Concrete Digital faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

A importância das obras de saneamento para a sustentabilidade

A importância das obras de saneamento para a sustentabilidade.jpg
As obras de saneamento impactam diretamente na qualidade de vida da população. Veja como tais empreendimentos se relacionam com a sustentabilidade!

Segundo uma estimativa do The New Climate Economy, o mundo deverá investir mais de 90 trilhões de dólares em obras de saneamento sustentáveis até 2030.

Tal investimento é necessário para renovar os equipamentos antigos e também alinhar os recursos para as novas políticas de sustentabilidade, que visam amenizar problemas como o aquecimento global e a poluição.

Para entender mais sobre a importância das obras de saneamento para a sustentabilidade, conversamos com o Diogo Reis. Ele atua como especialista da Indústria de Água na empresa Imagem Geosistemas.

Prossiga com a leitura e veja as principais contribuições trazidas pelo entrevistado!

Os principais pilares nas obras de saneamento

“Quando falamos sobre as obras de saneamento, os pilares de sustentabilidade estão intimamente relacionados ao ciclo de vida dos projetos de redes de água e esgoto. Ou seja, a perspectiva ambiental está diretamente relacionada com o próprio conceito de saneamento”, explica Reis.

Nesse sentido, o especialista acredita que expandir a disponibilidade das redes de coleta de esgoto, por exemplo, gera um impacto direto na contaminação ambiental e na preservação do meio ambiente, uma vez que, para diminuir o impacto das ações antrópicas, os efluentes (domésticos e industriais) devem ser tratados adequadamente antes de retornarem ao meio.

Logo, deve-se garantir que todos os imóveis estejam conectados às redes, para abastecimento de água e coleta de esgoto. Para Reis, essa é uma das missões relacionadas às obras de expansão em saneamento.

O especialista também fala sobre o pilar da perspectiva social. Para ele, esse conceito também deve estar presente na expansão das redes de água e esgoto nos municípios.

“Garantir que toda a população tenha acesso à água tratada e esgotamento sanitário está diretamente relacionado a promover qualidade de vida para todos. Uma maior cobertura das redes de saneamento tem um impacto direto na saúde pública, e promove maior igualdade social no acesso à infraestrutura de qualidade”, opina Reis.

Por fim, o representante da Imagem Geosistemas cita o pilar da perspectiva que, segundo ele, está diretamente relacionado à evolução do saneamento nos municípios.

Em suas palavras: “A disponibilidade de infraestrutura de qualidade (abastecimento de água, coleta de esgoto, energia elétrica, mobilidade urbana) é a base para o desenvolvimento econômico em qualquer localidade.”

“É fundamental que haja maturidade na infraestrutura dos municípios para que ocorra o desenvolvimento econômico, tornando as obras de saneamento parte dessa estratégia”, completa.

A importância das obras de saneamento para o bem-estar da população

Segundo Reis, um dos principais impactos das obras de Saneamento é a melhoria dos indicadores relacionados à saúde pública.

“No Brasil, a transmissão de doenças veiculadas de forma hídrica, devido a inexistência de infraestrutura de saneamento básico, ainda é uma realidade em muitas cidades, especialmente nas regiões Nordeste e Norte do país”, explica o especialista.

Ele prossegue: “Garantir o acesso a infraestrutura de saneamento básico reduz a vulnerabilidade social das diferentes camadas da população, refletindo na saúde, na educação, no trabalho e na renda.”

Ele também explica que mais um ponto que contribui para o bem-estar da população é o aumento do acesso à água limpa. 

Isso porque, segundo Reis, as obras de saneamento permitem alcançar cidades afastadas, como no interior ou regiões rurais, fazendo com que as pessoas desses locais não tenham tanta dificuldade em conseguir água potável”.

Os mais importantes conceitos de infraestrutura sustentável

Quando pensamos em infraestrutura sustentável de saneamento, existem algumas práticas e tendências adotadas pelas companhias de saneamento. Elas estão relacionadas ao uso intensivo de tecnologias para otimização dos processos e adoção de práticas que tenham menor impacto ambiental nos municípios.

Reis explica: “Para a preservação do meio ambiente, empresas de saneamento têm buscado alternativas para destinar resíduos e efluentes oriundos do processo de tratamento de água e esgoto, de modo que possam ser empregados em outros subprocessos internos (água de reuso).”

Ele prossegue: “Para melhorar a eficiência energética da operação, a utilização de fontes de energia alternativas têm contribuído para tornar operações mais autossustentáveis e com menor impacto ao meio ambiente (como a aplicação de lodo provenientes de estações de tratamento de esgoto em processos de geração de energia)”.

Em suma, são muitos os fatores que podem ser relacionados às obras de saneamento e eles impactam diretamente na qualidade de vida das pessoas. É por isso que arquitetos e engenheiros devem ficar atentos a essa questão.

Continue se informando no canal digital da Concrete Show! Leia também nosso conteúdo sobre novas oportunidades para o avanço da tecnologia na construção.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar