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O uso do concreto para grandes estruturas de portos marítimos

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Resistência mecânica, durabilidade e facilidade de construção são características que justificam o uso do concreto para portos. Veja mais neste artigo!

O investimento em construções, reformas e manutenção é uma necessidade cotidiana nos portos brasileiros. Entre outros pontos, isso se justifica pelo fato de que o nosso país tem obtido sucessivos recordes em exportações de commodities.

Nesse sentido, o uso do concreto em grandes estruturas de portos é bastante comum, tendo em vista que o material tem uma boa resistência mecânica, durabilidade e facilidade de construção.

Laís Ehlert Martini, arquiteta e urbanista, especialista em Design de Interiores, mestra em Engenharia Civil e orientadora educacional do Senac EAD conversou conosco sobre o tema. 

Siga com a leitura e veja as informações que a especialista nos trouxe sobre o uso do concreto para grandes estruturas de portos!

Principais usos do concreto em portos marítimos

Em portos, o concreto é utilizado para construir cais, píeres, molhes, barragens de contenção de areia e estruturas semelhantes.

Além disso, o material também é resistente à corrosão causada pela água salgada e outros elementos marinhos. O uso de reforços de aço em conjunto com o concreto , o concreto armado, também aumenta a durabilidade e a resistência dessas estruturas.

Nesse sentido, Martini declara: “O projeto de obras portuárias demanda conhecimentos de diversas ciências aplicadas, como a hidráulica, que tem a finalidade de estimar a ação hidrodinâmica das ondas e correntes sobre os elementos estruturais.”

Ela prossegue: “Geotécnica e dinâmica dos solos, para projetos de fundação e estabilidades de taludes, maciços e aterros; e, dimensionamentos de elementos estruturais, que resultem em estabilidade dos elementos flutuantes, esforços dos equipamentos/cargas, visando a redução da força e do impacto da amarração dos navios.”

Segundo a especialista, é importante que os arquitetos e os engenheiros que trabalham nesses projetos saibam avaliar individualmente o tipo de porto e sua localização. 

Ela acredita que isso possibilita encontrar uma solução construtiva e estrutural que atenda aos requisitos exigidos.

Desafios do uso do concreto em portos marítimos

Na opinião de Martini, a construção de uma obra portuária exige altos investimentos, como tecnologia, mão de obra qualificada, matéria-prima de qualidade etc.

“É fundamental que sejam desenvolvidos estudos preliminares que garantam a viabilidade de execução, tendo como critério a durabilidade dessa estrutura”, avalia a mestra em Engenharia Civil.

Laís Martini também comenta que o concreto é diretamente exposto a agentes agressivos e intempéries, como alteração de temperaturas, radiação solar, cloretos, água doce e/ou salgada, organismos vivos, como líquens e cracas, etc. 

Segundo ela, isso pode comprometer o material, sendo necessário cuidado e planejamento para que isso não ocorra. A arquiteta complementa:

“Um dos desafios é proteger o concreto, evitando a corrosão e a correspondente deterioração estrutural. Assim, o primeiro passo é identificar qualquer agravamento, como abrasão e erosão na edificação, a fim de que sejam realizados investimentos de manutenção corretiva da patologia, de modo a garantir segurança e longevidade ao porto.”

Melhores práticas a serem adotadas ao usar concreto em portos marítimos

Questionada sobre as melhores práticas a serem adotadas ao usar concreto em portos, Laís Martini destaca que, antes de tudo, devem ser seguidas as normas técnicas para obras portuárias.

“Além disso, deve-se considerar variáveis importantes na especificação do concreto, como ventos, correntes marítimas, trações e sobrecargas, que possibilitam uma edificação funcional e segura”, analisa.

“É preciso investir em concreto de alta qualidade e com potencial de conter corrosões e proteger contra as intempéries externas”, conclui Laís.

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