Concrete Digital faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Abordagens de sustentabilidade na cadeia do concreto

Article-Abordagens de sustentabilidade na cadeia do concreto

Abordagens de sustentabilidade na cadeia do concreto.jpg
Professor do Departamento de Construção Civil da UFPR, o engenheiro José Marques Filho conversou conosco sobre este tema de grande importância. Saiba mais!

Como diversos outros segmentos, a construção civil também está atenta e empenhada a tornar suas práticas e atividades mais sustentáveis. 

Seguindo preceitos como o ESG (governança social, ambiental e corporativa) e diretrizes definidas em grandes eventos globais como a COP-27, o setor tem buscado reduzir suas emissões de carbono e tornar suas ações mais ecológicas.

Professor do Departamento de Construção Civil da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o engenheiro José Marques Filho conversou conosco sobre este aspecto tão importante para a construção. 

Confira a seguir o que ele falou à Concrete Show Digital sobre o tema!

Quais são as abordagens de sustentabilidade mais comuns na cadeia do concreto?

José Marques Filho: “Apesar da questão da sustentabilidade estar engatinhando na maior parte da indústria, verifica-se que várias abordagens estão em curso, a maioria tentando minimizar a emissão de gases do efeito estufa, principalmente a otimização do uso de aglomerantes. 

Verifica-se um esforço significativo da indústria do cimento em alternativas à matriz energética, e, principalmente, a utilização intensiva de adições minerais. Também são importantes os estudos de empacotamento do esqueleto granular para minimização de vazios e uso de aditivos eficientes para a redução de água

O uso de concretos de maior resistência, notadamente em pilares, indica a utilização de concretos com menores índices de resistência/emissão e diminuição das formas e, portanto, do uso de materiais não renováveis e em muitos casos diminuição da quantidade total de armadura. 

Outra iniciativa importante é a utilização de areia artificial que diminui a pressão em mananciais de água e diminuem muitas vezes as emissões geradas no transporte do material. As mudanças da norma para abordagens com sustentabilidade, juntamente com as iniciativas já mencionadas, elevam a durabilidade das estruturas de concreto, que é um vetor importante da sustentabilidade.”

Quais são os benefícios ambientais e econômicos das abordagens de sustentabilidade na cadeia do concreto?

José Marques Filho: “As abordagens sustentáveis permitem a continuação da aplicação do concreto, que é um material versátil, com matéria-prima abundante e de custo módico, minimizando continuamente a interferência no meio natural, notadamente emissões de GEE. 

As novas abordagens geram menor impacto à atmosfera, aumento da vida útil e, também, têm demonstrado soluções que diminuem o custo total do concreto durante seu ciclo de vida.”

Quais são os desafios e obstáculos enfrentados ao implementar abordagens de sustentabilidade na cadeia do concreto?

José Marques Filho: “Sempre o maior obstáculo à inovação está fundado sobre a falta de disseminação do conhecimento, a inércia para modificação de processos na indústria, a sensação de aumento de custos e a necessidade de geração de cultura voltada à sustentabilidade. 

Obviamente há uma necessidade de esclarecimento, juntamente com a geração de índices de medida dos processos e geração de metas realistas e factíveis para a indústria como um todo.”

Quais são os exemplos de projetos ou iniciativas bem-sucedidas que estão aplicando abordagens de sustentabilidade na indústria do concreto?

José Marques Filho: “O progresso da indústria do cimento nas últimas décadas com a diminuição da produção de GEE/tonelada de cimento.

Os esforços do CBIC para a implantação de processos sustentáveis, com uma visão muito importante também de responsabilidade social.

Os avanços em tecnologia do concreto, com a aplicação de novas abordagens e concretos com maiores resistência, mais duráveis e com menores emissões por resistência, com exemplos de aplicação prática amplamente documentados.

Os esforços de disseminação de novas tecnologias, apresentados principalmente nos eventos e cursos do IBRACON e atividades da ABCP, bem como o esforço constante da pesquisa e desenvolvimento nas universidades brasileiras de ponta.”

O assunto será aprofundado pelo professor José Marques Filho durante sua palestra no congresso Construindo Conhecimento do Concrete Show 2023. Compre já o seu ingresso e participe deste evento imperdível para o segmento construtivo!

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar