Atualmente, existem diversos aplicativos de construção que contribuem de forma significativa para a melhoria do fluxo de trabalho no canteiro de obras.  

Afinal, precisamos considerar que o uso de sistemas e dispositivos que empregam tecnologia faz muita diferença para as empresas saírem na frente da concorrência e proporcionarem uma ótima experiência aos seus clientes.  

Quer saber mais sobre os aplicativos de construção? Venha conosco! 

Leia mais: Empoderamento digital da sociedade é a chave para cidades inteligentes 

Como a tecnologia pode ser utilizada no canteiro de obras 

A Transformação Digital é muito importante para todos os segmentos, inclusive o da construção civil. Ela pode ser utilizada no dia a dia para otimizar diversos processos e tem inúmeras funcionalidades. Confira quais são as principais.  

  • Relacionamento com o cliente: é possível registrar as informações, preferências e especificidades dos projetos para investir em um atendimento personalizado e proporcionar, com isso, uma ótima experiência de compra; 
  • Mobilidade para as obras: é possível acompanhar o status de uma obra, desde o início até o momento em que as chaves são entregues ao cliente; 
  • Registro de informações: é possível acompanhar todos os materiais e processos que forem utilizados, desde o início até o pós-obra; 
  • Cronograma: o construtor pode acompanhar o trabalho do empreiteiro e analisar se está dentro do esperado, proporcionando mais agilidade e efetividade na construção;  
  • Sustentabilidade: os aplicativos e as plataformas permitem transformar a obra em um ambiente muito mais sustentável, pois reduzem os custos e geram mais eficiência. 

Quais são os aplicativos de construção que já existem e como eles ajudam nas tarefas 

Confira, a seguir, alguns apps que podem ajudar na gestão das obras: 

FastBuilt 

Adriana Bombassaro, co-founder da FastBuilt, conta que a plataforma tem duas aplicações: 

  1. Uma para as construtoras: elas podem cadastrar todas as informações sobre o imóvel e gerir as assistências técnicas no pós-entrega; 
  2. Outra para o cliente: ele acessa todas as informações sobre o imóvel. Assim, pode solicitar assistência e garantir que possíveis alterações de materiais e móveis não afetem a estrutura do espaço. 
     

“Em um mercado altamente competitivo, com consumidores mais exigentes e em busca de experiências completas, utilizar recursos tecnológicos é questão de sobrevivência”, ressalta Bombassaro. 

Expert System

A Expert System é uma empresa de softwares e soluções para a construção civil que ajudam em todas as etapas da obra. Dois deles são: 

  1. Volare: é utilizado para fazer orçamentos, planejamentos e controle de custos; 
  2. Versato: é focado na gestão da construção.  
  3.  

Segundo o diretor comercial e de projetos da Expert System, Eduardo Aguiar, “ambos otimizam e organizam os processos e são muito eficientes para quem trabalha no setor da construção civil”. 

Obra Prima 

Com o Obra Prima, um sistema de gestão de obras, é possível solicitar a compra de materiais, registrar o avanço físico, realizar medições, se comunicar com os clientes e até mesmo acessar documentos usando apenas o seu celular.  

Wilson Pacheco Junior, CEO do Obra Prima, conta que uma função muito elogiada no aplicativo é o sistema financeiro, pois é possível receber todas as notas fiscais emitidas para o CNPJ da sua empresa:   

“Você realiza a compra e em até duas horas o aplicativo realiza a integração com as secretarias de fazenda, disponibilizando a nota fiscal e os itens para a apropriação”.  

Mobuss Construção 

O Mobuss Construção é um software de mobilidade para a construção civil da Teclógica. Por meio de um computador ou dispositivo móvel, ele garante:  

  • Gerenciamento dos processos construtivos; 
  • Maior controle nas obras; 
  • Agilidade na interação entre todos os envolvidos; 
  • Redução de desperdício e retrabalho;  
  • Mais rentabilidade. 

Sílvio Etges, gerente de produtos da Teclógica, explica: “São 10 módulos integrados com diferenciais para cada etapa da obra, começando com a fase de projeto, passando pela execução, formalizando a entrega e gerenciando no pós-obra”. 

O que as empresas desenvolvedoras pensam sobre as facilidades que esses aplicativos de construção oferecem 

Bombassaro, da FastBuilt, acredita que a tecnologia no canteiro de obras faz diferença e precisa estar inserida nos processos porque só traz benefícios para as construtoras e os seus clientes.   

“Além de todas as vantagens, é preciso ressaltar a redução de custos, que acontece desde a diminuição de documentos impressos até a relação de processos, manutenções desnecessárias ou mal planejadas”, ela ressalta.  

Aguiar, da Expert System, fala que uma das principais facilidades do uso de sistemas e aplicativos de construção é a economia de tempo e dinheiro. Com a tecnologia a favor, o construtor tem uma visão mais detalhada da obra.   

Ele reflete: “Por isso é importante que as construtoras invistam na formação e no treinamento para a equipe, para que os trabalhadores possam usufruir melhor de todas as ferramentas e funções tecnológicas que facilitam a rotina de trabalho”.  

Pacheco Junior, da Obra Prima, concorda que são muitas as vantagens proporcionadas pelo avanço da tecnologia, como o ganho de tempo e a satisfação do cliente. Ele também reforça o grande benefício da economia: “Com essas funcionalidades de cotação online, por exemplo, as construtoras economizam, em média, 12% em suas compras”.  

Etges, da Mobuss Construção, acredita que além da questão de segurança, há a redução do desperdício e a agilidade de processos, bem como um melhor aproveitamento de mão de obra.   

“Sem a digitalização, as empresas estão fadadas a uma competitividade desigual em comparação a quem já conta com soluções de gestão que entregam um controle do processo com dados atualizados e confiáveis”, diz. 

Quais aplicativos de construção estão em desenvolvimento e poderão ajudar ainda mais 

Existem alguns aplicativos de construção que estão em desenvolvimento e podem ajudar a suprir algumas demandas do setor.  

Os entrevistados apresentaram algumas ideias, como um aplicativo que permite que a construtora acompanhe o fluxo de caixa para entender o quanto foi executado, o quanto já foi gasto de material e de mão de obra e o quanto já foi comprometido.  

Também foi ressaltada a importância de trazer informações mais analíticas, como a produção de gráficos detalhados para entender melhor todo o planejamento estratégico da obra.  

Outros recursos importantes que estão em desenvolvimento são o comando e preenchimento de documentos por voz, que permitem mais agilidade no dia a dia, e a integração de sistemas.  

Gostou de aprender mais sobre os aplicativos de construção? Para conferir mais informações da área, siga as páginas da Concrete Show nas redes sociais e acompanhe outros conteúdos aqui em nosso canal digital!