Concrete Digital faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Baterias de cimento: solução para a crise energética?

Baterias de cimento - solução para a crise energética.jpg
Um edifício sendo capaz de armazenar a energia do próprio concreto do qual ele é produzido? Conheça as baterias de cimento!

Você já ouviu falar em baterias de cimento? Elas são uma solução incrível de energia renovável que pretende revolucionar o universo da construção civil no mundo.

Como o nome sugere, as baterias são recarregáveis à base de cimento, sendo uma ótima alternativa para o armazenamento de energia. Pense só: um próprio edifício sendo capaz de armazenar a energia do próprio concreto do qual ele é produzido. Incrível, não é mesmo?

A ideia é resolver as necessidades da crise energética e problemas relacionados ao armazenamento de energia. Além disso, a tecnologia permite que seja acoplada aos painéis solares, favorecendo a eletricidade e se tornando uma fonte de energia para os sistemas de monitoramento. 

Assim, é possível detectar, por exemplo, rachaduras em rodovias ou pontes por meio de sensores operados pela bateria de concreto.

Para falar um pouco mais sobre o assunto, entrevistamos o Dr. Paulo Urbano Avila, professor da Faculdade do Grupo Etapa (ESEG).

Vamos lá?

Quais são os benefícios das baterias de cimento?

Para início de conversa, Dr. Paulo Urbano Avila explica o conceito das baterias de cimento: “É uma bateria feita com uma mistura à base de cimento com pequenas quantidades de fibra de carbono (CFs) para aumentar a condutividade elétrica. Nesse composto, os pesquisadores adicionaram uma malha de fibra de carbono revestida de metal, com ferro para o ânodo e níquel para o cátodo”.

Com relação aos benefícios desta tecnologia, existem muitos. Afinal, trata-se da utilização de recursos inteligentes multifuncionais — como a autoalimentação e autodetecção nas aplicações de monitoramento de integridade estrutural.

“Além disso, os futuros materiais de construção também podem assumir funções adicionais, como fontes de energia renováveis que irão coletar e armazenar energia renovável, como solar e eólica”, explica o Dr. Paulo Urbano Avila.

O Dr. também explica que as baterias de cimento são soluções realmente revolucionárias, pois são alternativas inteligentes para solucionar a crise energética, pois disponibiliza uma grande quantidade de armazenamento de energia.

Para ele, “Devido aos grandes volumes de estruturas, a capacidade de armazenamento de energia pode ser alta, mesmo que a energia por unidade de volume não seja alta”.

Precisamos considerar que as baterias são recarregáveis. Dessa forma, elas poderiam ser utilizadas na alimentação de lâmpadas de LED ou até mesmo para o fornecimento de conexões de internet em áreas remotas.

Além disso, “Existe ainda a possibilidade de serem usadas como proteção catódica contra corrosão de estruturas metálicas que dão sustentação a painéis de concreto”, explica o professor.

Quais são as principais aplicações das baterias de cimento nas construções?

Embora existam alguns desafios no uso das baterias de cimento, as possibilidades podem ser infinitas para a construção civil.

Para você ter uma ideia, somente em 2019, o Brasil comercializou mais de 55 milhões de toneladas de concreto para construir casas, prédios, obras e infraestrutura.

“Se parte de todo esse volume pudesse ser usada para acumular eletricidade, seria possível amenizar problemas na geração e no abastecimento de energia de maneira sustentável”, justifica o Dr. Paulo Urbano Avila.

Quais os desafios para a entrada de baterias de cimento no mercado?

Para o especialista, “A pesquisa de baterias de concreto ainda é rara e o desempenho das baterias é muito baixo”. Assim, ele comenta que alguns aspectos técnicos e algumas barreiras continuam sem resolução, como:

  • baixa eficiência atual;
  • necessário formar uma indústria;
  • adequar a técnica ao mercado consumidor;
  • necessário desenvolver novas técnicas construtivas;
  • ter uma indústria de appliances para uso da energia;
  • suprir a falta de mão de obra qualificada;
  • ser possível o retrofit do avanço dessa tecnologia no período de vida do concreto.

Gostou de aprender mais sobre as baterias de cimento? Se sim, aproveite e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar