Concrete Digital faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Diversidade, equidade e inclusão na construção civil

Diversidade, equidade e inclusão na construção civil.jpg
Confira neste artigo os benefícios e a importância de apostar em equipes mais diversas no setor.

Apesar de ter avançado nos últimos anos, a presença de mulheres na construção civil ainda é consideravelmente inferior ao número de homens que atuam no ramo. 

Um recente levantamento do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) apontou que, dos mais de 270 mil profissionais registrados no órgão, menos de 20% são mulheres.

Mas como a construção civil pode promover ações e práticas que incentivem uma maior diversidade, equidade e inclusão no segmento?

Para entender mais do assunto e dos desafios que o permeiam, conversamos com Beatriz Sabo, Gerente de Pesquisas da INTEC Brasil, plataforma que aproxima construtoras e fornecedores em obras do Brasil.

Continue lendo e saiba mais sobre como superar as desigualdades na construção civil!

Como aumentar a diversidade, equidade e inclusão na construção civil?

A tendência de oferecer equipes mais diversas e inclusivas tem crescido em todos os setores, e na construção não é diferente. 

Apesar de ainda ser majoritariamente dominada por homens, a área tem visto o número de mulheres e pessoas de minorias aumentar com ações diversas que têm sido colocadas em prática por empresas e entidades do setor.

Para Beatriz, uma mulher com um importante cargo no meio, a oportunidade para melhorar ainda mais essa equidade passa por três fatores, como ela explica:

  • Modernização da cultura empresarial;
  • Educação celular do ambiente de trabalho de forma a inibir discriminação;
  • Abertura permanente para novidades e oportunidades.

Ainda de acordo com nossa convidada, “As construtoras e os grandes fornecedores têm investido alto em employer branding, que, entre outros objetivos, visa que o colaborador se sinta valorizado dentro da cultura da marca, além de consciente de sua importância e da importância de suas singularidades para o fortalecimento da mesma.”

Como as empresas da construção civil podem incentivar uma maior igualdade em seus postos?

Como vimos acima, já existem caminhos e opções para empresas que querem se tornar mais inclusivas, seja aumentando o número de mulheres em cargos de importância de sua companhia, seja incentivando a inclusão de pessoas de minorias diversas.

É importante frisar que tais ações trazem uma série de benefícios para as empresas que as adotam, como um corpo de funcionários mais diverso e preparado para enfrentar diferentes desafios. O velho ditado da união faz a força nunca foi tão atual, e, ao juntar pessoas de diferentes características é possível alcançar resultados ainda mais satisfatórios e eficientes na construção civil.

"Temos hoje disponíveis no mercado grandes profissionais de humanas e consultores de diversidade dedicados a encontrar não somente talentos para as construtoras, mas também construtoras para esses talentos. Uma vez contratados e introduzidos ao ambiente, são incentivados a usarem o melhor de seu perfil como um bônus extra ao seu currículo", explica Beatriz.

Como se dá a produtividade em equipes diversificadas na construção civil?

Como falamos acima, ter equipes mescladas pode trazer uma série de vantagens. A nosso pedido, a gerente da INTEC Brasil falou mais sobre o tema, destacando outros benefícios de incentivar a diversidade empresarial.

"A melhoria na produtividade das equipes se dá de forma clara aos olhos! Os gêneros se completam, o racional e o sentimental se encontram e a aptidão para resolver problemas de forma rápida dos homens se une à sensibilidade e senso feminino de necessidade coletiva", analisa Beatriz.

Ela complementa: "Durante uma negociação mulheres observam coisas que homens não observam, por outro lado, homens têm mais facilidade no envolvimento com alguns tipos de pessoa. Diversificar é hoje uma atitude assertiva de quem pretende ter uma equipe completa que atenda a todas as situações."

Quais são os desafios da diversidade de funcionários na construção civil?

Porém, nem tudo são flores. Como vimos no início do artigo, apesar da situação estar mudando, a construção civil brasileira ainda é fortemente dominada por homens. Porém, ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, promover e aplicar a equidade no segmento é bem menos complexo do que aparente, e os pontos positivos superam de longe os eventuais obstáculos que a transição para uma equipe mais diversa pode gerar.

"Os desafios são cada vez menores. Entendeu-se que o segredo está nos novos líderes, os modernos, que se reinventaram, quem se atualizaram e nisso as mulheres saíram na frente de muitos. Ainda existe uma pequena resistência por parte de alguns poucos representantes de gerações mais antigas de liderança, mas não são a maioria para o bem de todos", diz Beatriz Sabo.

Portanto, a hora de avançar é agora. Se você possui um cargo de tomada de decisão em uma empresa da construção civil, pode ser um excelente negócio apostar em uma equipe mais diversa e inclusiva em sua próxima rodada de contratações. 

A mescla de pessoas de diferentes formações, características e histórias será altamente positiva, e com certeza sua empresa alcançará voos ainda mais altos com tais atitudes.

Se você gostou deste artigo, leia também nosso conteúdo sobre Mulheres na construção civil: avanços e desafios!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar