Concrete Digital faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Industrialização e produtividade na execução de lajes

Article-Industrialização e produtividade na execução de lajes

Industrialização e produtividade na execução de lajes.jpg
Engenheira de Desenvolvimento e Aplicação para Construção Civil da ArcelorMittal, Emanuelle Maria Ferreira da Silva nos deu importantes informações sobre o tema. Confira!

O uso do aço em lajes tem trazido significativos avanços para este material tão essencial em obras variadas. Isso porque, com a nova forma de produção de lajes, é possível economizar tempo e ganhar em produtividade nos projetos.

Especialista no tema, Emanuelle Maria Ferreira da Silva, engenheira de Desenvolvimento e Aplicação para Construção Civil da ArcelorMittal, conversou conosco sobre o assunto.

Veja mais do que ela falou ao nosso canal digital sobre a industrialização e produtividade na execução de lajes para o segmento. Veja mais abaixo!

Como o uso do aço tem impactado a industrialização e a produtividade na execução de lajes na construção civil?

Nas palavras de Silva, “o uso de aço na execução de lajes, neste caso a solução Trelifácil®, tem impactado positivamente a industrialização da construção civil.”

Ela detalha, reforçando que esse material auxilia o processo “oferecendo maior resistência e flexibilidade, permitindo a criação de estruturas mais leves e com a melhor qualidade, além de facilitar a montagem em canteiros de obras, agilizando o processo construtivo.”

Quais são as principais vantagens do uso de aço na estrutura de lajes em comparação com outros materiais já utilizados?

“Falando do aço na execução de lajes treliçadas, o sistema Trelifácil® oferece agilidade, qualidade e maior produtividade”, pontua a engenheira.

A especialista da ArcelorMittal complementa, destacando que esse sistema “é até 80% mais leve que uma vigota convencional de concreto, facilitando a movimentação e manuseio na obra.”

Ela destaca ainda que esse novo formato de lajes “permite também com a mesma mão-de-obra aumentar a área de laje montada em mais de 30%.”

“O sistema Trelifácil® pode ser utilizado em conjunto com a protensão e oferecendo maiores vão livres e maior liberdade arquitetônica para a construção”, completa ela.

Quais inovações no uso de aço na execução de lajes têm contribuído para aumentar a eficiência da construção civil?

Sobre o papel do aço na melhoria da eficiência e produtividade da construção, Silva observa que “o sistema Trelifácil® é relativamente novo e como é um sistema 80 % mais leve do que a vigota convencional.”

De acordo com ela, ao utilizá-lo, “conseguimos trabalhar com uma equipe menor e atender uma área de laje relativamente maior do que no sistema convencional, aumentando a produtividade e eficiência.”

Silva dá mais informações sobre esse processo, ressaltando que “a ArcelorMittal investe continuamente em soluções inovadoras em aço para a construção civil.”

“Além da Trelifácil®, lançamos recentemente o vergalhão ArcelorMittal 50 soldável de alta resistência, o CA50 S/AR, com resistência mecânica 40% superior ao vergalhão CA50”, reforça a especialista.

Ela continua: “Lançamos também o vergalhão CA50 XCarb® que oferta ao mercado um produto com emissão de CO2 até 60% menor em seu processo de fabricação comparado ao vergalhão CA50 convencional.”

Quais exemplos de projetos demonstram a eficácia do uso do aço na industrialização e produtividade na execução de lajes?

Abordando exemplos desse novo sistema de lajes em projetos, a engenharia destaca que a ArcelorMittal aplicou projetos de sucesso com base nesta técnica.

“Realizamos um empreendimento da praia do Fortim, no Ceará, onde foi aplicado o sistema Trelifácil® nas lajes, condomínio de casas de alto padrão com 36 residências”, relata.

Segundo Silva, com isso, foi possível obter uma redução de 24%, gerando R$ 315.669,60 em redução de custos que incluíam materiais e mão de obra. 

“Outro empreendimento foi na praia dos Carneiros, em Pernambuco, composto por 5 torres de 4 pavimentos, gerando economia de 20%, equivalente a R$ 367.315,82”, finaliza nossa entrevistada.

Continue por aqui! Veja também nosso material especial sobre tubos de concreto nas obras de saneamento.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar