Concrete Digital faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

O papel do projetista na eficiência da obra

O papel do projetista na eficiência da obra.jpeg
Você sabe qual é o papel do projetista na eficiência da obra? Confira!

Esse profissional é responsável por desenvolver desenhos de projetos nas obras, elaborar plantas de arquitetura, cálculos de terraplanagem, drenagem e cálculo de materiais com infraestruturas. 

No entanto, não é só isso.

Para explicar um pouco mais sobre o assunto, entrevistamos o engenheiro civil e mestre em engenharia de estruturas, Francisco Paulo Graziano. 

O especialista é professor na EPUSP (Departamento de Estruturas e Geotecnia), sócio-diretor da Pasqua e Graziano Consultoria, Concepção Estrutural e Projeto e ex-presidente da ABECE (atual conselheiro).

Vamos lá? Boa leitura!

Quais são as responsabilidades do projetista?

Como vimos, o projetista desenvolve um papel muito importante nas obras, pois as suas responsabilidades são diversas.

“As responsabilidades do projetista são muito amplas tendo em vista que compartilha múltiplas informações das diversas disciplinas que compõem o time de especialistas contratados para o desenvolvimento dos projetos”, explica Francisco Paulo Graziano.

Graziano também comenta que, no caso da engenharia estrutural (que é a sua área de concentração), “A responsabilidade primária é a garantia da segurança e durabilidade da obra: dois dos itens mais severos em termos de responsabilidade”.

Qual é a importância do projetista na eficiência da obra?

Para que uma obra seja concluída com sucesso é preciso ter eficiência para atingir as metas que o empreendedor estipulou, cumprindo prazos e garantindo que o usuário final tenha as suas demandas e expectativas atendidas.

Sendo assim, o papel do projetista é essencial. Afinal, “O projetista estrutural busca o equilíbrio entre todas as demandas das obras e concilia com a melhor composição entre segurança e economia”, afirma Graziano.

Quais ferramentas e softwares auxiliam o projetista?

Graziano explica que “Nos últimos tempos, ferramentas que incorporaram o uso de BIM implementaram maior unicidade nas informações e potencializaram uma maior qualidade do projeto como um todo”.

Portanto, atualmente, existem diversas ferramentas, aplicativos e softwares que podem auxiliar o projetista — tanto na eficiência quanto na precisão dos dimensionamentos e especificações das obras.

No entanto, Graziano ressalta que, apesar do uso da tecnologia ser fundamental para a eficiência da obra, é importante que o profissional busque formação contínua e tenha foco na inovação. Assim, é possível garantir que o uso das ferramentas seja efetivo.

Como funciona a avaliação técnica do projeto de obra?

A avaliação técnica do projeto de obra é um procedimento obrigatório que visa a maior confiabilidade do projeto. 

Afinal, precisamos considerar que é crescente a complexidade no atendimento aos requisitos de garantia de desempenho de atendimento às múltiplas normas existentes. 

Graziano conta que, com a introdução do ATP, adquiriu-se uma análise independente de uma terceira parte sobre o projeto. 

“Esta atividade deve ser conduzida por profissionais experientes e que não estejam envolvidos no processo de desenvolvimento dos projetos. Isso porque, eles estão livres da rotina e conduções dos gestores do projeto — que podem induzir involuntariamente a soluções que apresentem riscos à garantia da qualidade”, finaliza o engenheiro civil.

Você gostou de aprender mais sobre o papel do projetista na eficiência da obra? Aproveite e acompanhe o nosso trabalho nas redes sociais. Estamos presentes no Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube, Telegram e Spotify.

Registre-se para fazer download desse recurso

Registrar-se como membro de Concrete Digital lhe dá acesso a conteúdo premium incluindo revistas digitais, webinars, whitepapers e muito mais.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar