Concrete Digital faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Os desafios e esperanças da construção civil para 2021

Os desafios e esperanças da construção civil para 2021.png
2020 foi um ano difícil para quase todos os setores. No ramo da construção civil, não foi diferente. Veja aqui o que a indústria espera para 2021.

Sabemos que 2020 foi um ano difícil e conturbado para todos os setores. No ramo da construção civil, isso não foi diferente. Por ela ser considerada uma área essencial, a indústria manteve as obras em andamento, adotando rígidos protocolos de segurança para manter todos os cuidados, visando preservar a saúde e o emprego dos trabalhadores.

Para nos contar um pouco mais sobre os desafios e as esperanças da construção civil, trouxemos algumas reflexões coletadas a partir de uma entrevista com o Presidente da SindusCon-SP, Odair Senra, e com a projetista fundadora da Arquitetude, Ana Bortone. Vamos lá?

Entenda como foi o ano de 2020 para a construção civil

O setor da construção civil (assim como a maioria dos outros) precisou adotar protocolos sanitários e medidas intensas para a prevenção nos canteiros de obras.

Para atestar a eficácia das medidas adotadas, a SindusCon-SP, em parceria com o Serviço Social da Construção (Secovi-SP) realizaram uma pesquisa semanal. Como resultado, atestaram que os casos de suspeita ou confirmação de Covid-19 nos canteiros de obras seguiram abaixo de 1%. Esse dado aponta que a doença permaneceu sob controle no setor.

Mesmo assim, sabemos que houve uma queda de 2,5% no PIB da construção civil. Isso aconteceu, principalmente, entre os meses de março a maio, onde as atividades decresceram. No entanto, a partir de junho houve uma boa recuperação, fechando o ano de 2020 com:

  • 2,28 milhões de trabalhadores empregados;
  • 112 mil novos empregos durante o ano (+5,8%) — para se ter uma ideia, a construção civil foi o setor que mais gerou empregos em 2020.

Confira quais foram as principais lições de 2020 para a construção civil

Para o Presidente do SindusCon-SP, Odair Senra, “A principal lição é a importância da disciplina e da resiliência. Nossos trabalhadores operam em uma atividade que exige atenção às normas de saúde e segurança do trabalho. São treinados e continuamente estimulados à observância destas normas”.

Leia mais: Saneamento será essencial na retomada pós-pandemia

Portanto, todos os colaboradores passaram por diversos treinamentos e cobranças sobre a importância de manter os protocolos de segurança. Ações como higienizar frequentemente as mãos, utilizar de forma correta os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), usar máscara e evitar aglomerações (dentre outros) foram inseridas em suas rotinas.

Veja algumas reflexões sobre a construção civil para 2021

Senra acredita que as estimativas para o ano de 2021 são muito boas, pois há grandes esperanças na construção civil. Estima-se que o PIB da construção civil cresça 3,8%, pois muitas obras iniciarão em virtude dos contratos assinados em 2020.

“No segmento de infraestrutura, deveremos ter novas obras públicas estaduais ou municipais e outras derivadas das concessões, parcerias público-privadas e privatizações a serem retomadas. Na habitação popular seguem as obras em andamento e novas se iniciarão dentro do Programa Casa Verde e Amarela”, reforça o presidente da SindusCon-SP.

Confira o que pode mudar no setor com a vacinação e o controle gradual da pandemia

Para a projetista Ana Bortone, a vacinação fornecerá maior segurança para a população. Entretanto, os novos hábitos adquiridos durante o período de confinamento devem perdurar, transformando-se em um novo formato de relacionamento com o meio exterior.

“Prudência é a palavra-chave. A população, de modo geral, ainda está se recuperando e se adaptando às mudanças impostas pelo momento. É importante que haja uma conscientização coletiva em relação à forma de nos relacionarmos com os ambientes”, ela complementa.

Odair Senra afirma que a vacinação representa um elemento extremamente importante de segurança para todas as empresas e colaboradores. Entretanto, ele concorda que ainda será necessário continuar com as medidas de prevenção.

Saiba quais são os principais desafios e esperanças da construção civil

Senra acredita que: “Nosso maior desafio é o mesmo do Brasil: fazer voltar a crescer o nível de investimentos na economia”. Entretanto, sabemos que isso depende de muitos critérios.

Ainda falando sobre as esperanças da construção civil, o presidente ressalta que serão necessárias novas medidas de melhoria do ambiente de negócios, como uma simplificação tributária. Afinal, as medidas de desburocratização e agilização dos licenciamentos são importantes para o crescimento e desenvolvimento da construção civil no país.

Veja quais são as perspectivas para os próximos tempos

“O mercado imobiliário tem boas possibilidades de expansão, diante da oferta e facilidade de acesso ao crédito, a juros baixos”, aponta Senra. Para ele, o segmento da habitação popular deve seguir em grande atividade — diante do grande déficit habitacional existente no país e da oferta de recursos do FGTS para financiá-lo.

Além disso, se houver um bom avanço com relação à economia, certamente o emprego e o consumo voltarão a aumentar, motivando novas obras nos segmentos de construção comercial e residencial. “Mais adiante, esperamos que haja mais recursos públicos e privados para a expansão das obras de infraestrutura”, ele complementa.

Gostou de aprender mais sobre os desafios e as esperanças da construção civil em 2021? Se sim, aproveite e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! Siga navegando por nosso canal digital para saber mais novidades do meio.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar