Concrete Digital faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Como o PPI tem influenciado as obras de infraestrutura no Brasil?

PPI nas obras de infraestutura.jpg
O Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) foi criado com a finalidade de ampliar e fortalecer a interação entre o Estado e a iniciativa privada.

Você sabia que o PPI tem forte influência nas obras de infraestrutura no país? Para explicar mais sobre esse assunto tão importante, entrevistamos a secretária especial do Programa de Parcerias de Investimentos, Martha Seillier.

Venha conosco e confira a entrevista na íntegra.

O que é o PPI?

Martha Seillier: O Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) foi criado, no âmbito da Presidência da República, pela Lei nº 13.334, de 2016 com a finalidade de ampliar e fortalecer a interação entre o Estado e a iniciativa privada por meio da celebração de contratos de parceria e de outras medidas de desestatização.

Com a lei que instituiu o PPI, duas estruturas foram criadas na Administração Federal: 

  1. Conselho do PPI: órgão colegiado que avalia e recomenda ao Presidente da República os projetos que integrarão o PPI, decidindo, ainda, sobre temas relacionados à execução dos contratos de parcerias e desestatização. 
  2. Secretaria do PPI: vinculada ao Ministério da Economia, atua em apoio aos Ministérios e às Agências Reguladoras para a execução das atividades do Programa.

Quais são os objetivos do PPI?

Martha Seillier:

  • ampliar as oportunidades de investimento e emprego e estimular o desenvolvimento tecnológico e industrial, em harmonia com as metas de desenvolvimento social e econômico do País;
  • garantir a expansão com qualidade da infraestrutura pública, com tarifas adequadas aos usuários;
  • promover ampla e justa competição na celebração das parcerias e na prestação dos serviços;
  • assegurar a estabilidade e a segurança jurídica dos contratos, com a garantia da mínima intervenção nos negócios e investimentos;
  • fortalecer o papel regulador do Estado e a autonomia das entidades estatais de regulação.

Uma vez que os empreendimentos forem qualificados no Programa de Parcerias de Investimentos, eles serão tratados como prioridade nacional. 

Os órgãos e entidades envolvidos devem atuar para que os processos e atos necessários à estruturação, liberação e execução do projeto ocorram de forma eficiente e econômica.

Quais são os benefícios do PPI para as obras de infraestrutura?

Martha Seillier: Não somente para as obras de infraestrutura, mas em setores como tecnologia, energia elétrica, projetos de óleo e gás, mineração, passando pelos projetos de Parceria Público Privadas (PPPs), que abrem possibilidades de concessões de parques, florestas, creches, presídios, hospitais... Inúmeros são os benefícios. 

Um exemplo: em setembro deste ano, por meio de um projeto de PPP, o Consórcio Equatorial Energia venceu o leilão dos serviços de água e esgoto do Amapá. O consórcio deu lance de quase 1 bilhão de reais. Porém, o mais relevante são os benefícios para a população: somente 7% dos moradores amapaenses têm, atualmente, acesso à água e esgoto no estado. Essa realidade vai mudar.  

Quais são as próximas obras de infraestrutura do PPI?

Martha Seillier: Para saber quais são as próximas obras de infraestrutura do PPI é necessário conferir o calendário dos próximos leilões ainda previstos para este ano:

PPI 2021.jpeg

>> Para se manter atualizado sobre os principais projetos do PPI, assine a newsletter do programa.

Como o PPI auxilia nos gargalos de obras públicas?

Martha Seillier: As parcerias representam importantes mecanismos para a implementação de obras e serviços públicos necessários para melhorar a infraestrutura do país. 

Por um lado, o setor privado contribui com recursos para os pesados investimentos iniciais demandados em cada projeto, aliviando a situação fiscal do setor público. Do outro lado, a gestão e a execução dos serviços públicos é realizada com mais eficiência, economicidade e qualidade, haja vista a maior flexibilidade do parceiro privado e as metas de desempenho estipuladas conjuntamente com outros mecanismos de remuneração variável nos contratos. 

Gostou de aprender mais sobre o PPI e como ele influencia as obras de infraestrutura no Brasil? Aproveite e leia também: Modernização e industrialização da construção são fundamentais para sustentar crescimento.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar