Se você faz parte ou atua no setor da construção civil, provavelmente já ouviu falar no termo artefatos de cimento e concreto.
Em linhas gerais, artefatos de cimento são todos os materiais que possuem cimento em sua composição. Muitos referem-se a eles como artefatos de concreto, pois além do cimento, se utilizam agregados, como a areia e a brita.
Para falar um pouco mais sobre o uso dos artefatos de concreto no acabamento de obras, conversamos com Isabela Gasques, que é Engenheira Civil e Consultora Técnica da Associação BlocoBrasil.
Vamos saber mais? Continue lendo e tire suas dúvidas abaixo!
O que são os artefatos de cimento e artefatos de concreto?
A Engenheira Civil Isabela Gasques dá uma definição sucinta, porém precisa do que são os artefatos de cimento e, inclusive, cita dois exemplos de materiais.
“Os artefatos de cimento podem ser definidos como todos os produtos que utilizam o cimento em sua produção, como, por exemplo, os blocos para alvenaria e os pisos intertravados”, explica ela.
Além destes, pode-se citar ainda os tubos de concreto para saneamento, sacadas e escadas pré-fabricadas, mourões, pré-lajes, blocos, lajotas, telhas e mobiliário urbano como outros exemplos de artefatos.
Quais os benefícios da pré-fabricação dos artefatos de concreto?
A pré-fabricação dos artefatos de concreto traz um grande benefício: a padronização dos materiais.
“Os principais benefícios das peças de concreto industrializadas estão em seu alto controle de qualidade na produção e precisão dimensional das peças. Esse controle se inicia no recebimento da matéria prima, dosagem e mistura dos agregados, vibro prensagem e cura”, esclarece Isabela.
A entrevistada cita, ainda, a diversidade dos artefatos de concreto como outro grande benefício:
“As peças industrializadas de concreto possuem grande versatilidade de formatos e dimensões, permitindo agilidade na obra e grande durabilidade.”
A importância das formas na produção dos artefatos de concreto
As formas utilizadas para fabricação dos artefatos de cimento e concreto podem ser dos mais diversos materiais, sendo os mais comuns a madeira, o aço, a borracha ou o plástico.
As peças precisam sair íntegras dos moldes, por isso, uma característica importante das formas é que elas possibilitem a desmontagem com facilidade.
“É importante salientar que a qualidade do molde interfere diretamente no produto final, sendo necessário realizar verificações periódicas”, destaca Isabela Gasques.
Aplicações dos artefatos de concreto em acabamento de obras
A representante da Associação BlocoBrasil também fornece alguns exemplos de aplicações dos artefatos de cconcreto em acabamentos de obras.
“As peças de concreto para pavimentação são utilizadas como revestimento de uma estrutura de pavimento e devem suportar os esforços mecânicos e condições de rolamento”, explica.
Ela complementa: “Já as peças de concreto permeável, além destas características, ainda permitem a percolação de água no solo, diminuindo o escoamento superficial.”
Isabela também cita a utilização das paredes de blocos de concreto. “Elas servem como substrato para aplicação de revestimento, mas também podem ser executadas de forma que os blocos fiquem aparentes, onde o próprio bloco será o acabamento”, finaliza a convidada.
Os artefatos de cimento e artefatos de concreto são peças importantes de acabamento. Para saber mais sobre o assunto, confira nosso artigo com importantes dicas para evitar problemas no acabamento em grandes obras!