ainda reforça que, normalmente, são utilizados em estruturas esbeltas onde são exigidas altas resistências em peças que demandam um concreto com maior trabalhabilidade ou também quando se deseja um melhor acabamento como nas peças de concreto aparente.

Uso de vibradores durante o lançamento

Outra maneira de se reduzir as bolhas do concreto é através de uma vibração adequada durante o lançamento. Luis explica que “Existem alguns tipos de vibradores e é de suma importância que seja utilizado o equipamento correto para cada tipo de elemento que será moldado”.

Manuseio dos equipamentos

“Além da escolha do equipamento mais adequado, é muito importante que o responsável pela sua operação tenha experiência com seu manuseio”, reforça Luis. O engenheiro explica que o uso incorreto dos vibradores pode ocasionar diversos problemas, como as “bicheiras” (vazios que se formam no meio das peças devido a pouca vibração) ou, no caso de excesso, pode haver a segregação dos agregados.

Gostou de aprender mais sobre a trabalhabilidade e propriedades do concreto fresco para a obra? Se sim, leia também: O cimento e a requalificação urbana no Brasil. Boa leitura!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar