Uma das atrações do Concrete Show 2023 foi a apresentação de Rick Yelton, Editor at Large do World of Concrete (WoC), um dos principais eventos do setor construtivo no mundo, que falou sobre algumas das tecnologias para concreto que estão sendo aplicadas no mercado norte-americano atualmente no congresso Construindo Conhecimento.

Em um bate-papo com nossa equipe, Yelton destacou seis das principais inovações que passaram pelo evento sediado em Las Vegas que reúne especialistas em construção de todo o mundo, incluindo representantes do Concrete Show.

Veja, a seguir, mais do que ele nos contou sobre as tendências para concreto e cimento que também já estão aparecendo ou devem chegar ao Brasil em breve!

1. Geopolímero

O representante do WoC comentou que a solução química de geopolímeros tem sido uma das grandes aliadas na criação de aditivos que tornam o cimento mais sustentável, ajudando a reduzir a pegada de carbono do segmento.

“Os geopolímeros estão sendo formulados para criar cimento que os incorporam em seus materiais, e como resultado fazem com que este cimento tenha o mesmo ciclo de vida do cimento tradicional, mas reduzindo a emissão de CO2 e contribuindo para projetos mais sustentáveis”, resumiu ele.

2. Aditivos com nanotecnologia

Outro ponto destacado por Yelton foi o uso da nanotecnologia em aditivos, que também auxiliam na questão ambiental, conforme ele nos detalha:

“A nanotecnologia é uma química que já tem sido usada em outras indústrias, e agora essas nanopartículas também estão sendo pesquisadas para beneficiar a indústria da construção.”

Ele prossegue, observando que essa tecnologia “permite que a relação de água para concreto seja mais eficiente sem perder a trabalhabilidade ou alterar as propriedades finais do material.”

3. Sensores

De acordo com nosso entrevistado, a digitalização e o uso de conceitos como Big Data também ditarão os novos rumos da construção civil. Ele comenta:

“Com a habilidade de coletar muitos dados, temos a chance de usá-los de forma a tornar os processos mais lucrativos e eficientes para os empreiteiros e demais profissionais.”

Yelton complementa: “Ao utilizar sensores de maturidade incorporados, os engenheiros podem monitorar quando o concreto passa da forma líquida para sólida, verificando a temperatura e permitindo que o processo seja feito de forma mais rápida ao mesmo tempo em que reduz os impactos ambientais.”

4. Impressão 3D

Tema do momento, o uso de impressão 3D para construções também foi abordado pelo norte-americano. Segundo ele, a tecnologia tem sido testada para criar soluções mistas com agregados que se equiparem ao concreto tradicional.

“Temos visto uma mudança radical com estudos da geologia desses componentes. Nossos expositores estão investindo muito tempo, talento e recursos para encontrar soluções de impressão 3D que sejam duráveis como o concreto”, diz ele.

5. Concreto biológico

Falando sobre o uso de materiais biológicos na construção, o especialista da WoC informou que estão atualmente em curso pesquisas sobre como materiais naturais, como algas, podem ser usados em conjunto com o concreto.

“Temos visto também estudos sobre como os corais são formados no oceano, o que pode nos auxiliar a encontrar soluções biológicas mais eficientes para o concreto”, relatou ele.

6. Baterias de concreto

Por fim, Yelton também abordou as inovações do concreto na inovação energética. Um exemplo são baterias de concreto, que podem usar o material para gerar energia, reduzindo as emissões de carbono e trazendo vantagens competitivas.

“Sabemos que o concreto é um ótimo insulante, e há engenheiros pesquisando sobre como, com ingredientes adicionais, ele pode ser usado como uma bateria utilizando a energia solar, por exemplo”, afirmou.

Ele finalizou: “Também há estudos para desenvolver um concreto que, quando pressionado, cria uma corrente de energia, o que auxilia em tornar o concreto não apenas sustentável, mas como parte de uma estrutura eficiente para a sociedade.”

Continue por aqui! Veja agora nosso artigo sobre como a Inteligência Artificial pode maximizar a eficiência da logística da construção civil.