Maior produtor de aço no Brasil e líder no mercado global, o Grupo ArcelorMittal tem cerca de 127 mil empregados, sendo 20 mil no Brasil, e atende a clientes em 140 países, com o propósito de criar aços inteligentes para as pessoas e o planeta.
A companhia está presente no Brasil há mais de 100 anos, desde 11 de dezembro de 1921, quando foi inaugurada a planta de Sabará (MG). De lá para cá, implementou a primeira usina integrada de produção de aço da América do Sul, fabricou os primeiros laminados com aço 100% brasileiro e criou um plano de reflorestamento pioneiro entre as siderúrgicas no Brasil, entre outras ações.
Na história mais recente, a ArcelorMittal também desenvolveu a primeira plataforma e-commerce e lançou o primeiro laboratório de inovação aberta da indústria do aço no mundo, o Açolab.
A empresa conta unidades industriais em oito estados (MG, ES, RJ, SC, CE, BA, SP e MS), além da maior rede de distribuição do país. Foi também a primeira empresa das Américas com uma unidade certificada pelo ResponsibleSteel, uma das certificações em ESG mais respeitadas no mundo.
As plantas brasileiras da ArcelorMittal têm capacidade de produção anual de 15,5 milhões de toneladas de aço bruto e de 5,1 milhões de toneladas de minério de ferro e atendem às indústrias automobilística, de eletrodomésticos, construção civil, óleo e gás, máquinas e equipamentos, dentre outras.
A empresa atua, ainda, em áreas como geração de energia para consumo próprio, produção de biorredutor renovável (carvão vegetal a partir de florestas plantadas de eucalipto) e tecnologia da informação.
A seguir, falamos mais sobre as inovações e sustentabilidade dos materiais de aço da ArcelorMittal para a construção civil brasileira. Confira!
As principais inovações da ArcelorMittal para os materiais de aço usados na construção civil
As iniciativas da ArcelorMittal para desenvolvimento tecnológico, pesquisas de novos materiais e melhoria contínua do portfólio estão prioritariamente alinhadas com as grandes tendências do setor e as necessidades de seus clientes e principais mercados de atuação.
Dessa forma, os desenvolvimentos no âmbito global e as pesquisas do Brasil vêm sendo focadas nos novos materiais com ligas de melhor desempenho técnico, além das soluções de engenharia para projetos inovadores e aplicações cada vez mais eficientes.
No caso da construção civil, os principais desafios mapeados pela empresa apontam a necessidade de elevar a performance dos produtos, aumentar a produtividade de seus clientes, impulsionar o nível de industrialização do mercado e alavancar construções cada vez mais sustentáveis e enxutas.
Para isso, investimentos importantes estão sendo feitos constantemente pela empresa em P&D, parcerias acadêmicas, ambientes colaborativos e hubs de inovação aberta.
Outra frente essencial de investimento é o aumento de capacidade de produção e tecnologia para manter a posição de liderança com ações de vanguarda e pioneirismo.
Os principais cases dos produtos de aço da ArcelorMittal voltados ao setor construtivo
Entre os destaques da companhia estão os avanços do case do vergalhão ArcelorMittal 50 S XCarb®. Trata-se do primeiro produto da empresa – produzido na América Latina desde 2022 – com utilização de 100% de material reciclado e 100% de energia renovável na sua produção, garantindo mais de 60% de redução das emissões de CO2 em comparação com o vergalhão tradicional da companhia.
Desde o fornecimento da primeira obra, o edifício Ária Higienópolis, da Tegra Incorporadora, a aplicação do vergalhão XCarb® tem evoluído para outras obras e clientes do setor imobiliário, de infraestrutura e geração de energia.
É o caso, por exemplo, da parceria com a EGTC para a extensão da plataforma da estação Santo Amaro, do metrô de São Paulo, a primeira obra de infraestrutura do Brasil feita com aço sustentável.
Outro carro-chefe é o vergalhão CA 70 S / AR (anteriormente chamado de CA 50S/AR), lançado pela ArcelorMittal de forma pioneira no mercado, em 2021, em parceria com a Cátedra Construindo o Amanhã (convênio entre a ArcelorMittal e a USP) e o Centro de Inovação em Construção Sustentável (CICS/USP).
O vergalhão ArcelorMittal CA 70S / AR permite reduzir a quantidade de armaduras – barras de aço que compõem uma estrutura de concreto armado – e aumentar assim a produtividade na construção civil.
“As principais vantagens incluem menor congestionamento de barras, melhor execução de concreto, ganho de produtividade da armação e redução de custos. Além disso, a melhor taxa de utilização do aço e a potencial redução de concreto propiciam a diminuição das emissões de gases de efeito estufa”, explica a empresa.
Durante a edição 2024 da Concrete Show, a ArcelorMittal apresentou soluções customizadas, como as telas soldadas especiais produzidas com aço XCarb e de alta resistência, que fazem parte de um investimento de cerca de R$ 15 milhões realizado pela companhia para aumento de capacidade de produção, na fábrica de Telas de São Paulo. As novidades foram mapeadas a partir de avaliações de maquinário, pedidos de clientes, estudos e tendências do segmento.
Outra novidade lançada no evento foi a calculadora XCarb, um simulador que permite aos clientes calcularem as emissões de CO2 que o aço gera em suas obras. A calculadora é uma ferramenta simples, na linguagem do cliente, que permite cálculo das emissões em obra – utilizando aço padrão ou XCarb – e conta também com a possibilidade de comparação entre os produtos. Os principais simuladores da ArcelorMittal podem ser acessados por meio do link https://conexao.arcelormittal.com.br/simuladores.
As atuações da ArcelorMittal para o ESG e a sustentabilidade
A ArcelorMittal tem a sustentabilidade como um de seus principais valores e vem assumindo o compromisso com projetos de inovação capazes de contribuir com a construção de um futuro mais sustentável, a partir de uma produção de baixo carbono, com eficiência energética, uso racional de recursos naturais e preservação da biodiversidade.
Para demonstrar seu compromisso com a aceleração do progresso da descarbonização, o Grupo comprometeu-se em reduzir a intensidade de suas emissões de CO2 em 25% até 2030, atingindo dessa forma a meta mais ambiciosa definida na indústria mundial de aço, a de se tornar carbono neutro até 2050.
Para atingir esse objetivo, além de investir na inovação e no desenvolvimento de produtos em favor da descarbonização da cadeia, como a linha XCarb©, foi estabelecido um roadmap global que se desdobra em planos diretores nos 15 países de atuação do Grupo.
No Brasil, o Plano Diretor de CO2 define estratégias e metas focadas em cinco vertentes: transformação da produção de aço, eficiência energética, incremento do uso de sucata, energia limpa e compensação das emissões residuais.
Na ArcelorMittal, a busca por maior responsabilidade socioambiental é feita de forma integrada ao aprimoramento da eficiência e da qualidade de produtos e serviços. Todo o processo de P&D da empresa é permeado por essa proposta de valor, que une os esforços por melhor performance ao aprimoramento dos atributos de sustentabilidade.
Além do fomento à industrialização dos canteiros de obras, a ArcelorMittal promove a desmaterialização da construção civil. Trata-se de criar alternativas baseadas em alto desempenho e novas tecnologias para reduzir a quantidade de materiais utilizados, sem comprometer a qualidade e a segurança das estruturas. O resultado é a redução de custos e de recursos naturais, com menos impacto ambiental e maior produtividade.
Outra frente que atua diretamente na busca por soluções construtivas mais eficientes é a metodologia Steligence®, que analisa projetos básicos, compara possibilidades construtivas e propõe soluções mais competentes, indicando ganhos financeiros, ambientais e sociais.
Com um portfólio amplo como o da ArcelorMittal, o Steligence® consegue fazer inúmeras simulações para gerar dados capazes de indicar, por exemplo, quanto um sistema de construção pode ser mais produtivo que outro, reduzindo assim o custo global, a emissão de CO2 e o consumo de água atual e futuro.
Os objetivos da ArcelorMittal para o futuro dos materiais de aço utilizado em construções
O aço está presente em praticamente todos os setores que estão à nossa volta, tendo um papel essencial nas indústrias, construção, agro e diversos outros segmentos.
Seja no cenário atual e futuro, possui participação relevante na economia, impulsionando o mercado através das obras de habitação, infraestrutura, setores automotivos – leves e pesados, indústrias de base, indústrias gerais, entre outras aplicações de diferentes níveis de exigências.
Para transformação do futuro, as ações de desenvolvimento precisam ser tomadas com muita antecedência, através de pesquisas e investimentos direcionados à inovação e tecnologias, por isso, os novos produtos que vêm sendo lançados e que ainda estão por vir, em geral, proporcionam melhor resistência, maior durabilidade, segurança na aplicação e desmaterialização.
Outro pilar importante são os aços ecoeficientes com características que proporcionam menor nível de emissão de CO2, alinhado à descarbonização e economia circular.
Design e produção das tochas da ArcelorMittal para as Olimpíadas e Paraolimpíadas de Paris 2024
Presente no principal evento multi-esportivo do planeta, a empresa mobilizou sua estrutura global de Pesquisa & Desenvolvimento para produzir 2 mil tochas com aço XCarb®, reciclado e produzido com baixa pegada de carbono.
A condução da tocha teve início em Marselha, no sul da França, no dia 8 de maio, e finaliza em 26 de julho, na cerimônia de abertura, quando o último condutor acenderá a Pira Olímpica, também fabricada pela ArcelorMittal.
Desenhada pelo designer francês Mathieu Lehanneur, a tocha olímpica é uma obra de arte em si, inspirada nos temas de igualdade, água e paz. Depois de apagada, permanecerá como objeto histórico e icônico das Olimpíadas e Paralimpíadas de Paris 2024.
A importante participação da ArcelorMittal no Concrete Show 2024
Para a ArcelorMittal, considerando a importância e abrangência do encontro, trata-se de uma oportunidade de compartilhar com o público suas soluções diferenciadas, desenvolvidas com o foco do cliente e a partir das principais tendências globais.
Dessa forma, a empresa também pretende contribuir com a experiência dos participantes e a oferta de conteúdo qualificado, desde seu estande próprio até a participação de seus especialistas nas palestras e conferências do evento.
Para o Grupo, tal parceria é essencial para a fomentação de um ambiente de negócios diferenciado, reforçando os diferenciais técnicos da companhia para atender o setor de construção civil e seu engajamento com a criação de um futuro sustentável.
Para saber mais, acesse o site da ArcelorMittal e conheça todas as soluções em aço oferecidas pela companhia para o segmento da construção civil!