Você já ouviu falar na Jornada Senai de Transformação Digital? O programa foi lançado em maio deste ano com o objetivo de levar micro, pequenas e médias empresas à Indústria Inteligente.

O programa foi criado através de uma parceria entre a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de São Paulo e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), também de São Paulo. 

No Concrete Show 2022, Brendon Donizete da Silva, engenheiro civil e supervisor de Projetos e Tecnologia do Senai, explicou como funciona a Jornada e trouxe alguns detalhes importantes. Continue conosco e acompanhe os melhores momentos do encontro!

Importância de identificar as dores da empresa

Um dos objetivos da criação da Jornada Senai de Transformação Digital é auxiliar as empresas na identificação e na busca por soluções para os problemas diários, chamados por Silva de “dores”.

Ele cita os 4 principais assuntos que geram preocupação aos micro, pequenos e médios empreendedores: modelos de negócios, tecnologia, capital humano e fontes de recursos. 

“Então, com base nessas dores é onde a gente começa a olhar um pouco para o mercado exterior, como que essas empresas estão se comportando”, explicou o especialista.

O representante do Senai citou uma pesquisa realizada em 9 países diferentes onde foi constatado que a pandemia causada pelo coronavírus acelerou a transformação digital em 59% deles. 

“A gente não podia ter contato com outras pessoas, muitas empresas tiveram que ressignificar o seu modelo de negócio com base nessa pandemia, tiveram que se reinventar, isso aconteceu de forma mundial. E no Brasil, como a gente vai fazer isso?”, questionou.

Transformar digitalmente 40 mil CNPJs

Durante o painel, Brendon Donizete da Silva também explicou que o objetivo do Senai é promover uma transformação digital em 40 mil CNPJs diferentes dentro dos próximos 4 anos de Jornada.

“Nós temos uma meta de 10 mil empresas ao ano para fazer com que elas elevem a competitividade e também a sua maturidade digital”, apontou ele.

Jornada Senai de Transformação Digital em 8 etapas

A Jornada Senai de Transformação Digital consiste em 8 etapas diferentes de consultoria e treinamento rumo à digitalização da indústria. São elas:

  1. Diagnóstico
  2. Estratégia
  3. Otimização de processos
  4. Mapeamento
  5. Automação
  6. Digitalização
  7. Integração
  8. Indústria inteligente

“E é o que eu aconselho: não é só um método apresentado pela instituição, mas vocês podem usar isso como uma forma de se programarem e estruturarem a empresa para receber uma tecnologia, iniciando pelo diagnóstico”, observa Silva. 

O tempo de consultoria varia de acordo com a disponibilidade dos empreendedores, tanto para realização do acompanhamento em visitas presenciais quanto para realização das ações determinadas pelos consultores.

Para conhecer melhor cada uma das etapas e fazer o registro de interesse em participar da Jornada Senai de Transformação Digital, basta você acessar o site do programa.

Para saber mais sobre a Jornada Senai de Transformação Digital na Construção Civil e entender se a sua empresa se encaixa nos critérios, compre seu acesso on-demand e assista na íntegra a apresentação que ocorreu no Concrete Show 2022!