Entre os muitos destaques da 14ª edição do Concrete Show, que aconteceu neste mês de agosto de 2023, foram apresentados diversos conteúdos sobre o setor construtivo e seus processos.

Uma dessas apresentações foi a de tema “Ferramentas digitais para o suporte da cadeia do concreto”, que ficou por conta de Igor Torres, gerente técnico nacional da Sika.

Torres falou com o Concrete Show Digital sobre a importância dessas ferramentas e como utilizá-las para tornar a cadeia do concreto mais eficaz. Veja mais a seguir!

Como as ferramentas digitais estão sendo utilizadas para otimizar o planejamento e a gestão da cadeia do concreto?

Igor Torres: “As ferramentas digitais têm sido utilizadas para apoiar toda cadeia de valor do concreto, a qual engloba basicamente as seguintes etapas: Dosagem, Produção, Transporte, Lançamento ou aplicação, Vida útil e Reciclagem. 

Na palestra, abordei o uso dos aplicativos Sika Sand App e Sika Mix Design, os quais são utilizados para otimização da etapa inicial de dosagem do concreto. 

Nesse contexto, tais ferramentas propiciam a racionalização e o consumo eficiente de recursos (materiais componentes do concreto), com destaque especial aos agregados.”

Quais são os benefícios e vantagens de adotar ferramentas digitais na cadeia do concreto em termos de eficiência, qualidade e sustentabilidade?

Igor Torres: “Apesar de termos evoluído, a indústria da construção ainda é conhecida pela sua baixa produtividade, sendo considerada ainda artesanal e que desperdiça recursos. Infelizmente, há ainda a produção de concreto de forma imprudente. 

No caso dos aplicativos Sika Sand App e Sika Mix Design, a Sika oferece um serviço e consequente solução aos seus clientes que possibilitam a caracterização de agregados e o uso eficiente dos insumos necessários ao concreto de forma rápida e simples, apenas com o smartphone na palma da mão! 

No tocante aos agregados, há um relatório do serviço de alerta global da ONU o qual afirma que o consumo global de agregados vem aumentando exponencialmente, cerca de 50 bilhões de toneladas de agregados por ano. 

Tal consumo é cerca de 2 vezes maior que a taxa de renovação natural, ou seja, teremos um problema de escassez de agregados de boa qualidade. 

Portanto, para suprir e mitigar tal problema, a transformação digital tem sido essencial para impulsionar o uso eficiente de recursos, tendo um vínculo direto com a sustentabilidade.”

Quais são exemplos de ferramentas digitais disponíveis atualmente para o suporte da cadeia do concreto?

Igor Torres: “Como mencionado anteriormente, há diversas ferramentas que são utilizadas em etapas distintas da cadeia do concreto. 

Além dos já mencionados, podemos citar o SMARThatch System, desenvolvido em parceria entre a Sika e a CiDRA Concrete Systems, que é um sistema de informação e monitoramento digital para caminhões betoneiras de concreto, o qual permite o controle de qualidade contínuo durante toda etapa de transporte do concreto (abatimento,  teor de ar incorporado, temperatura, etc). 

Dentre diversos benefícios, destaca-se a ampliação da cobertura do controle de qualidade do concreto, permitindo a redução da probabilidade e número de cargas rejeitadas, evitando-se desperdícios. 

Por fim, possibilita a redução de desvio padrão, o que estatisticamente pode ser traduzido na prática em redução do consumo de cimento para produção de concretos com mesmo desempenho, exemplo: FCK – resistência característica à compressão.”

Quais são as perspectivas futuras e tendências relacionadas às ferramentas digitais para o suporte da cadeia do concreto?

Igor Torres: “Sem dúvidas, a tecnologia de impressão 3D se mostra com um futuro bastante promissor no papel de industrialização da cadeia do concreto. 

Não é à toa que tem havido um crescimento exponencial no número de publicações em revistas e jornais de engenharia em todo o mundo sobre o tema. Isso é explicado basicamente pelas seguintes motivações:

– A vantagem econômica do concreto 3D dispensar o uso de formas, o que pode representar até 50% do custo do concreto moldado in-loco;

– Liberdade e pluralidade de formas arquitetônicas jamais vistas;

– Redução dos impactos ambientais por permitir a aplicação de concreto somente onde é necessário, evitando desperdícios com sobras e resíduos de concreto;

– Benefícios das condições de trabalho, por eliminar tarefas manuais pesadas e a vibração do concreto.”

Gostou de saber mais sobre o uso das ferramentas digitais para o aumento da eficácia na cadeia do concreto? Aproveite e veja também nosso conteúdo sobre o treinamento com realidade virtual para profissionais da construção civil