Concrete Digital faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Planejamento de obra: como minimizar desperdícios de materiais

Planejamento de obras como minimizar desperdícios de materiais.jpg
O planejamento de obra e a liderança de equipe impactam diretamente na redução de desperdício de materiais na obra.

O custo com materiais é sempre um dos mais altos da construção. Por isso, é bastante importante que um planejamento de obra leve em conta maneiras de evitar o desperdício de materiais em um projeto.

Neste artigo, falamos com Marília Stival, engenheira do Grupo Costa Engenharia, para saber como minimizar o desperdício dos materiais de construção em uma obra. Vamos conferir? Boa leitura!

Como fazer o planejamento de obra?

Um ponto de extrema importância para não causar desperdício de materiais de construção é realizar um bom planejamento de obra. Para isso, nossa convidada elencou algumas ações que podem ser tomadas nesse sentido.

Levantamento de atividades

“Toda atividade a ser executada em qualquer segmento profissional deve ser estudada previamente, não sendo diferente no ramo da Construção Civil, onde o estudo do local, projetos e memoriais contemplados para a execução da Obra, são primordiais para quantificar as atividades a serem executadas.”

Definição dos profissionais

“No mercado de trabalho, existe um grande quantitativo de mão de obra, contudo, notamos a falta do qualitativo, ou seja, falta aperfeiçoamento, atualização e qualidade técnica na mão de obra, sendo estes requisitos nas definições de escolha dos profissionais, além, obviamente de ter as habilidades apropriadas para executar com excelência as atividades.”

Inventário de materiais

“Quando o estudo das atividades a serem executadas são previstas, logo após são mensurados o levantamento de materiais de todas as etapas de execução da Obra. Sendo um dos principais fatores a serem observados no planejamento.

É sempre importante observar que alguns materiais específicos existente cálculos apropriados. No caso de argamassa, por exemplo, onde é variável calcular a área total das paredes e definir a espessura a ser seguida.”

Cronograma da obra

“O cronograma da Obra é primordial, pois por meio dele são definidas as tarefas, etapas e quais materiais e equipamentos serão necessários, bem como os profissionais a serem contratados, para que a execução ocorra dentro do prazo, com qualidade e custos orçado. 

É dentro do planejamento que a produtividade é estimada determinando assim o prazo de cada serviço, com foco na redução de desperdícios e do retrabalho, além de prever possíveis imprevistos que possam comprometer a conclusão da obra.

No geral existem três modelos de cronograma:

  1. Apenas físico — contém o planejamento da obra;
  2. Financeiro — apresenta as previsões de custos, entrada e saída de caixa;
  3. Físico-financeiro — contém ambos, em conjunto.”

Como o planejamento de obra impacta no desperdício de materiais?

Como pudemos ver com as dicas da profissional do Grupo Costa Engenharia, ter cada etapa do processo planejada de antemão é vital para evitar o desperdício de materiais. Para Stival, há ainda outros fatores que devem ser considerados para entender a importância de um planejamento de obra bem feito.

“A falta de planejamento acarreta impactos negativos, como gastos desnecessários, reflexos no meio ambiente e perda de tempo. Em recente pesquisa realizada, foi constatado que as perdas de materiais chegam a 8% e as financeiras alcançam os 30%: índices expressivos que afetam diretamente a saúde financeira dos negócios, o bem-estar social e a capacidade produtiva do país”, explica nossa entrevistada.

Como a tecnologia pode auxiliar a combater o desperdício de materiais de construção?

Conforme as novas tecnologias avançam, suas funcionalidades também são ampliadas para auxiliar em outros pontos. No setor da construção civil não é diferente, e já há hoje maneiras de utilizar a inovação para combater esse desperdício de materiais em um projeto.

“O planejamento deve andar ao lado da tecnologia que ajuda a agilizar e otimizar a gestão de todas as frentes de uma obra, seja na fase do projeto e orçamento, seja na fase de execução. Com ferramentas inovadoras e programas de planejamento, os recursos são utilizados com responsabilidade, redução de custos, aumento na produtividade, processos mais dinâmicos, no intuito de evitar o desperdício e potencializar bons resultados”, analisa Marília Stival.

A representante do Grupo Costa Engenharia também crê que “um planejamento completo e detalhado faz com que a empresa tenha uma visão real da obra, com base para tomada de decisões adequadas ao longo da execução do projeto.”

Como liderar a equipe e evitar o desperdícios de materiais de construção?

Por fim, é importante levar em conta que um bom gestor deve cuidar do planejamento e orientar sua equipe para que esse desperdício seja minimizado ao máximo possível. 

Para Stival, treinamento e orientação são as chaves desse processo. Ela explica em tópicos que podem ajudá-lo em seu próximo planejamento de obra. Vamos conferir?

  • Informar os profissionais a importância e necessidade da minimização dos resíduos. 
  • Não permitir que a falta de orientação e comunicação seja a razão pela qual o desperdício ocorra. 
  • Investir tempo para educar a equipe envolvida na obra, proporcionando programas de treinamento com o objetivo de compreender como otimizar o uso das matérias-primas e providenciar o destino correto dos resíduos
  • É fundamental que os profissionais conheçam a fundo as particularidades de toda a cadeia produtiva e saibam executar tarefas e pendências de forma otimizada e inteligente.

Gostou de saber mais sobre maneiras de evitar o desperdício de materiais de construção? Então, confira também nosso Roadmap para uma construção sustentável!

Registre-se para fazer download desse recurso

Registrar-se como membro de Concrete Digital lhe dá acesso a conteúdo premium incluindo revistas digitais, webinars, whitepapers e muito mais.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar