O Building Information Modeling (Modelagem da Informação da Construção), ou BIM, tem causado uma verdadeira revolução tecnológica no setor construtivo. O software permite visualizar o modelo da obra em formato digital, antecipando possíveis problemas e trazendo soluções para a eficiência da construção.
O decreto número 10.306/2020 estabeleceu que, a partir de 2021, todas as obras públicas do Governo Federal devem utilizar a metodologia, buscando assim otimizar o uso da inovação na construção civil, trazendo vantagens que vão do menor desperdício dos materiais até a conclusão mais ágil dos projetos.
Diante deste cenário, os profissionais envolvidos com o segmento têm buscado se aprimorar e compreender mais sobre o uso do BIM. Para compreendermos mais da importância dessa capacitação, conversamos com Eliseu Lobato, coordenador de Educação do Grupo OrçaFascio, empresa especializada em gestão de construção.
Acompanhe mais sobre o assunto neste artigo!
Como a adoção do BIM tem transformado a forma de trabalho na construção civil?
Segundo Lobato, “a adoção do BIM é um importante aliado na antecipação de problemas que antes só podiam ser detectados em obra, pois com adoção da metodologia é possível tornar os processos desde projeto até obras muito mais precisas.”
Desta forma, fica evidente que os profissionais que querem acompanhar as transformações do mercado precisam estar atualizados e capacitados para utilizar o BIM em suas diversas funcionalidades.
A necessidade de capacitação para profissionais que trabalham com BIM
Mais do que uma tecnologia que veio para agregar em agilidade e antecipação para situações construtivas, o BIM pode gerar novos modelos de trabalho dentro da construção. Por isso, as empresas devem investir em cursos e treinamentos que visem tornar seus colaboradores aptos a utilizar a plataforma.
“É extremamente relevante estar antenado e capacitado para uso das soluções envolvendo a metodologia para que o fluxo de informação de pode ser obtido na metodologia não fique no caminho sem uso e sem ganhos para as obras”, diz Lobato.
Benefícios da capacitação em BIM para os profissionais e para as empresas
Perguntamos ao coordenador da OrçaFascio sobre quais vantagens as empresas e profissionais da construção podem obter ao se especializarem no uso do BIM. Para nosso entrevistado, os ganhos vão além do financeiro, que também é impactado.
“Entender o cenário de uso da metodologia e como as ferramentas podem ser utilizadas em cada fase de um processo construtivo são pontos extremamente positivos nesse tipo de formação”, relata ele.
Lobato prossegue: “Isso produz ganho financeiro para as empresas, reduzindo custos de incompatibilidade de projetos, quantitativos de materiais incorretos como também o controle virtual do que vai ser executado provocando rapidez na resolução de problemas.”
Principais competências e habilidades necessárias para trabalhar com BIM
Mas, afinal, o que é preciso saber antes de estar qualificado para utilizar o BIM com excelência? Para Lobato, “algumas competências são fundamentais principalmente para quem trabalha como gerente BIM, também conhecido como BIM Manager.”
Ele destaca que, entre elas, estão “a necessidade do trabalho colaborativo, já que desenvolver uma boa comunicação com os demais participantes de todo o processo é fundamental para bons resultados.”
Ele continua: “Gerenciar conflitos e visão para resolução de problemas é outra habilidade fundamental para esse cenário.”
Tipos de cursos e treinamentos disponíveis para capacitação em BIM
“Diversas instituições de ensino exploram esse mercado hoje com cursos intitulados Formação em BIM, geralmente como pós-graduação abrangendo os cursos de arquitetura e engenharia na maioria dos casos”, diz o representante da OrçaFascio.
De acordo com Lobato, além de realizar os diversos treinamentos para BIM disponíveis no mercado hoje, é possível aprender na prática, utilizando a ferramenta de acordo com as especificações das atividades da empresa.
“Estudar BIM e aplicar em estudos de caso, análises práticas de projeto faz com que o conhecimento teórico amadureça com a aplicação prática”, afirma ele.
Portanto, encontrar um curso que se adeque às suas ações cotidianas na construção civil pode ser uma maneira de extrair o melhor do uso do BIM, assim como entender as nuances da ferramenta e outras tecnologias que podem ser agregadas com a Modelagem da Informação da Construção.
Se você quer entender mais, uma boa maneira é se informar. Por isso, aproveite e confira também nosso guia de como implantar o BIM nos projetos de engenharia!